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A importância do Marketing de Conteúdo e Responsivo

O marketing tradicional fala em pessoas. Marketing de conteúdo fala com as pessoas – Doug Kessler

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Depois que as mídias sociais se tornaram presentes na vida das pessoas, a definição sobre o que é marketing de conteúdo ficou mais clara na cultura de algumas empresas, que entenderam o conceito e agora estudam formas para conquistar este público que agora tem poder de produzir conteúdo e influenciar várias pessoas através dos seus notebooks, smartphones e tablets.

Os clássicos 4 Ps do Marketing tradicional (praça, preço, produto e promoção) ainda sustentam as estratégias de muitas empresas, mas sem o reforço de conteúdo na web é capaz delas perderem as batalhas para a concorrência. Hoje é muito importante plantar ideias para colher vendas no futuro.

A base do Marketing de Conteúdo é criar relacionamento genuíno entre a marca e seus consumidores. Desta forma, a empresa se torna mais interessante, ganha credibilidade e gera confiança de quem compra seus produtos. Este caminho geralmente transforma consumidores em fãs e advogados da marca quando eles fazem propaganda boca a boca para seus amigos.

Um exemplo de Marketing de Conteúdo de qualidade é a fanpage do Guaraná Antarctica, que reúne mais de 13 milhões de pessoas interessadas nos seus posts no Facebook. Em vez de aproveitar esta audiência para sempre divulgar sua bebida, ela publica pensamentos e brincadeiras para estimular o compartilhamento do conteúdo. Quando a garrafa aparece, as imagens mostram situações que dá vontade de sair correndo pra comprar uma. Certamente a empresa deve estar satisfeita em ser marca brasileira líder no Facebook e gerar vendas com esta estratégia.

Com os smartphones e planos 3G cada vez mais baratos, a velocidade que os fatos surgem na web aumentou consideravelmente, praticamente obrigando as marcas que já atuavam nas mídias sociais a praticar o Marketing Responsivo, que são estratégias onde conteúdo relevante é construído em tempo real. As empresas e agências digitais deixam de lado o esquema tradicional produção de material – “refação” – aprovação – publicação e passam a trabalhar praticamente com produção de material – publicação. Isso exige equipe com experiência e bom senso para aproveitar notícias quentes como se fossem surfistas prontos para pegar a grande onda.

Há alguns anos o Ponto Frio se destaca no Twitter em divulgar ofertas brincando com as notícias do dia ou algo que acontece na internet. Uma das últimas do Pinguim foi aproveitar a resposta de Xuxa para a dúvida de uma pessoa se ela estava “dando muito”. O link da tuitada, logicamente, era para a oferta do Kama Sutra. Pelo número de RTs dá pra ver a estratégia dá resultado.

Xuxa_Ponto_Frio

Ponto_Frio_Xuxa

Blog corporativo é outro forte aliado para o Marketing de Conteúdo, já que é uma mídia que costuma usar linguagem informal e se aproxima do seu leitor, além de permitir comentários, possibilidade de bom posicionamento perante o Google, caso seja feito um trabalho de SEO, tornando as informações acessíveis por tempo indeterminado.

Se já faz um tempo que o Marketing de Conteúdo está sendo praticado por algumas marcas, o Responsivo ainda está engatinhando no Brasil. Mas através do desempenho da Ponto Frio nas mídias sociais, percebe-se que ele será muito bem vindo para se juntar às campanhas publicitárias.

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0 Comentários

  1. Parabéns pela matéria, Caio!
    Vivemos em tempos exponenciais, onde as empresas precisam estar próximas aos clientes de maneira sutil, ou seja, a linguagem séria de antigamente dá espaço a um ‘papo de boteco’, visto que as redes sociais são projetadas para experiências de comunicação ao invés de compra e venda!

  2. Sem deixar de lado a parte offline do marketing, a realidade é de uma comunicação fortemente voltada para o mundo digital, portanto esforços devem acompanhar tal realidade, pois a facilidade de se gerar e distribuir conteúdo por esse meio é muito maior.

  3. Empresas como a Ponto Frio, Guaranná Antártica e a Walmart estão no caminho certo quando o assunto é Marketing Responsivo. Eles entenderam que publicidade não é só mostrar o produto, eles estão conseguindo alavancarem suas credibilidades por meio de brincadeiras e ideias criativas. Ótimo conteúdo.

  4. […] Na reta final da paródia, Frank mostra uma embalagem da Quiznos para, finalmente, o objetivo ser revelado. Ao contrário do First Kiss, a marca de sanduíches recebeu milhares de “joinhas” e provavelmente pouquíssimos comentários negativos justamente por ter divertido e mostrado o anunciante de forma clara. O vídeo foi feito pela Toasty TV, produtora especializada em marketing de conteúdo. […]

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