O Aprendiz 8

O Aprendiz 8: a final

Finalmente ficamos sabendo quem levou o R$ 1,5 milhão para se tornar uma empreendedora de verdade. Contrariando as expectativas da maioria, Janaína, que antes da semifinal era apontada com a candidata mais fraca entre as três, acabou levando o programa.

A prova final foi realizada nos EUA, certamente para justificar a habilidade em inglês que todos os candidatos deveriam ter, mas que por motivo inexplicável o programa selecionou entre 16 mil pessoas pelo menos dois candidatos (Diego e Renata) que não tinha intimidade com a língua do Tio Sam. Vai ver foi por isso que Bryan e Maria Fernanda foram chamados para garantir uma ajuda nessa área para Renata.

Como vimos esse foi o grande obstáculo para Renata, pois Bryan tinha que sempre parar as tarefas para fazer o papel de tradutor, apesar de terem contratado um profissional bilíngue para a função, enquanto Janaína e Maria Fernanda não tiveram dificuldades em comunicação.

As duas cometeram pecados mortais durante a prova, que tinha o objetivo de criar ações para promover a Lenovo. Enquanto Janaína não usou a identidade visual da marca, Renata não aplicou o conceito da campanha, de que a Lenovo é uma marca para gente que faz.

Particularmente, não sei qual seria o pior entre esses dois erros, pois são dois pilares para qualquer campanha publicitária já que a identidade visual é o cartão postal de uma marca e o conceito a alma da campanha.

Gostei da sala de reunião ter sido exclusivamente para avaliar o desempenho das candidatas. Até mesmo Carla Pernambuco só fez perguntas deste tipo, sem alfinetar ninguém. Achei bizarro Dória enfatizar que a decisão era unicamente dele, chegando a sugerir que as dicas dos conselheiros não serviam para muita coisa.

A decisão de João em premiar Janaína deu a impressão de que ela ganhou O Aprendiz apenas pelo bom desempenho na final. Também foi desconfortável quando ele perguntou sobre ética e as duas deram respostas-padrão que agem de forma correta, quando a vencedora cometeu dois erros antiéticos nas últimas provas e Renata fez parte daquela equipe que se passou por uma pessoa para obter vantagens.

Enfim, O Aprendiz premiou uma candidata que nunca tinha sido a favorita e que só mostrou competência no último episódio. Mais uma vez, o programa não conseguiu selecionar candidatos fortes o suficiente para se destacar e ganhar a preferência da audiência. Espero que, se a Record fizer uma edição no próximo ano, corrija esse erro de uma vez por todas.

PS1: Dória criou um case involuntário e mostrou o poder de uma marca, que se constrói com vários fatores, entre eles boa estratégia de marketing e ótimas campanhas publicitárias. No momento que deveria citar a Kia, patrocinadora do programa, o apresentador trocou o nome pela Fiat. Resultado: as duas montadoras entraram no TT do Twitter e o fato gerou mídia espontânea para a concorrência. Pra muita gente pode ter passado despercebido, mas certamente deve ter dado uma dor de cabeça nos bastidores. E pensar que João demitiu Bruna pela mesma gafe. Será que a Kia pediu a demissão dele para uma possível próxima temporada do Aprendiz?

PS2: Se o programa for renovado, Cláudio Forner é o único que gostaria que voltasse.

PS3: achei bizarro selecionarem um comentário que dizia que Janaína usou sua “beleza e simpatia” para seduzir as pessoas durante as provas. Pelo menos, a edição nunca mostrou isso em nenhum episódio.

PS4: a vencedora estreia no Twitter agradecendo a Dória cometendo erro crasso de gramática. Pode, Arnaldo?

PS5: assisti a algumas cenas do novo programa de Roberto Justus onde ele estava entrevistando Walter Longo. Confesso que bateu a saudade da época que a dupla comandava O Aprendiz, principalmente nas primeiras temporadas.

Melhores tweets
RT @mauriciostycer Quem sabe faz (merchan) ao vivo. #DoriaFail
RT @Ederlicia: Janaína ñ sabia com q cara olhava pro Romero Brito depois de ter trocado a obra dele por um quadro de quinta… #OAprendiz

E você, o que achou do resultado? Deixe sua opinião nos comentários. Aproveito para agradecer a todos que acompanharam as reviews sobre o programa.

