Artigo

A importância da propaganda

A importância da propaganda

Como este blog mostra a importância da propaganda, trago reflexões. No post onde relembrei a campanha “paquera” da Skol, o Neto Macedo deixou um comentário pertinente sobre o último parágrafo:

“(…)sobre essa parte “Coincidência ou resultado de campanhas bem feitas? Acredito na segunda opção”.

Acho que não é nenhuma das opções. Nós publicitários tendemos a atribuir o sucesso de um produto só à propaganda, mas esquecemos que muitos outros fatores independetes influenciam nas vendas.

A distribuição, a qualidade do produto, embalagem, etc. É claro que as propagandas da Skol fizeram o produto deslanchar, mas se não houvesse uma base por trás da propaganda, ela de nada serviria”.

Realmente, o que eu escrevi passou uma mensagem errada. Pareceu que as campanhas da Skol são as únicas responsáveis pelo sucesso da marca. Como Neto disse, vários fatores são necessários para o sucesso de vendas. Além de virar a preferida do público.

Não considero propaganda a alma do negócio. No caso, ela funciona como cartão-postal. Na propaganda, são apresentados pontos fortes para os consumidores. A partir daí, eles são convencidos de como o produto ou serviço vale a pena ser consumido.

A Brahma reinou por muito tempo como a número 1 no gosto do povo. Ainda mais no auge da carreira do seu garoto-propaganda, o Ronaldo Fenômeno:

Naquele tempo, quando alguém pedia a “número 1”, uma coisa era certa. O garçom já sabia do que se tratava. Nessa época, a cervejaria veiculava com muita frequência os seus comerciais na TV. Além de investir em anúncios, jingles e mídias alternativas. Dedinhos de plásticos (que aparecem rapidamente no vídeo acima) em eventos de grande interesse popular, como partidas de futebol e o carnaval.

Atualmente, qual marca de cerveja adotou a mesma estratégia e conquistou o primeiro lugar no mercado das “loiras geladas”? A resposta é mais redonda que uma bola de futebol.

Mas não adianta ter conceito e campanhas arrasadoras se o produto não presta ou falha em algum item, como a distribuição, por exemplo. Desta forma, todo o esforço em conquistar o público vai para escanteio.

A propaganda é uma das titulares da equipe e responsável em levar a marca para a vitória. Ela pode aparecer mais que os outros, mas sem propaganda, a empresa fica no 0 a 0. E corre o risco de ser rebaixado na mente do seu consumidor. Muitas marcas já experimentaram esta sensação, mas isso é assunto para outro post.

A importância da propaganda para pequenas empresas

E como as pequenas empresa aproveitam a propaganda? Pequenos empresários e empreendedores investem no outro lado do conceito. Placas, cartões de visita e o boca a boca são formas de propaganda. Imagine uma barraca de praia em posição desfavorável para a visibilidade. Com uma simples placa indicando o local da barraca, é propaganda. Ela é fundamental tanto para quem vende quanto para quem compra.

Saiba mais sobre a diferença entre publicidade e propaganda.

Deixe seu recado

25 Comentários

  1. Não lembro onde, mas uma vez ouvi uma frase onde diz que, a propaganda não é para vender, mas sim para manter a marca na cabeça das pessoas. O que a Coca-Cola faz tão bem até hoje. Além da coca, o McDonalds, a própria Skol, a Brahma e tantas outras que conseguem fazer isso com perfeição.

    Obviamente a propaganda é a alma do negócio, mas para mim, vai além disso. É a forma com o qual as empresas conseguem manter aquilo na cabeça do cliente, onde sempre, independente de onde seja, ele vai lembrar. Se bem feita é claro.

    Veja por exemplo aquele comercial do Super 15 da telecômica. É o comercial mais podre da televisão (na minha opinião). Obviamente que um comercial daquele, além de não vender nada, ainda não conseguiu atingir o ideal da propaganda, que é fazer as pessoas lembrarem da marca na hora em que precisarem.

    Não sou publicitário, aliás estou longe disso, mas adoro um comercial bem feito, e fico muito puto também quando vejo certas porcarias na televisão, no outdoor, ou onde for.

    Belo post,
    Abraços,
    Monthiel

    1. Olá Monthiel,

      É por isso que considero como a verdadeira alma do negócio a qualidade do produto, pois em tempos de crise econômica, onde geralmente a verba de comunicação é uma das primeiras a serem cortadas, a empresa tem mais chance de sobreviver no mercado.

      É por isso que é tão importante que os empresários fiquem atentos e consigam aprovar boas campanhas integradas às outras ferramentas do marketing.

      Abraços

  2. A propaganda cumpre um fundamental papel que é a informação da sociedade a cerca da função de um produto. Tal informação pode levar ao usuário escolher o produto ou o seu concorrente, dependendo da força da argumentação e da criatividade de apresentação.

    Mas sem dúvida, a propaganda dentro do mix de comunicação é uma das principais ferramentas para e chegar ao consumidor.

    Abraços.

  3. Ótimo post!!!!

