Artigo

A publicidade pode ajudar a salvar o mundo?

Já falei sobre a importância da propaganda para uma empresa ser bem sucedida e como ela influencia no comportamento da sociedade em relação ao consumo.

E será que a publicidade pode ser usada contra os problemas sociais e ambientais? Ou seja, será que os criativos têm condições de fazer as pessoas pararem para refletir em alguns atos ruins como jogar lixo na rua, devastar as matas, desperdiçar água, etc.

Vejo ONG´s como a WWF lançarem campanhas e iniciativas bacanas para ajudar, nem que seja um pouco, a Terra. Um desses casos é a Hora do Planeta, que consiste em desligar as luzes por uma hora em determinado dia.

Será que esse tipo de publicidade realmente incentiva o público a abrir mão do seu conforto, nem que seja por algum tempo? Acredito que, de certa forma, a natureza já está dando essa resposta.

E você? Acha que existe algum case deste tipo que tenha dado resultado positivo para o planeta?

Deixe seu recado

14 Comentários

  1. Acho que sim, pois se existem grandes campanhas de consciência ambiental de pequenos gestos(ex: black pixel e hora do planeta). As pessoas se sentem mais mobilizadas a participar de coisas assim e contribuem para o meio ambiente. Divulgar é essencial para o sucesso de campanhas ambientais:-)

  2. Acredito que se essa iniciativa se tornasse “maior”, poderia chamar a atenção de mais pessoas, assim como a publicidade tem o poder de fazer as pessoas consumirem algo de que não necessariamente precisam, pode fazer-las tomar a iniciativa consciente com relação a natureza nem que seja pequena, entretanto essa caminhada seria longa, e não há uma real movimentação entre grandes empreendedores para auxiliar esse tipo de propaganda. Sem contar alguns que teriam seus calos pisados.

  3. Em partes, talvez. Verdade seja dita, a publicidade [pelo menos brasileira] está em decadência há vários anos. Temos um grupo muito grande de pessoas que engolem qualquer coisa que ouvem ou vêem, em maioria besteiras sem o menor senso crítico.
    Daí qualquer propaganda sobre meio-ambiente vai todo mundo ficar comovido, achar que é bonitinho [apesar de triste], mas para aí. O pessoal não quer ser colocada numa posição de culpa.

    Acho que deve haver muita publicidade de ONGs e ativistas relacionados a socorros sócio-ambientais, muito mais do que tem agora. Quem sabe faça efeito por quantidade.

  4. Infelizmente nossas publicidades ainda são muito artificiais sobre esse assunto. Estou fazendo meu projeto experimental sobre o tema. Publicidades feita por ongs são mais claras mas mesmo assim nao nos dao uma solução, servem mais como alerta, já as empresariais possuem uma linguagem mto comercial e axo que nao deveriam tratar um tema tao urgente, com uma linguagem comercial. Na minha opniao deveriam ser campanha educativas, igual era feito a anos atras, afinal sao poucos que possuem uma consciencia ecologica, e nosso papel como comunicologos deveria ser comunicar e educar a sociedade, seja com atitudes ou com mais informações sobre como agir, quais atitudes sao saudaveis para nosso planeta e nao usar esse assunto, como fachada para criar uma boa impressão a empresas que só possuem uma preocupação: fazer dinheiro.

  5. claro que pode!

    no dia em que o dinheiro não tiver mais valor e os grandes anunciantes não dominarem os meios populares.
    O ser humano com certeza sofre influência das grandes empresas, principalmente por ter acesso mais fácil às informações relacionadas a elas.
    se o acesso às informações relacionadas ao mundo e sua atual situação fossem disponibilizadas com mais facilidade talvez a propaganda deste gênero pudesse salvar o mundo sim.

    como a prioridade é lucrar…aí complica! rs

  6. Considero que, de alguma forma, a publicidade ajudar a salvar o planeta através das suas peças de comunicação que influenciam a adopção, por parte dos consumidores, de comportamentos mais racionais e amigos do ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.