Artigo

Consciência negra para a publicidade?

A importância do Dia da Consciência Negra, comemorado todo dia 20 de novembro, tem seu peso na história do Brasil e, certamente, é uma grande oportunidade para refletir sobre vários assuntos, inclusive sobre a participação do negro na publicidade.

Sebastian da C&A

É inegável que até hoje o preconceito existe. Tirando alguns atores famosos e Sebastian, garoto-propaganda da C&A, fica difícil lembrar de primeira astros e estrelas que permaneceram por muito tempo como rosto de uma marca nos intervalos comerciais e outras mídias.

Quem trabalha com publicidade, de forma consciente ou não, evita a participação de pessoas com pele mais escura. Infelizmente, nesse mercado existe espécie de cotas especiais para essas pessoas, como nas tão elogiadas campanhas da Dove, que promove a “real beleza” com várias ideias como essa. A foto abaixo deixa este fato ainda mais evidente.

Campanha pela Real Beleza da Dove

Quando fui estagiário, participei da campanha de uma loja que fica na Liberdade, o bairro com maior concentração de negros na América Latina. Sugeri um casal que morasse lá, mas a ideia foi logo cortada. No final das contas, a campanha não tinha rolado, mas nunca esqueci este caso.

Felizmente, dá para sentir que o destaque dos negros em várias áreas da sociedade está acontecendo e a publicidade está seguindo este caminho. A luta contra o preconceito racial está longe de acabar, mas a publicidade e outros mercados estão dando sinais que dias esta briga ficará mais fácil de ser vencida.

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.