Artigo

A publicidade digital nas Eleições 2012

Depois que as mídias sociais fizeram parte das Eleições 2010, como será a participação delas nas eleições deste ano?

Não tenho bola de cristal, mas acredito que o #fail e o Epic Win continuarão a fazer parte das campanhas, mas desta vez os analistas de mídias sociais que atendem aos principais candidatos estarão mais capacitados a diminuírem o impacto negativo de algum escândalo.

Outro aspecto interessante para se levar em conta são os memes. Achei a imagem abaixo no Pinterest e dá pistas que eles poderão ser utilizados de forma maciça nas eleições norte-americanas. A tendência é que os memes sejam utilizados pelos próprios militantes e os melhores sejam apoiados pelos analistas, que farão ações para espalhar este conteúdo pela web. Este exemplo chegou a ser citado no curso Comunicação Política e Mídias Sociais da Trespontos.

Apesar das mídias sociais reunirem milhões de internautas e ter um papel importante nas campanhas políticas, o Brasil possui 136 milhões de eleitores e “apenas” 78 milhões usam a web, segundo dados do TSE. No curso da Trespontos, Bito Teles mostrou um case interessante que ocorreu na eleição passada para deputado. Um candidato tinha quase 8 mil seguidores no Twitter enquanto o adversário tinha 90 seguidores. Adivinha quem ganhou? O segundo. É por isso que é importante o político se preocupar mais com qualidade do que quantidade neste ambiente.

Como Twitter, Facebook, Instagram e outras mídias continuam desconhecidas para muitos que vão disputar os votos dos eleitores, tem agências que se dizem digitais prospectando candidatos através de spam anunciando seus “serviços” para aumentar seguidores.

Diante deste cenário, o desafio dos publicitários está em encontrar o equilíbrio no orçamento para as mídias sociais e a campanha tradicional, já que o Horário Eleitoral Gratuito, empenas, placas, santinhos e outros materiais ainda são decisivos para o público que não curte ou não tem acesso à web.

PS: você percebeu que peguei os dados sobre Comunicação Política graças ao curso da Trespontos que estou fazendo. Para você receber mais de 100 horas de conteúdo, assine aqui a anuidade com desconto e conheça os temas da área que você terá direito.

Deixe seu recado

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.