Artigo

Estrutura do texto publicitário

A estrutura do texto publicitário é um dos pilares da criação publicitária. Quem começa a carreira como publicitário, certamente acha que ser redator publicitário é moleza. A história muda quando começa a estudar ou botar a mão na massa. Pois o trabalho exige repertório, prática e criatividade, como você verá logo abaixo.

Estrutura, características e definição de texto publicitário

Qual é o objetivo de um texto publicitário?

O redator precisa de técnicas para criar o texto que chamará a atenção do leitor. Afinal, é necessário convencê-lo a comprar a ideia do anúncio. Mesmo que o texto seja breve, a redação publicitária se apóia no discurso aristotélico para seduzir o leitor com argumentos simples e diretos. Portanto, ao final da leitura, o leitor não deve ter dúvidas que o anunciante em questão é a melhor opção de compra.

Características de um texto publicitário

Aprenda quais são as fases do discurso criado por Aristóteles. Este é o melhor exemplo de como construir o texto do anúncio.

Exórdio: é essencialmente o título, que tem a função de chamar a atenção do leitor em poucas palavras. Aqui o redator precisa incluir já o tema do anúncio e deixar quem está com a peça na mão com vontade de saber mais sobre o produto. Exemplo: Água X, a melhor para sua vida.

Narração: apresenta os fatos de forma muito objetiva. Geralmente usa-se um argumento que faça o leitor concordar naturalmente e que deixe a leitura mais confortável. Exemplo: água faz bem à saúde e é essencial para a vida da gente.

Provas: nesta fase as qualidades e características do produto ou serviço anunciado são mencionadas. Exemplo: a água X vem da fonte de Lindóa, com o maior índice de pureza do mercado.

Peroração: finalmente, esta é a parte responsável por fechar o discurso, reforçando a ideia apresentada no título e ordenando o leitor a fazer o que o texto propõe. Exemplo: Para garantir uma rotina saudável, beba água X.

Mesmo que o texto seja curto, geralmente ele contém todas as fases apresentadas acima. A única que pode ser dispensada é a parte da narração. Aproveite estas dicas de como escrever um texto publicitário (que certamente você deve ter aprendido na faculdade), observe outros anúncios, faça exercícios e melhore sua habilidade em convencer milhares de pessoas através das palavras.

Se gostou deste post, envie o link para amigos e colegas que serve de exemplo tanto para a sala de aula quanto para o mercado de trabalho. E assine o canal do blog para acompanhar mais novidades sobre publicidade.

Precisa de profissionais do mercado? Consulte na Fiverr.

Deixe seu recado

8 Comentários

  1. Olá!adorei seu blog é de otima utilidade, muitas coisas para se aproveitar(aprender) para quem está no inicio desta carreira de loucos (2ºano de facudade), a area que eu quero seguir é redação, sempre tive fascinio por esta area…a melhor parte de uma campanha!
    Obrigada pelas dicas!! 😉

  2. Bom dia à todos!

    De fato a se a estrutura apresentada for formatada de forma adequada, certamnte teremos um BUZZ de qualidade que irá se disseminar satisfatoriamente e se transformar em uma bem sucedida campanha de marketing viral.
    Breve estará circulando na internet através dos mais diversos canais de comunicação em massa a campanha que estou preparando para divulgar o nosso site.
    E por falar nissso, lembrei de perguntar se você já sabe qual é o melhor site de compras coletivas no Brasil? se não sabe, acesse nosso link e fique por dentro desse assunto.

    Att.
    Maria Eduarda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.