Deixe seu recado

14 Comentários

  1. Não encontrei o link do programa de ontem nem aqui (como de costume) e nem no R7, será que vão disponibilizar?
    Assisti todos os episódios, porém ontem passei mal e estava no hospital no horário do programa. Vim com tudo hoje no Blogcitário para acessar e o link e me dei mal. Fazer o quê?

  2. Quando Dória comentou da Fiat, eu achei até que seriam dois carros pro vencedor, um da Fiat e um Kia, hahaha. #DoraFail
    Ele tenta passar uma credibilidade que não tem, ou pelo menos, que não é tanto quanto ele tenta passar. Justus faz falta no aprendiz.
    Também achei bizarro selecionarem aquela pergunta pra Janaína. Nunca havia percebido isso no programa, se é que já existiu esse comportamento da parte dela. Achei, de certa forma, falta de ética. Poderiam ter tido respeito por ela e lido outra pergunta, mesmo que aquilo tivesse ficado claro na edição do programa, o que não ficou.

  3. O que eu achei pior de tudo é que não valorizaram a competência e nem o histórioco do programa e sim o passado das canditadas. Para mim ficou bem claro que a Janaina só ganhou por que teve um passado mais pobre, sofrido e dificil.

    Na prova em que as equipes tinham que comprar e depois vender produtos bizaros a janaina ofereceu um abraço para um comprador.

    e ela já escreveu mais um erro de português : ” sempre que poço vendo o programa esta demais bjuss!

  4. Pra começar, pra um episódio final, achei bastante sem sal. Que tarefa foi aquela? Vc não espera uma prova muito mais grandiosa no final do que as anteriores? E tudo o que fizeram foi um stand.

    Nem percebi essa gafe do João trocando Kia por Fiat. Mas logo no começo ele deu outra, com a avó da Janaína, dizendo que Macapá era o estado. E a velhinha prontamente corrigiu ele! haha..

    Tbm achei feio o João Dória dizer mais ou menos assim “quero saber a sua opinião, telespectador, e a opinião dos meus conselheiros, mas no final não vai importar coisa nenhuma pq sou eu que decido.” haha.. até ri.. (e eu que perdi, ou a opinião do público sobre quem merecia vencer nem foi divulgada?)

    Totalmente desnecessários tbm aqueles comentários pras candidatas, falando da “Renata boazinha” e “Janaína sedutora”. Ficou bem fora de contexto. Não acrescentou em nada, só constrangeu as duas, principalmente a Janaína.

    E mais uma vez a edição foi dando dicas de quem venceria. Com todas as dificuldades da Renata, foi ficando previsível.

    Poxa, só coisa ruim… =P

    Realmente não tinha conselheiro melhor que o Walter longo, ele era sempre certeiro.

  5. “Tbm achei feio o João Dória dizer mais ou menos assim “quero saber a sua opinião, telespectador, e a opinião dos meus conselheiros, mas no final não vai importar coisa nenhuma pq sou eu que decido.” haha.. até ri..” 2

  6. Infelizmente só pude ver a final hoje. Credo, achei de muito mal gosto. Eles que condenam cada um dos participantes por mínimos erros e dizem que ali não se pode errar, deram show de erros e garfes. Prova que ninguém sabe tudo, ou se pensa que sabe, aí é que não sabe mesmo. Achei ridícula a vitória da Janaína, prêmio pelo esforço da “pobrinha”. A mocinha era ruim de tudo, mil e um erros durante todo o programa, chegam na final e simplesmente ignoram isso. A pobre da consultora disse que já que o programa era aprendiz, quem aprendeu mais foi a Janaína. Me ajuda aí, eles não levaram em consideração nenhum momento de aprendizado dos candidatos, deixaram claro em todo tempo que ali não era lugar para aprender e sim pra executar com perfeição. Ah, me poupe!!! Garfe total este programa, de zero a dez, minha nota é 4. E muito bem dada!!!

  7. Na minha opinião a grande vencedora foi a Renata, mesmo ela não ganhando o grande prêmio trouxe muita lição de vida para ela aqui para Minas. Boa sorte daqui pra frente Renata!

  8. Na prova das trocas a Janaína ofereceu um beijo, um abraço e um cheiro para concretizar uma venda, por isso que o internauta falou aquilo. Mas, como deu pra ver, ninguém lembrou dos programas anteriores…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.