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Como o LinkedIn funciona para publicitários

Como o LinkedIn funciona para publicitários

Em 2018, eu sinto que o LinkedIn está voltando a ser mais utilizado pelas pessoas, ainda mais com os escândalos de privacidade com o Facebook. Caso você ainda tenha “preguiça” ou “preconceito” com a mídia social da Microsoft, saiba como funciona o LinkedIn. Principalmente para quem atua no mercado publicitário.

Como o LinkedIn funciona em 2018?

Por muito tempo, o LinkedIn foi considerado uma plataforma quase exclusiva para procurar emprego. Depois que foi adquirida pela Microsoft, em 2016, houve um reposicionamento importante que muita gente não se tocou. Agora a prioridade é geração e compartilhamento de conteúdo profissional.

Por isso, a rede lançou no início de 2017 o Top Voices, um seleto grupo de profissionais que durante 2016 teve produção regular de artigos publicados por lá e obteve grandes audiências. Este título abriu portas e fez surgir alguns nomes do mercado. E eles começaram a lançar cursos e palestras de acordo com o seu segmento.

Por alguma razão desconhecida, não houve Top Voices no ano passado, mas a ferramenta para criar artigos continua ativa. É um caminho indicado principalmente para redatores publicitários que desejam produzir conteúdo, sem o custo de um blog, por exemplo. Quem possui regularidade de artigos, aumenta a chance de ganhar leitores e aumentar a reputação dentro do mercado, além de oferecer mais uma opção de portfólio.

Como fazer networking profissional?

Ao contrário do Facebook, que é mais voltado para conexões com amigos e conhecidos, o LinkedIn tem proposta diferente. Pela minha atuação por lá, vejo que é interessante adicionar pessoas que fazem parte da minha área ou semelhante, como designers, jornalistas, relações públicas, etc.

Isso cria uma espécie de “bolha” na sua timeline, já que você só receberá conteúdo do seu mercado. Esta é a chance de deixar comentários pertinentes e ser conhecido pelo autor do post e quem comentar nele. Para construção de parcerias, eu sugiro que analise o perfil da pessoa e interaja quando sentir necessidade.

Antes, o LinkedIn era chato para adicionar desconhecidos, mas hoje ele oferece a opção de você mandar uma nota para alguém que está sendo adicionado. Recomendo que faça isso, pois já ganha pontos e aumenta as chances da conexão ser aceita.

Tem vagas de emprego para publicitário?

Mesmo priorizando o conteúdo na timeline, logicamente que o LinkedIn não ia esquecer as suas raízes. Ele continua com uma área de Jobs, no canto superior. E é sempre bom ficar de olho, pois geralmente as marcas e agências (principalmente de São Paulo) publicam de forma exclusiva à procura de vários departamentos.

O que fazer para se destacar?

O LinkedIn gosta de perfis campeões, onde a pessoa preenche todos os campos disponíveis corretamente. E perfil campeão tem mais chances de aparecer nas primeiras posições de busca de um recrutador. Esta e outras dicas para melhorar o seu desempenho você aprende no vídeo que eu fiz para o meu canal que, com as devidas adaptações, acaba servindo para qualquer profissional. Portanto, assista, repasse para os amigos e assine aqui  para receber atualizações de novos vídeos.

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