Artigo

Homenagem ao Dia do Publicitário

1º de fevereiro é o dia do publicitário e não poderia deixar passar a data em branco. Em vez de postar algum anúncio ou comercial de empresa/veículo em homenagem à nossa profissão, resolvi postar aqui um vídeo que coloquei há algum tempo no meu Tumblr e fez bastante sucesso por falar verdades o publicitário.

Quanto aos livros indico o Loucuras de um Publicitário, do Lula Vieira, por seguir uma linha de humor parecida com a do vídeo acima, além de ter casos que aconteceram com o próprio Lula.

Meu outro favorito é Raciocínio Criativo na Publicidade, de Stalimir Vieira, onde o publicitário dá dicas bacanas sobre como direcionar a criatividade para as campanhas. Até hoje uso algumas dicas do livros, como por exemplo, a técnica do “pensar ao contrário”.

Na área do Cinema, indico Obrigado por Fumar onde Aaron Eckhart interpreta um advogado que defende os interesses de uma companhia de fumo. O discurso dele no início do filme é algo de bater palmas e até quem é contra o cigarro fica inclinado a concordar com ele. Fica a inspiração para usar a habilidade do personagem no texto das campanhas.

Quanto a séries de TV, Mad Men continua mostrando como é a vida dos publicitários nos anos 1960, principalmente na quarta temporada, que tem cenas e situações imperdíveis que são capazes de serem vividas por qualquer um atualmente. Outra série que recomendo, apesar de já ter sido cancelada, é Trust Me, que como o cartaz diz é uma espécie de Mad Men acessível para todos. Acredito que tenha sido cancelada porque é uma série que só quem vive na área entende e se diverte.

Deixe seu recado

10 Comentários

    1. Opa, agora fiquei honrado pelo seu comentário e saber que vc visita o blog, Mateus. Quero aproveitar e te parabenizar pelo vídeo! De vez em quando assisto de novo ao vídeo 😀

  1. Parabéns para tds nós publicitário. Tudo começa através do nosso trabalho, a evolução em tudo só acontece devido a disputa pelo melhor que nós estimulamos os clientes fazerem a cada dia.
    E o que importa é que a sociedade valorizando ou não nós sabemos o nosso valor Parabéns o/ somos d + 😉

  2. PUBLICITÁRIOS (PERFIL)

    Buscam palavras
    Cores
    Efeitos.
    Mentalizam envolver-te
    Comover-te
    Sensibilizar-te.
    Criam em ti necessidades
    Estimulam teus desejos
    Carências
    Frivolidades
    Escondem tuas imperfeições
    Chacoalham teu ego
    Ativam teus gostos
    Tuas preferências
    Vêem-se em ti:
    Sentimentos abertos
    Olhos prostrados
    Atentos.
    Traçam tua personalidade
    Identificam teu perfil
    Aliam sensibilidade
    Inteligência
    Esperteza
    Jogam suas redes infalíveis…
    Trazem-te vencido
    Satisfeito (???)
    Dominado!
    Assim são eles
    Estrategistas convictos
    Vendedores de desejos
    Compradores de desafios.

  3. Vou indicar um filme que não consta na lista, procurem por 99 francs é um filme francês de 2007 se não me falha a memória, é ótimo, um dos melhores filmes que eu já vi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.