Sessao Nostalgia

Os melhores comerciais das havaianas

Para comemorar o leão de Cannes em Design conquistado pela Almap para as Havaianas, perguntei aos seguidores do meu Twitter quais foram os comerciais que eles consideravam os melhores para formar a Sessão Nostalgia de hoje.

A Dizalenda indicou um comercial antigo com Chico Anysio que nem eu conhecia. O perfil deste vídeo explica a origem da sandália de borracha, inspirada nas sandálias de dedo japonesa chamada Zori. A diferença entre elas estava no material, sendo a japonesa feita de palha de arroz.

As Havaianas são um dos grandes cases onde podemos conferir o poder da publicidade em mudar o posicionamento do produto e da marca na mente dos consumidores. Quando foi lançada, em 1962, era vista como uma sandália barata, voltada para as classes mais pobres. Décadas depois, é objeto cobiçado por celebridades nacionais e internacionais.

O Guilherme indicou este comercial de 1993, que antecede a “era das celebridades” nas campanhas da sandália.

Seguindo a era “Luiz Fernando Guimarães”, Marcus indicou este com Malu Mader.

Já a Lu, lembrou do comercial que Rodrigo Santoro e Luana Piovanni protagonizaram quando eram namorados e Stephanie indicou a do Popó.

Um comercial que simboliza o início do reposicionamento da marca, como foi lembrado pelo Pedro Cardoso, foi este com Fábio Assunção, pois o texto fala claramente que agora as Havaianas são voltadas para pessoas famosas.

Para finalizar, um dos vídeos mais populares, indicado pelo Marcus: o da “cantada” com Fernanda Lima.

Para assistir a outros vídeos memoráveis das famosas sandálias de borrachas, acesse este canal no YouTube.

Deixe seu recado

11 Comentários

  1. Bom, me senti velha, mas lembro de todos, inclusive de Chico Anysio. O case das Havaianas impressiona mesmo, ela conseguiu passar de popular a griffe. Hoje em dia, é difícil encontrar sandálias que não sejam imitações dela.

    Uma aula de reposicionamento de marca ver a evolução das propagandas, primeiro com Luis Fernando invadindo a casa de celebridades para mostrar que elas usam, depois a transição, com Fábio Assunção se escondendo, para finalmente chegar ao formato atual com piadinhas envolvendo a sandália.

  2. Todos os comerciais das havaianas são ótimos, mas o dos argentinos supera.Normalmente vejo o comercial pela primeira vez e quando passa outra vez mudo de canal mas o dos argentinos nao me canso de ver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *