Artigo

Nizan Guanaes e suas contribuições para a publicidade brasileira

Nizan Guanaes e suas contribuições para a publicidade brasileira

Nizan Guanaes, sem dúvida, é um dos profissionais mais reconhecidos da publicidade brasileira. Mesmo não atuando em uma agência de publicidade, a criatividade do baiano nascido em Salvador é inegável. Por isso, este post vai reunir as principais frases e campanhas conduzidas por ele.

Quem é Nizan Guanaes?

Como muitos da sua geração, Nizan não é formado em publicidade. O seu diploma é de Administração de Empresas, mas começou a carreira como redator publicitário. Em Salvador, ele criou o We Are Carnaval em 1988. Ao contrário do que muita gente pensa, a letra não nasceu como música do carnaval. Inspirado no We Are The World, o objetivo da campanha para as Óticas Ernesto era arrecadar fundos para as Obras de Irmã Dulce. Mas o sucesso foi tão grande que foi adotada nos carnavais futuros. Portanto, a obra superou os resultados esperados.

Com o sucesso em terras baianas, mudou-se para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo a fim de seguir a carreira. Posteriormente, na “pausa” como publicitário, ele lançou o iG, que já foi um dos maiores portais da internet brasileira. Já foi tema do livro Enquanto Eles Choram, Eu Vendo Lenços, de João Wady Cury. Além disso, entre outros empreendimentos, fundou a agência Africa que se tornou uma das principais agências brasileiras do nosso tempo.

As peças mais premiadas

Nizan Guanaes pode se orgulhar de ser pai de um dos cem melhores comerciais de todos os tempos, Hitler – Folha de São Paulo. Então, naturalmente, a peça ganhou Leão de Ouro em Cannes. Outra famosa é a peça para a Central do Outdoor. Enfim, a peça resume a vantagem da mídia de forma simples e direta, como deve ser.

Ele teve participação dos clássicos Pipoca com Guaraná, Pizza com Guaraná e dos Bichinhos da Parmalat que se transformaram em jingles inesquecíveis. Ouça a análise deles e de outros clássicos nesta edição do Podcitário. Já para o Itaú Seguros, ele criou junto com Marcello Serpa uma campanha emocionante que vale a pena ser visto.

As frases de Nizan Guanaes

Como um profissional reconhecido, Nizan deu várias entrevistas como essa. Por isso, eu selecionei as melhores frases de algumas delas que merecem destaque:

Caminhe sempre com um saco de interrogações numa mão e caixa de possibilidades na outra

  • É fundamental falar a “língua do mundo”, para deixar de “sentir medo do mundo”.
  • Criatividade é fazer as coisas de maneira inteligente. Inovação é fazer novas coisas de maneira inteligente.
  • Todo mundo respeita as pessoas que perseguem os seus sonhos. Conquistá-los é um excelente marketing pessoal e provoca admiração.
  • [Sobre propaganda] O que não pode ser é mentirosa. Se antes mentir era falta de talento, agora é falta de juízo. Estamos em uma sociedade aberta.
  • Vivo muito das ideias dos outros. Algumas das minhas melhores ideias, talvez a maioria, não eram minhas. Foi o garçom que me disse, minha mãe, meu irmão. Ouço e faço.

Nizan Guanaes está na campanha do Bolsonaro?

No início deste ano, começou a circular a notícia de que Nizan seria o coordenador da campanha do presidenciável Jair Bolsonaro. Mas o próprio lançou um rápido vídeo desmentindo a informação.

 

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.