Video

Top 5 comerciais de Cannes

De 19 a 25 deste mês, as atenções dos publicitários de todo o mundo estarão voltadas para o Festival de Cannes, o mais tradicional da categoria. Para fazer uma espécie de “aquecimento”, selecionei cinco filmes que ganharam um leão e conseguiram se tornar inesquecíveis para mim.

O festival tem 58 anos de história, portanto, tem centenas de pequenas obras-primas da criatividade no currículo. Mas, como só comecei a acompanhar e conhecer o evento por volta de 2003, nada mais natural que a lista ser quase toda recente. Deixando o papo furado para depois, confira quais foram os eleitos:

Honda – Grrr

Comercial criado pela Wieden + Kennedy para a Honda ganhou tudo o que viu entre 2004 e 2005, incluindo o Grand Prix, por fazer algo que parecia impossível: transformar o ódio em algo bom, bonito e admirável. Como não abrir um sorriso diante de tamanha contradição? Portanto, odeie alguma coisa, mude alguma coisa.

Apple – Think Different

Apesar da Apple ter feito história com o fantástico 1984, esta campanha da TBWA/Chiat/Day foi o símbolo da recuperação da empresa de Steve Jobs em 1997 por fazer algo que defendo: nadar contra a maré do óbvio. O comercial que levou o Leão de Prata 1998 mostra como os considerados, loucos são os verdadeiros gênios da humanidade. O que não dá para contestar diante do desfile de tantas mentes brilhantes.

Dove – Evolution

O júri de 2007 surpreendeu o mundo publicitário ao premiar a campanha que a Ogilvy fez para a marca, pois ela foi planejada para ser exibida apenas pela internet, portanto, ela só tinha direito a concorrer no Cyber. Mas o poder viral foi tão forte que fez a agência levar para casa também o Grand Prix em filme.

Guinness – noitulovE

Evolução também foi o tema do Grand Prix de Cannes 2006, mas a AMV BBDO inverteu as coisas nesta campanha da Guinness e convenceu a todos que a paciência é uma virtude para quem gosta de experimentar coisas boas.

Sony – Balls

O concorrente direto da campanha acima em 2006 é um espetáculo visual da Sony formado por milhares de bolinhas coloridas e criado pela Fallon para mostrar a intensidade das cores da TV LCD da empresa. Enquanto a história da cerveja ficou com o prêmio máximo, esta campanha faturou o Leão de Ouro. A ideia é tão boa que a agência ressuscitou o roteiro nesta campanha para divulgar sua TV 3D.

Curtiu a lista? Qual você acha que deveria estar entre os cinco? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe seu recado

7 Comentários

  1. Achei mto legal a seleção…
    mas um comercial que eu mais pago pau na história que eu queria ver era aquele lá do coral da honda, lá, que eles produzem toda sonoplastia do video, é mto show…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.