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Como criar estratégias de Marketing no WhatsApp

Como criar estratégias de Marketing no WhatsApp

O lançamento do WhatsApp Business é sinal de como as pessoas estão usando o aplicativo para fazer negócios por lá. Segundo a empresa, mais de 80% das pequenas empesas no Brasil e Índia utiliza o WhatsApp para fins comerciais. Daí a necessidade de desenvolver estratégias de marketing digital para o aplicativo.

Até o momento que este post foi publicado, só dá para baixar o WhatsApp Business na Play Store do Android. E, por enquanto, o download não está disponível no Brasil. Mesmo assim, é possível compartilhar dicas de marketing para o serviço, já que o Business terá funções semelhantes ao WhatsApp que conhecemos.

Principais características do WhatsApp Business

A ferramenta resolverá um problema de conversar com um “número estranho” para comprar um produto ou serviço, pois o perfil será totalmente empresarial. Para o dono do perfil, estará disponível espaço para informar o que a empresa faz, endereço, e-mail e site.

Além disso, o empresário pode criar respostas para as dúvidas mais frequentes e analisar as estatísticas de quantos clientes leram suas mensagens. E o WhatsApp Web também ficará disponível nesta modalidade.

Marketing no WhatsApp Business

Estratégias de marketing no WhatsApp “normal”

Como a desenvolvedora detectou, o WhatsApp para negócios é utilizado por muita gente. Enquanto o Business não está disponível, é possível aprimorar a relação comercial com os clientes com as próximas dicas.

Padronização do avatar. Fique atento para utilizar a mesma foto do perfil do Instagram ou outra mídia social onde você divulga o seu negócio. Isto facilita a identificação do cliente de que está falando com a mesma marca ou pessoa (caso você seja empreendedor individual). Muita gente comete o erro de colocar uma foto ruim no avatar, passando uma sensação de amadorismo.

Crie grupos ou listas de transmissão. No ato da compra, você pode solicitar aos seus clientes permissão para adicioná-los em um grupo ou lista de transmissão. Mas é importante você analisar qual dos dois se encaixa no tipo do seu negócio.

Você vende algo que é distribuído em grande quantidade (quentinhas para almoço, por exemplo)? Criar um grupo facilita para colher todos os pedidos em um só lugar. O produto tem número limitado, como uma loja de roupas? A lista de transmissão é mais eficiente e segura. Assim, você evita conflitos entre clientes que queiram uma peça, mas não tem para todos.

Ofereça conteúdo de qualidade. Muitos empresários até organizam grupos e listas de transmissão. Mas caem no erro de só mandarem anúncios da empresa e isso causa rejeição para as próximas mensagens. Aqui a clássica proporção 80% conteúdo e 20% de publicidade também funciona, pois os clientes já sabem o que você vende. Conteúdo relacionado ao seu mercado, com dicas úteis vão gerar simpatia e manter a marca na mente dos integrantes do grupo ou lista.

É possível que seja necessário fazer algumas adaptações quando o WhatsApp Business funcionar para os brasileiros. Mas fica como base para você mesmo criar estratégias para o relacionamento com os clientes.

Se você gostou das dicas, repasse para seus amigos e compartilhe nas mídias sociais.

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