Artigo

Como NÃO pedir emprego/estágio na publicidade

Há décadas os jornais e portais de vez em quando publicam dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, como fazer um currículo atraente e outras coisa do ramo. Na área de publicidade, Eugênio Mohallem criou o Manual do Estagiário com dicas preciosas para estudantes de publicidades conseguirem a tão sonhada primeira vaga na carreira.

Mas porque (quase) ninguém aponta exclusivamente os erros que estudantes e profissionais cometem na hora de se candidatar a um cargo em uma agência? Como quase tudo na área publicitária, isso não é uma receita de bolo que deve ser seguida rigorosamente. São apenas dicas que acredito que podem te ajudar a melhorar o seu desempenho na próxima vez que você bater na porta de uma agência procurando emprego.

Criativo apresentando apenas currículo

É muito raro isso acontecer, mas de vez em quando recebo apenas currículos em papel de um cara procurando vaga como diretor de arte ou redator. Se o ofício será lidar com criatividade, nada mais natural que o Diretor de Criação queira conhecer suas idéias, seu estilo de raciocínio. Quem faz isso geralmente é estudante dizendo que nunca trabalhou na área. Nesse caso, trabalhos feitos na faculdade, peças fantasmas e trabalhos como freela já servem para quem está à procura da primeira oportunidade.

Enviar peças “pesadas” por email

Atualmente espaço em e-mail não é problema para ninguém. Mas, mesmo assim, não é nada agradável receber e-mail cheio de peças anexadas individualmente com vários MBs cada para serem analisados. Se você prefere mandar sua pasta desse jeito, é melhor reunir as peças ou no Carbomade ou colocar todas elas em um arquivo PDF, que facilitará a vida de quem analisar o seu trabalho.

Reply com portfólio

O Twitter pode ser uma ótima ferramenta para conseguir emprego. Vários perfis foram feitos com esta finalidade. Mas tem gente que usa os 140 caracteres para enviar o link do portfólio para todas as agências que conhece.

Lembre-se que nem sempre quem administra o perfil de uma agência publicitária é o responsável pela análise de currículos e portfólios. Acredito que seja mais eficiente você telefonar para o lugar onde você deseja trabalhar, conversar diretamente com o responsável por analisar pastas e marcar uma entrevista. Até porque não fica bem alguém visitar o seu perfil no Twitter e ver um lista de replies com o mesmo texto para vários destinatários, né?

Seja criativo, não ridículo

No senso comum, publicitário é aquele cara que sempre tem uma sacada na manga para criar na hora um cartão de aniversário ou fazer um trocadilho para quando eles precisarem de uma forcinha.

Por isso tem candidato que acha legal mostrar que além de saber criar é engraçado e na hora de entrevista faz piadinhas stand up que causam vergonha alheia. A dica é mais óbvia que um anúncio de aniversário do Cliente: seja você mesmo e deixe seu portifa mostrar a qualidade do seu trabalho.

Criar eventos no Facebook para o currículo

Se as pessoas já estão usando a ferramenta de criar eventos para convidar amigos para sorteios, protestos virtuais e outras coisas, o que impede de alguém ter a “brilhante idéia” de fazer o mesmo com o seu currículo? Se você conhece um Diretor de Criação ou alguém importante da área, jamais faça isso. É estranho e constrangedor alguém acessar o perfil e ver que “fulano convidou você para o evento Currículo de Fulano”. Fuja desta tentação.

Se você também analisa pastas e currículos para vagas de atendimento, mídia e outros cargos e tem dicas que possam enriquecer o texto, fique à vontade para usar os comentários.

Deixe seu recado

11 Comentários

  1. Outra coisa que gostaria de acrescentar é ter cuidado quando fornecemos o link para o nosso facebook. É hábito agora, e mesmo muitas empresas consideram já requisito, colocar o link do facebook no curriculo. O que muitos se esquecem é de tirar as fotografias das noitadas com os amigos, ou aqueles posts que dizem mais do que uma entidade patronal deve saber 😉

    1. Discordo quanto a questão de fotos de noitadas ou afins, já que cada vez mais as empresas procuram pessoas dinâmicas e de bom convívio. Portanto não é nada mal você ter fotos de suas diversões, já que isso pode passar um perfil dinâmico aos olhos dos entrevistadores.

  2. Uma boa dica para os mídias, produtores e atendimentos é criar um blog para dicutir exatamente pontos como esses, assim você divulga que entende do assunto e pode inclusive postar trabalhos dos criativos que fizeram acontecer o brief que o atendimento passou, ou mostrar uma mídia bacana que foi usada em determinada campanha… comentar sobre vários assuntos mostra que você sabe de alguma coisa.

  3. Como a Paulinha Lopes já disse: crie um blog.
    Hoje a coisa mais simples, fácil e rápida é criar um blog. Você não precisa ter grandes conhecimentos e o grande diferencial do blog é que ele é ilimitado ou seja um curriculo impresso vc se limita a no maximo 2 paginas, já no blog vc faz uma home bacana e resumida as demais abas vc pode “viajar”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.