Artigo

O preço da ousadia na publicidade

Certa vez, assisti a um episódio de The Celebrity Apprentice (o Aprendiz com celebridades comandado por Donald Trump) onde as duas equipes receberam como briefing criar três spots com duração de 30 segundos cada para empresas de encanamento e serviços gerais.

Quando os diretores das empresas passaram o briefing, foram claros quando afirmaram que não queriam nenhum tipo de humor envolvendo a profissão de encanadores. As duas equipes seguiram caminhos diferentes. Enquanto uma seguiu fielmente a recomendação, a equipe liderada por Bret Michaels, vocalista do Poison (lembra?), fez exatamente o contrário: colocou algumas piadinhas no material. Mesmo assim, os empresários gostaram e ele ganhou a prova.

Essa situação é muito difícil de acontecer na vida real, existem tipos de cliente que não toleram que a agência force o limite imposto no briefing. A agência, por sua vez, segue as instruções do cliente e, às vezes, o trabalho não se destaca quando vai ao ar.

Claro que esta questão é complicada em qualquer agência de publicidade. Mas já que a criatividade é matéria-prima da profissão e ele está pagando por isso, não seria interessante forçar um pouco a fronteira e mostrar possibilidades que o cliente não tenha pensado? Afinal, todo mundo gosta de ser surpreendido de forma positiva.

Como dizia Henry Ford: “se eu perguntasse para os meus clientes o que eles desejavam, eles diriam: um cavalo mais veloz”. Ou seja: inove, mas com argumentos. Pense nisso na próxima vez que apresentar a campanha para seu cliente.

Deixe seu recado

3 Comentários

  1. Como diz um professor. O cliente te paga porque você sabe mais do que ele. Portanto, como consultoria em comunicação, a agência tem que provar que o criativo é mais adequado pra necessidade do cliente, afinal a agência não só executa, ela planeja.

  2. eu resolvo isso sempre apresentando, no mínimo, 2 propostas. uma exatamente como o cliente queria e outra exatamente como eu faria. na maioria das vezes achamos um meio termo bem satisfatório. mas nos casos do cliente escolher o que está ruim (mesmo depois de todos os meus argumentos falharem), entrego o que ele quer e não utilizo em meu portfólio. tenho como verdade que trabalhos bons são para clientes bom! raramente consigo algo diferente. mas quando consigo é uma satisfação e aprendizado sem igual! assim continuo sempre tentando… vale a pena!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.