Artigo

Opinião pessoal como ferramenta de marketing

Não é novidade que esta “Era das mídias sociais” virou a menina dos olhos para agências de publicidade e seus clientes ao perceberem como as pessoas se tornaram pequenas, mas poderosas formadoras de opinião junto aos seus amigos.

Opiniao_Midias_Sociais

Antes do surgimento do Facebook, as marcas já enviavam amostras ou brindes para blogueiros ao perceberem a influência que eles têm perante a audiência. No início, muitas “sugeriam” um post sobre o mimo, mas com o tempo elas perceberam que este pedido não era necessário se fosse algo bom para o blogueiro e relevante para a audiência.

Eu e muitos outros blogueiros adotamos a mesma postura sobre divulgação de produtos e publieditoriais: publicar apenas o que for importante para os leitores, além de avisar sobre a natureza da publicidade. Desta forma, nós preservamos a nossa credibilidade diante de quem gosta dos posts e nos seguem no Twitter ou Facebook.

Mas a mídia social criada por Mark Zuckerberg proporcionou a valorização da opinião das pessoas. A partir daí, as agências começaram a trabalhar a imagem e qualidade do produto ou serviço do cliente e desenvolver o relacionamento com os seus fãs. Aquela regra de que um cliente insatisfeito pode prejudicar até dez mais que o satisfeito nunca fez tanto sentido, além de se potencializar com as mídias sociais.

Faz mais de quatro anos que o Ponto Frio se tornou referência em relacionamento com seus fãs, ao responder elogios, dúvidas e reclamações com atenção e bom humor. Desta forma, a marca vai transformando consumidores em fãs que recomendam, de forma espontânea, o serviço para seus amigos. E os amigos, se gostarem, fazem a mesma coisa.

Por isso que estratégias nas mídias sociais devem ser feitas por profissionais e exige investimentos adequados, pois a logística para dar atenção a todos os posts, comentários e interações que as pessoas fazem sobre a marca definitivamente não é para “sobrinhos”. A imagem e credibilidade da marca são muito importantes para não receberem a devida atenção que merecem do anunciante.

Fica a reflexão para quem deseja se tornar um Ponto Frio, Netshoes, Nutella e Paçoquita Cremosa do seu consumidor.

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