    Acredito também que uma boa propaganda ajude e muito na venda de um produto, mas se a qualidade do produto não for boa, acho que não terá santo que possa ajudar!!
    No caso da tefefônica citado pelo Monthiel, eu acho que o comercial do SUPER 15 não é tão ruim assim, acredito que ele deve ter relacionado a propaganda com a qualidade dos serviços oferecidos pela Telefônica (que são uma merda)!!!! E a propaganda atingiu SIM o objetivo dela: fez com que o Monthiel lembrasse da marca, mesmo que fosse de um jeito negativo!!

    Abraços!!

  4. Olá amigos! Gostaria de pedir a ajuda de vocês na elaboração de uma pequena propaganda para minha “empresa” Na verdade só chamo de empresa por que tenhos clientes, mas não é registrada. Sou designer gráfico, e o nome do meu negócio é “Ramalho Artes e Criações”. Por favor me ajudem na elaboração (Falo na idéia, por o layout é comigo) de um bom panfleto, folder, volante, jingles, spot). O que coloco? Fico na expectativa. Forte abraço a todos!

  5. a importancia da propaganda na busca pela verdade
    è que a propaganda pode anùnciar a busca por alguma coisa que è o principal importancia ou vamos dizer que a propagsnda è a alma do negócio,como por exemplo pode anùnciar para todas as pessoas qual importancia da busca pela verdade.
    a importancia da busca pela verdade.

  6. OLA RAMALHO…
    PRODUZA MALAS DIRETAS ESTILO POSTAL 4X4 COUCHE 300G VERNIZ UV TOTAL FRENTE COM O NOME DE SUA EMPRESA NA FRENTE ESCRITO SOMENTE COM FONTES MINUSCULAS…ARIAL EM NEGRITO”RAMALHO”O RESTANTE “ARTE&CRIAÇAO” NORMAL EM CINZA NO FUNDO BRANCO E OS SERVIÇOS QUE VC EXECUTA NO VERSO E DIRECIONE PARA EMPRESAS QUE VC PRETENDE PRESTAR SERVIÇOS…TUDO BEM CLEAN
    JUNTAMENTE COM A MALA DIRETA PRODUZA UM FOLDER QUADRADO 15X15CM COUCHE 130G FOSCO 1 DOBRA NO INTERIOR EXPONHA ALGUNS TRABALHOS REALIZADOS…UM MINI PORTIFOLIO…COM A MESMA CARA DO POSTAL…
    ACHO ESSES DOIS MATERIAIS ESTRATEGICOS ALEM DO CARTAO DE VISITAS…SERA UM MATERIAL DIRECIONADO…COLOQUE FRASES QUE CHAMEM A ATENÇAO DO COMERCIANTE OU EMPRESARIO…TIPO…SEU NEGOCIO VAI BEM PQ NAO MELHORA-LO;;;;ETC….

  7. Uma vez que a Propaganda é a que realmente apresenta o produto ao consumidor, ela não é a alma do negócio, e sim o corpo de dele, a alma seria algumas outras ferramentas do Marketing, que sustentam o que o corpo apresenta. Enfim, o que se pode ver de fato, princiapalmente para os alienados ou leigos no assunto, e o corpo do negócio.Se alguém não tiver uma aparência(corpo) boa, não poderá mostrar que tem uma boa alma.(psique)

  8. Bom dia!
    Sou estudante de Publicidade e Propaganga e eu estou muito surpreso com tanta informação,o que só vem á acrescentar no meu conhecimento e aprendizado nesta área um surper abraço para todos.

  9. Bom dia … sou estudante de publicidade e propaganda, e estou no 1° semestre, estou em busca de algumas informaçoes sobre a importancia e a influencia da propaganda na sociedade, economia, e na vida das pessoas, tenho que entregar um trabalho sobre isso, gostaria de alguns pontos de vista sobre esse tema para que eu possa ter mais informaçoes, e assim concluir meu trabalho!! Desde ja agradeço!!!

  10. A propaganda é de suma importância para quem divulga o produto, mas para que o mesmo tenha sucesso é necessário que este cause uma grande influência sobre o consumidor, e isto só é visível quando percebemos que a procura é maior que a oferta. A propaganda de qualidade do produto influencia a compra do mesmo por pessoas que não precisam necessariamente dele.

  11. Ok, com certeza sabemos que a propaganda é alma do negócio. Mas pra que ta começando com um produto novo, qual é o melhor meio para ficar conhecido (INTERNET, TV, RÁDIO)?

  12. divulgação de marca com fins lucrativos eh publicidade
    propaganda eh divulgação sem fins lucrativos eh so informativo
    foi o que aprendi estou errada??

  13. A divulgação é como um carro, o combustível da empresa, para ir até os clientes de diferentes, o motor esta ligado ao atendimento, produto, logística e a lataria é para chamar a atenção tem que agradar o cliente sendo que cada um tem um gosto diferente e um nível diferente de ver, e tudo isso depois de provado o cliente começa a lembrar e compara com outros no mercado, prevalecendo os melhores para cada tipo de cliente.

    http://divulgaempresas.wix.com/portaldasmidias

  14. “Publicidade é arte de vender multiplicada”

    “Propaganda é a alma do negócio”

    “divulgação é a luz da empresa”

    ‘não adianta ter o melhor produto ou serviço do mundo, se ninguém ficar sabendo”

    “Propaganda esta ligado ao nosso subconsciente”

    “Propaganda e Publicidade + necessidades e desejos = a vendas”

    Propaganda é o ato de propagar algo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile