Video

Os melhores comerciais brasileiros 2011

Para fechar o ano, como fiz no ano passado e retrasado, chegou a hora de eleger as campanhas que se destacaram na publicidade brasileira nos últimos doze meses.

A lista a seguir foi formada com a ajuda sempre bem-vinda dos meus seguidores no Twitter, fãs do Facebook e amigos.Os escolhidos são:

10 – Nissan Livina x Fiat Idea

Assim como no ano passado, a Nissan resolveu provocar a concorrência para chamar atenção. E não é que conseguiu?

9 – Grupo Vila – Dia da lembrança

Sempre achei difícil criar algo para o mercado funerário. E o grupo Villa esbanjou sensibilidade ao traduzir de forma simples e poética o sentimento de quem precisa utilizar os seus serviços.

8 – Havaianas com Rodrigo Lombardi

A marca de sandálias proporcionou uma doce vingança dos homens contra a TPM ao veicular um dos comerciais mais divertidos do ano.

7 – Natura Plant – Cabelo meu

Quando ouvi pela primeira vez achei a melodia estranha, mas legal. Deve ter conquistado o seu público-alvo, pois foi lembrado apenas por mulheres.

6 – Eduardo e Mônica da Vivo

Depois de fazer parte do Top comerciais românticos, um dos comerciais mais comentados do ano volta a dar as caras por aqui. Lembro que no dia do lançamento o vídeo foi compartilhado à exaustão na minha timeline tanto do Twitter quanto do Facebook. Mas ele não foi muito lembrado nesta pesquisa.

5 – Natal Zaffari

Este ano fiquei sabendo que o supermercado de Porto Alegre sempre veicula campanhas natalinas muito boas. A atual conseguiu relativo sucesso nas mídias sociais e certamente fez muita gente deixar escapar, pelo menos, uma lágrima.

4 – Flanelinha do Fiat 500

Foi uma verdadeira surpresa quando assisti pela primeira vez essa campanha do Fiat Cinquecento. Ótimo ponto de virada.

3 – Oi e o seu “timinho, timinho”

A Oi lançou mais uma campanha bem humorada para a TV. Só que esta usou o futebol como tema e ainda deu sorte de “prever” o 4×0 do Barcelona sobre o Santos na final do Mundial de Clubes. Resultado: paródia e na busca do Youtube o original nem aparece na primeira página, que está tomada com vários “Alô Neymar?”

2 – Johnnie Walker no Brasil

Sabia que ele ficaria entre os mais indicados, mas fiquei surpreso por ele ter sido o 2º mais votado entre os votantes.

1 – Os pôneis malditos da Nissan

Depois dos quase 15 milhões de views, não há mais nada a dizer sobre ele. O desafio fica por conta de tirar novamente a musiquinha da cabeça, mesmo não assistindo ao vídeo.

Menção honrosa: Fiat Freemont x Hyundai

A Fiat pegou carona na estratégia da Nissan e fez uma série de VTs tirando sarro do jeito da Hyundai de fazer comerciais. Clique aqui para dar boas risadas com a campanha censurada.

PS: Havaianas e Nissan foram citadas pelo segundo ano consecutivo, enquanto a ausência que mais senti foi a da Skol. Apesar da cerveja continuar veiculando comerciais engraçados, nenhum ficou na memória dos que contribuíram na construção deste ranking.

E você, concorda com a lista? Deixe os seus eleitos nos comentários.

Deixe seu recado

15 Comentários

  1. A Nissan deu um passo ótimo para o mercado de automóveis no Brasil, ela está “cutucando” diretamente a concorrência que é normal em grande parte do mundo, mas aqui, nesse caso, quase sempre rola processo. Ótimo post!!!

  2. Lembrando que não são as empresas em si que são extraordinárias por estarem ai nessa lista, e sim as agências, Diretores e produtoras.
    Se for feita uma pesquisa é capaz de encontrar nesse top 10 3 ou 4 filmes do mesmo diretor ou agência ou produtora.

    Mas gostei!

    =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.