Artigo

Publicitário, essa metamorfose ambulante

No texto da semana passada, algumas pessoas levaram a sério a minha brincadeira sobre publicitário não ser “especialista em nada”. Claro que ele especialista em comunicação, em se adaptar para atender a diversos segmentos do mercado, um camaleão por natureza.

O trabalho tem um pouco das outras profissões. Afinal, todo publicitário tem um pouco de…

Médico: socorre a marca, faz diagnóstico e receita as melhores estratégias para ela sair da UTI e ficar saudável o mais rápido possível.

Jogador de Futebol: joga em equipe com o objetivo de fazer gols para os seus Clientes. Às vezes, saem alguns de placa.

Taxista: ouve aonde o destino do Cliente quer chegar e cria o melhor caminho para a empresa chegar lá.

Cineasta: quando a verba é muito curta, cria comercial “Trash”. Quando é apenas curta, ele vira “Cult”. Quando o orçamento é muito grande, vira um “Blockbuster” com tendências de se transformar em viral. Mas, dependendo da criatividade, essa lógica pode que mudar.

Ator: usa o drama ou a comédia na apresentação ao Cliente para convencê-lo a comprar a ideia da agência.

Arquiteto: através do Planejamento, projeta para o Cliente a área que a campanha vai dominar em termos de veiculação.

Engenheiro: através da Criação, Mídia e Produção executa o Planejamento.

Estilista: cria modelos que desfilam nas ruas, páginas de jornal e durante 30 segundos.

Advogado: usa argumentos para defender a ideia da execução sumária do juiz, mais conhecido como Cliente.

Essa foi uma pequena amostra de como o publicitário se transforma para atender as necessidades de várias marcas. Se você lembrar de outra profissão que faz parte da carreira, fique à vontade para compartilha sua sugestão nos comentários.

Deixe seu recado

10 Comentários

  1. Hehehe poderia entrar o mágico tb, vamos falar a verdade a gente faz cada magia pra transformar determinada bagaceira em algo vendável!! ;D
    Ótimo texto Caio, eu ri muito das situações e do povo q não sabe o que é sarcasmo.

  2. Não faça comparações exageradas. A verdade é que :para ser Publicitário não precisa de diploma, e de certa forma é um especialista em nada, um garoto de 17 anos que é “fera” em alguns Programas de design pode ser um diretor de arte – Um jovem de 17 anos que escreve muito bem pode ser um redator publicitário – enquanto outras áreas como planejamento,é necessário apenas ler vários livros. Graduação em Publicidade? existe? já fizeram essa mesma pergunta. Acho que Publicidade/Design não precisa de graduação e sim curso técnico, na área de comunicação social apenas Jornalismo (existe controvérsias) que necessita de um diploma. Enfim, Publicitários, Jornalistas menos ego por favor e estude mais, leia mais. Curso superior para essas áreas é para “vagabundo” que não gosta de estudar quando chega aos 17/18 anos e tentar passar em curso fácil de terminar. Ps: sou formado em Publicidade, mas não exerço a profissão – sou concursado , ainda bem.

    1. Daniel, são pessoas como você que reforçam o estereótipo de que não precisa estudar pra ser publicitário. Psicologia, Teorias da Comunicação e outras disciplinas básicas do Ensino Superior são fundamentais tanto para a profissão do mesmo, quanto para a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.