Artigo

A importância da Netnografia para o marketing e a publicidade

Você pode até não saber o que é netnografia, mas certamente ela está presente na sua vida. Netnografia estuda o comportamento das pessoas na internet e está cada vez mais sendo aplicada nas estratégias de marketing das empresas e influindo nos conceitos das campanhas publicitárias online.

O público está cada vez mais conectado e as gerações atuais já dominam a tecnologia nos primeiros anos de vida. Fica fácil concluir que monitorar seus hábitos na internet agora se torna fundamental para departamentos de marketing aprender a falar com mais eficiência com jovens mais exigentes e com poder de influência maior que a propaganda boca-a-boca tradicional.

Com blogs e outras mídias sociais, o cidadão comum se tornou produtor de conteúdo e referência para seus amigos e leitores, construindo reputação para recomendar produtos e serviços que eles confiam, como mostram estes dados retirados da Revista Bites de 2008.

Desde o auge do Orkut e dos fóruns virtuais este fenômeno poderia ser observado com olhar mais atento nas comunidades criadas de forma espontânea sobre paixão ou ódio por determinadas marcas. Os comentários postados nas redes sociais são grandes pistas sobre tendências de consumo e exige profissionais para interpretar estas informações valiosas deixadas online.

Baseado nesse cruzamento de dados, já faz alguns anos que a publicidade online se preocupa em criar mensagens que atendam à necessidade do usuário. Os links patrocinados e anúncios no Gmail são grandes exemplos disso e, por se adaptarem tão bem ao texto do email e à pesquisa do usuário, alguns chegam a considerar essa prática como invasão de privacidade. Mesmo assim, esta forma de anunciar rende bilhões anuais ao Google.

Quando o departamento de marketing de uma marca estuda o comportamento virtual do seu consumidor, isso acaba influenciando nos conceitos das suas campanhas publicitárias. Está virando rotina campanhas da TV ganharem versões para a web que incentivam o compartilhamento no Twitter ou Facebook para ganhar maior alcance. Por isso, quem trabalha com marketing e publicidade precisa estudar mais sobre o assunto para ter insights que melhorem o desempenho dos Clientes junto ao público-alvo.

Como escrevi aqui, estou fazendo os cursos da Trespontos que abordam diversos temas que interessam a quem trabalha com comunicação em geral e Tatiana Tosi fez um webinar falando sobre Netnografia.

Deixe seu recado

3 Comentários

  1. Sempre achei esse estudo algo muito empírico, mas vendo que as agências estão se preocupando cada vez mais em se profissionalizar nesse aspecto, mostra realmente a dimensão e importante da internet na publicidade/propagando. Empresas precisam lembrar q suas imagem já não é algo unicamente geográfico.
    Muito bom artigo Caio. Já o indiquei para meu orientador, um especialista em Marketing.

  2. Olá Caio, eu gostaria de fazer uma observação sobre seu artigo, pois é importante reforçar ao leitor que exisite uma distinção entre o estudo do comportamento do consumidor online e Netnografia. Netnografia é uma metodologia de pesquisa com rigor acadêmico e técnico, com práticas específicas e realizada por antropólogos e etnógrafos, assim como a etnografia. A Netnografia é o estudo culturalmente orientado das interações sociais, estudo de comunidades e culturas. Netnografia NÃO estuda o comportamento do consumidor na internet, estuda o comportamento do consumidor manifestado na Internet, uma diferença conceitual importante. Essa diferença, na minha opinião é preciso deixar clara. Parabéns pelo artigo! Abraço, Débora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.