Artigo

Mad Men, uma aula sobre publicidade

Atenção: a seguir, o texto tem leves spoilers sobre a terceira temporada da série.

O mundo da publicidade não é fascinante apenas para milhares de estudantes que estão lutando para fazer parte dele. Muitos filmes e alguns seriados já utilizaram uma agência de propaganda como parte das suas cenas ou roteiros. Os casos mais recentes são Trust Me (já cancelada) e Mad Men, que ganhou pela 2ª vez consecutiva o Emmy de melhor série dramática.

Não é a primeira vez que falo sobre esta série da AMC, mas agora falarei sobre a grande estrela do programa que atende pelo nome de Don Draper (Jon Hamm). No decorrer das temporadas, a gente acompanha a personalização de um profissional dos sonhos de qualquer agência. Graças a ele, a fictícia Sterling Cooper só tem motivos para sorrir.

Don Draper

Às vezes, com apenas alguns minutos, Draper dá ao espectador uma verdadeira aula de argumentação e mostra que nem sempre é necessário “encher lingüiça” para convencer o cliente a comprar o trabalho da agência. No primeiro episódio da 3ª temporada (Out of Town), o dono da London Fog (loja de guarda chuvas) queria mudar de ramo por achar que todo mundo já tinha o seu produto e, portanto, a empresa não tinha mais chance de crescer. Don apenas disse: “A London Fog é uma marca de 40 anos que parece ter muito mais. E vocês a construíram, com a nossa ajuda, que ela significa uma coisa: capas de chuva. Novos produtos terão anos gordos e magros. Mas vai chover”. Nem uma palavra a mais e o cliente foi convencido a continuar com os negócios como sempre esteve. Se essa objetividade era bem vinda na “Era do rádio”, agora é essencial na “Era do Twitter”.

Se você é publicitário ou é apenas um amante da área, recomendo que você comece a acompanhar esta série que retrata como era sociedade norte americana nos anos 1960. Você perceberá que, de certa forma, algumas coisas na publicidade não mudaram após a revolução provocada por Bill Bernbach na propaganda. E, certamente, o convívio com Don Draper enriquecerá ainda mais o seu conhecimento sobre criação publicitária e atendimento ao cliente.

A terceira temporada de Mad Men ainda não tem previsão de estrear no Brasil pela HBO.

Deixe seu recado

9 Comentários

  1. Faz tempo que não vejo a série, faltou alguns episódios da 2ª temporada. A série está longe de ser hype, portanto, não chega a viciar. Está mais para Sopranos do que para Lost, mas é realmente uma série indispensável para os profissionais que estão, de alguma, ligados à comunicação.

    A propósito: Quem gosta do Don?

    Eu não.

  2. […] O poder da publicidade está na sua capacidade de gerar valor. Como vimos no outdoor acima, o publicitário utilizou a crise – assunto muito popular – para gerar valor à mensagem que ele deseja passar. É simples, para ser relevante na decisão de compra sua marca precisa aparecer, mas aparecer da forma certa e nos canais certos. Nesse ponto a publicidade é imbátivel. Nós, publicitários não somos apenas especialistas em vendas, mas também consultores. Conseguimos ligar os pontos e ajudar a desenvolver produtos aceitáveis pelo mercado. […]

  3. […] O poder da publicidade está na sua capacidade de gerar valor. Como vimos no outdoor acima, o publicitário utilizou a crise – assunto muito popular – para gerar valor à mensagem que ele deseja passar. É simples, para ser relevante na decisão de compra sua marca precisa aparecer, mas aparecer da forma certa e nos canais certos. Nesse ponto a publicidade é imbátivel. Nós, publicitários não somos apenas especialistas em vendas, mas também consultores. Conseguimos ligar os pontose ajudar a desenvolver produtos aceitáveis pelo mercado. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.