Artigo

O Brasil é capaz de criar o seu próprio Obama?

Depois de refletir sobre as campanhas eleitorais, chegou a hora de analisar se o Brasil está no caminho certo para criar um case parecido com o de Barack Obama, considerado a nova bíblia do marketing político. Lembrando que candidatos serão citados neste post, mas não representa preferência por nenhum deles.

Para mim, a campanha de Marina Silva teve alguns traços do DNA das estratégias adotadas pelo então candidato americano em 2008 e foi a que chegou mais perto do uso ideal das redes sociais nesta área. Nos primeiros dias, arrecadou um montante considerável em doações feitas exclusivamente pela internet e soube interagir com as ferramentas. Resultado: foi a candidata mais citada na rede, conseguiu apoio de artistas e pessoas influentes no Twitter, conseguiu mais votos que as pesquisas apontavam. A campanha dela serviu para mostrar que as redes sociais não fazem milagre, mas é um aliado poderoso, caso seja bem utilizada.

Apesar de José Serra, Dilma Rousseff, Plinio e muitos candidatos também usarem as Redes Sociais, as campanhas publicitárias tiveram a mesma espinha dorsal: placas e banners gigantes no meio da rua, horário eleitoral e beijo em criancinhas nas carreatas. E o Twitter, Orkut, Facebook e celulares de milhões de brasileiros foram transformados em uma grande boca de urna virtual, com santinhos sendo enviados como spam, amigos pedindo votos para determinado candidato no dia eleição e outros casos que estamos cansados de presenciar na vida real.

Resumindo: muito candidato quer se tornar o Obama brasileiro, mas não consegue largar as velhas estratégias do marketing eleitoral, pois quem define a eleição são milhões de brasileiros que ainda não têm acesso à internet. Pelo menos, o primeiro passo para em 2012 ou 14 surgir uma campanha que se torne sucesso de público e crítica foi dado. Resta saber se algum político chegará lá.

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.