Cultura Pop

Top cartazes do Cinema

O cartaz é um dos principais meios de divulgação de um filme. Alguns são tão bem feitos que praticamente viram uma obra de arte que dá vontade de colocar na parede do quarto para venerá-los. Selecionei dez cartazes inesquecíveis pela sua direção de arte.

O Poderoso Chefão

É quase impossível ler ou ouvir o nome deste clássico de Francis Ford Coppola e não vir à mente a música-tema da trilogia definitiva da Máfia. E o cartaz, com a figura imponente de Marlon Brando, dá mais um toque de genialidade ao filme.

Star Wars, O Império Contra-Ataca

O estilo dos cartazes da trilogia original de George Lucas tinha como conceito principal a presença Darth Vader ao fundo. O logotipo tinha um estilo arrojado para a época.

Indiana Jones e os caçadores da arca perdida

Outra franquia que definiu um estilo para os seus cartazes foram os filmes do lendário personagem de Harrison Ford. Mesma depois de muitos anos depois da realização do terceiro, o último resgatou o conceito de história em quadrinhos para despertar a nostalgia de quem era fã do arqueólogo.

Rocky IV

O personagem que deu fama e fortuna à Sylvester Stallone era feito sob medida para o público norte-americano ao exibir o boxeador com a bandeira dos Estados Unidos.

Pulp Fiction

O material tem a marca registrada de Tarantino: layout “sujo” com aparência de filme B que faz a alegria dos fãs. A pose de Uma Thurman neste cartaz foi uma das mais parodiadas da época.

Jurassic Park

Steven Spielberg é pai de alguns clássicos do Cinema, mas em 1993 surpreendeu o mundo ao recriar com perfeição os temidos dinossauros e tornou o logotipo do filme uma marca inesquecível.

Carros

Curiosamente a franquia mais fraca da Pixar foi a que me chamou mais atenção com a expectativa na época de conhecer o Relâmpago McQueen.

Tudo sobre minha mãe

O cartaz do filme de Almodóvar é tão artístico que dá vontade de colocar em uma moldura e colocar na parede da casa.

Um quarto em Roma

O filme queridinho dos festivais do ano passado transmite muita sensualidade e que poderia confundida com a obra de algum pintor famoso.

V de Vingança

O filme que pede para lembrar do 5 de novembro possui vários cartazes com muito estilo, mas esse é um dos meus favoritos.

The Dark Knight

O segundo filme de Christopher Nolan da trilogia do Batman recebeu uma das campanhas mais elaboradas da sétima arte ao envolver ARGs, virais e outras estratégias que ajudaram na impressionante bilheteria. Mas o bom e velho cartaz não ficou atrás ao desconstruir a imagem do homem morcego no seu material de divulgação.

Claro que muitos filmes merecem estar nesta lista. Por isso, quero sua opinião sobre quem deveria ter sido lembrado ou se um dos citados deveria dar lugar para outro cartaz.

Deixe seu recado

12 Comentários

  1. Caio, é interessante notar o descaso que as distribuidoras brasileiras têm com os cartazes dos filmes por aqui. Sempre prefiro colocar os posters originais lá no blog.

    Vale citar que você incluiu dois cartazes feitos pelo ilustrador Drew Struzan: Caçadores da Arca Perdida e O Império Contra-Ataca.

    O cara é o mago dos posters em Hollywood. Criou cartazes para centenas de filmes, entre eles Os Goonies, todos os Star Wars, Harry Potter, Blade Runner, De Volta Para o Futuro e, recentemente, The Walking Dead e Super 8.

    1. Concordo com você, um item tão bacana deveria ser mais valorizado no Brasil.

      E obrigado pela informação sobre o autor dos cartazes. Eu meio que desconfiava que a maioria dos filmes que vc citou tinham o mesmo autor e Super 8 resgatou estes bons tempos.

  2. Os cartazes são ótimos!
    Concordo com co Caio que deveria ser muito mais valorizado no Brasil.
    Vejo alguns cartazes citado acima, valorizando características de obras bem antigas, nos detalhes, cores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *