Artigo

A falta de criatividade do publicitário

Certa vez enumerei as manias chatas do publicitário e agora vou abordar um assunto que divide opiniões: a falta de criatividade dos profissionais na maioria das campanhas veiculadas.

Falta_Criatividade

O conceito de criatividade em si também é muito subjetivo, mas dá para qualquer pessoa perceber quando um anúncio tá muito “feijão com arroz”. É lógico que não dá para ser genial em todas as peças, mas a frequência de campanhas repletas de clichês está alta. Existem muitos fatores que contribuem para esta situação, mas as condições de trabalho também não ajudam.

Muitos publicitários quase viram Tartarugas Ninja por comer tanta pizza nas madrugadas dentro da agência. Desta forma, não existe tempo para sair, visitar museus, ir ao teatro ou cinema e aumentar a bagagem cultural para ter ideias que surpreendam. E como não tem assunto para conversar com os colegas no happy hour, acabam discutindo fatos do trabalho nos momentos de folga.

Além disso, quem trabalha com Criação só considera os Anuários como fonte de inspiração. A situação está tão crítica que na fanpage do blog teve gente reclamando que sentia falta em ver mais anúncios sendo postados na página. Lá é um espaço para compartilhar criatividade em várias áreas e tentar ajudar quem precisa “refrescar a cabeça” pelo computador mesmo, além de incentivar o profissional a beber em outras fontes para alimentar a mente.

Felizmente, parece que o cenário do mercado está mudando aos poucos, com agências tentando estabelecer finais de expediente fixo, como acontece nas demais profissões. Agora, quero sua ajuda. Compartilhe nos comentários dicas para os publicitários aumentarem sua capacidade criativa.

Deixe seu recado

0 Comentários

  1. A criatividade é algo inusitado, aparece quando você menos espera. Então não adianta você tentar forçar em um momento que seu corpo não está disponível para tais impulsos.

    A criatividade deve ser estimulada e não forçada. As dicas presentes no texto para estimular a criatividade são validas, mas precisa ir mais além: um dia de descanso, um momento com a família, uma noite romântica com a mulher ou até mesmo uma pelada para liberar o estresse do dia-a-dia.

    E boas condições de trabalho é fundamental, é o principio básico.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.