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O que é publicidade nativa?

A editora Abril virou notícia recentemente ao anunciar que lançará publicidade nativa na Info e Exame, formato que já é praticado há muito tempo na internet. Mas você sabe qual é o conceito deste tipo de publicidade?

Native_Advertising

Publicidade nativa, também conhecida como native advertising, é a forma do anunciante oferecer de forma não-invasiva conteúdo relevante para o leitor ou usuário de mídias, como programa de TV, rádio, blogs, YouTube e outras mídias sociais. O objetivo, logicamente, é chamar a atenção do público para a marca que patrocina o conteúdo. Pode ser considerada a “irmã” do marketing de conteúdo e responsivo, já que eles são muito parecidos. Veja o post da Beyoncé no Instagram envolvendo a Pepsi e a quantidade de curtidas e comentários gerados. Um bom exemplo para ilustrar como funciona este tipo de publicidade.

Beyonce_Pepsi_Instagram

A publicidade nativa tem diversas possibilidades: vai do tweet pago até edições especiais para tablet e smartphones. Uma das suas principais características é se misturar e ficar o mais natural possível entre o conteúdo normal do veículo. Os blogs, por exemplo, já praticam há muito tempo este tipo de anúncio através do publieditorial.

publicidade_nativa

Este blog faz seleção rigorosa de todos os publieditoriais veiculados, ou seja, só aceito escrever para anunciantes que tenham a ver com a linha editorial do blog e, até hoje, não recebi comentários negativos de leitores. Ano passado, divulguei a promoção da Santa Clara de forma espontânea por ser importante para os leitores que trabalham no mercado. Resultado: este foi o blog que enviou mais participações de usuários na promoção. Se você ficou interessado em anunciar, saiba mais detalhes aqui (ué,tenho que vender meu peixe também, né?).

Ao contrário do que muita gente pode pensar, publicidade nativa não engana quem recebe este tipo de conteúdo por que o anunciante e o veículo fazem questão em deixar claro que a marca é a responsável por oferecer o post, o vídeo no YouTube ou a tuitada. Desta forma, o material se torna uma boa ponte entre os interesses do cliente da agência e do produtor de conteúdo ou veículo ao colocar no ar material com grande potencial em agradar a audiência.

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