Artigo

O seu blog é o seu portfolio

Ào contrário do que muita gente pensa, ser blogueiro pode trazer muitos ganhos além dos financeiros para o seu autor. Pode até ser que ele não consiga faturar uma grana com adsense ou publieditoriais, mas mesmo assim, é possível a pessoa ganhar experiência e visibilidade diante dos olhos de muita gente boa do mercado.

Pedi a blogueiros publicitários, que estão linkados na minha sidebar, para contarem sobre os benefícios que o blog trouxe para a vida deles, porém, o único que respondeu foi o Alessandro Temperini, do Alept. Segue o seu relato:

“O aletp.com me ajuda muito profissionalmente.

A maneira mais importante, é que para buscar assunto para postar, acabo navegando bastante entre blogs e páginas de agência, assim, fico sempre antenado com o que está acontecendo e vendo sempre idéias novas. Normalmente o que se vê em blogs são peças inteligentes do tipo “porque não pensei nisso antes”. Não é raro em reuniões com clientes, e nos brainstorms aqui na agência, eu citar peças que vi enquanto coletava informações para blogar. E isso já me ajudou até em uma promoção.

Outra coisa que o blog me trás é trabalhos freelancer. Como estou bem rankeado pelo google fica fácil achar meu blog. Criei um portfólio virtual em um outro endereço (no formato de bog) e coloquei um link dele no meu superior do aletp.com. As pessoas visitam o aletp.com, veem coisas interessantes, visitam meu blog portfólio e descobrem que trabalho com isso. Depois entram em contato para pedir freela. Pelo menos 1 por mês sempre aparece, cartão de visita para dentista, folheto para uma empresa
pequena/média, …. Até freela para agência já rolou.

Fora que você acaba ficando um pouco conhecido. Troquei de agência há 7 meses, fiz 3 entrevistas, em uma delas o pessoal da criação já me conhecia pelo blog, ou seja, não conheciam a mim, mas conheciam o aletp.com, consegui a vaga, mas onde estou hoje a proposta era melhor e vim para cá.”

Esse é um incentivo para você, que às vezes acha que não vale a pena criar os seus próprios artigos, sem “ganhar” nada em troca. Veja o exemplo do Alessandro e coloque o que você tem de melhor no seu blog. Quem sabe, você não consegue um estágio ou emprego naquela agência dos sonhos de todo publicitário?

Deixe seu recado

11 Comentários

  1. Manter um blog é um exercício extremamente importante pra manter-se antenado e, para quem tá comçando na profissão, uma exelente oportunidade de entrar em contato com a galera que já tá na área.
    Muita gente que acha uma perda de tempo perde grandes oportunidades.

    1. Adolfo,

      Apesar do seu blog ser de comunicação, os posts não estão mais tão focados na publicidade, como eu faço por aqui. Tô querendo manter links que sejam semelhantes ao meu blog (tirando algumas exceções).

      Abs

  2. escrevo porque gosto, me faz bem, exorciza alguns demônios e diverte alguns amigos, além é claro de estreitar a distância da família e outros tantos amigos pelo mundo.
    nunca pensei em ganhar algo com isso. já trabalho e muito e isto me sustenta. qualquer outra recompensa é pura e simplesmente pessoal.

  3. Verdade, inicialmente eu criei meu blog para ter visibilidade e sei que isso conta alguns pontos em entrevistas e na “nossa” área, mas tornou-se um prazer, escrever sobre comunicação, cinema, cultura em geral, estou caminhando ainda, mas acredito que isso lá pra frente vai me render além de ótimas amizades, quem sabe um emprego melhor que meu atual estágio.

  4. Comecei a “blogar” depois que comecei a fazer montagens no photoshop e comecei a ganhar concursos pela web afora. A minha profissão não ajudava muito, não tinha tempo, pois sou policial e na minha folga tinha que me virar nos “bicos” da segurança pra ganhar um dim dim a mais. Os amigos falavam pra criar um blog e expor o trabalho. O meu blog ainda é novo, mas a cada dia, tentando passar mais novidades pro povo que entra lá, eu conheço mais gente legal, aprendo mais sobre o universo geek e nerd e me anteno em tudo que é novidade pra mim. Acho que sou o polial mais nerd do país. Virou tipo um vício. Viver trabalhando só de blog deve ser muito bom. Um luxo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *