Artigo

Como será a publicidade brasileira em 2010?

Mais uma vez cedi a um clichê desta época do ano. Da mesma forma que montei uma lista com os melhores comerciais do ano passado, agora vou apontar algumas tendências que podem acontecer no marketing e na publicidade em 2010. Observando o que aconteceu em 2009, resolvi brincar de vidente e fazer algumas previsões exageradas (ou não) para este ano que se inicia.

Marketing político

Esse será o primeiro ano onde a internet terá um papel realmente importante na campanha dos candidatos às eleições. Se bobear, teremos um desfile de slogans que lembrem um certo “yes, we can” e políticos jogando Colheita Feliz, Farmville ou Mafia Wars. Tudo em nome da “interatividade” com os eleitores, como rezam os papas das redes sociais.

Copa do Mundo

Nos primeiros seis meses, encontraremos vários anúncios de oportunidade sobre o mundo do futebol, com trocadilhos até dizer chega. Caso a seleção brasileira conquiste o hexa, o prazo se estenderá até o final do ano. Caso contrário, ninguém mais tocará no assunto.

Formspring como meio publicitário

No final de 2009, o Formspring fez um sucesso tão grande que não duvido de que as agências já estão pensando na melhor forma de anunciar os produtos dos seus clientes por lá ou transformá-lo em um “SAC 2.0” da empresa. E certamente vão desistir da ferramenta quando algum consumidor insatisfeito mandar uma pergunta indiscreta ou reclamação sobre ela.

Marketing de guerrilha

Os clientes vão fazer ações desse tipo com mais freqüência. Mas até os resultados das vendas chegarem, eles ainda ficarão com um pé atrás achando que, no fundo, isso é uma espécie de teatro de rua que eles não entenderam o roteiro.

Publieditoriais

Em ano de eleição, a blogosfera será assediada pelos políticos? Uma pergunta que será respondida daqui a alguns meses, já que cada blogueiro sabe o valor da sua credibilidade e se vale a pena ou não virar garoto-propaganda do partido.

E aí, qual a sua previsão para o mercado em 2010?

Deixe seu recado

7 Comentários

  1. Previsões interessantes.
    Para mim o marketing de guerrilha é super interessante e quando trabalho com Sampling, por exemplo, os resultados são positivos…
    Bom, acredito tb que as redes de relacionamentos serão mais notadas/investidas em 2010. Paparem-se.
    Blog Show.
    Parabéns!

  2. Cara, curti bastante o post.

    Acho que na área do publieditorial muitos blogueiros irão se render ao fascinio ($) para vender a alma aos políticos.

    Eu acredito que em 2010 muitas ações utilizando as Redes Sociais serão criadas, algo que acho interessante seria a utilização de windgets como forma de propaganda, mas claro, levando algo em troca para o usuário.

    Ps: Curti o novo layout!

    Chico
    http://www.midiaboom.com.br

  3. Até onde verifiquei, o formspring não mostra todas perguntas feitas, apenas as que foram respondidas. Ou seja: a empresa responde as que quiser e as que desejar ignorar, simplesmente deleta da sua “caixa de entrada” (ou “caixa de perguntas”, no caso).
    Mas usá-lo como SAC é bem interessante, a meu ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.