Artigo

A importância da publicidade

“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas”. Bill Bernbach.

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.  Henry Ford

O primeiro é um mito da publicidade mundial e o segundo um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística. E não é que eles têm razão em colocar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa?

A importância da publicidade

Como definir a importância da publicidade?

Mesmo assim, alguns empresários acham que anunciar é gasto e não investimento. Quem pensa assim, certamente não tem presença de mercado e dificilmente vai crescer sem o apoio de uma campanha eficiente, como já comentei sobre as vantagens de se contratar uma agência .

O case da Assolan ilustra muito bem essa relação publicidade x crescimento. Quando o Bombril não estava na mídia, possivelmente achando que seu produto já tinha se transformado em sinônimo de categoria e nunca sairia da liderança, a Assolan investiu pesado e tomou uma fatia considerável da concorrente, obrigando a Bombril ressuscitar o seu eterno garoto-propaganda.

Como o tempo passa e voa, para uma empresa continuar numa boa é necessário que ela e a agência estejam ligadas em investir tanto na publicidade tradicional quanto nas redes sociais, respeitando e se adaptando à característica de cada meio, pois o público está consumindo várias mídias ao mesmo tempo e está cada vez mais exigente em relação à qualidade do que se anuncia. Ou seja, não adianta mais fazer comerciais e ações sem criatividade, porque os mesmos serão criticados pelas pessoas nas mídias sociais e o investimento pode provocar o efeito contrário.

Mas antes de investir em publicidade, o empresário deve arrumar a casa. Do que adianta criar uma campanha “duca” se o produto ou serviço não consegue atender a demanda ou não presta? Quando a empresa tem consciência do valor que vende, a publicidade só ajuda no crescimento dela. Grandes nomes como Bernbach e Ford, além de outras marcas líderes de mercado, não podem estar errados.

Assista ao vídeo onde atualizo as informações deste post. Aproveite e assine meu canal no YouTube

Deixe seu recado

12 Comentários

  1. Achei muito massa esse post, ele serviu para dizer hello mesmo com novas mídias é preciso investir em propaganda, sendo que uma propaganda diferente, moldada a essas novas arenas e ricas de criatividade, porque é isso que vende uma marca.
    Em resumo, amei esse post, parabéns!

  2. Hoje em dia existem tantas formas de se investir em propaganda, para atingir tantos públicos diferentes. Bons exemplos não faltam pela internet.

    Mas realmente é frustrante quando aquela propaganda espetacular faz você querer experimentar um produto e, quando você o faz, ele é muito inferior às suas expectativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.