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Quando o viral faz mal pra sua marca

A semana começou pegando fogo com o vídeo paródia feito por alguém do comercial da Dafra. A blogosfera publicitária (como o Ideavertising, Sim, Viral e Propaganda, Prosa e Poesia) e o twitter ajudaram a comentar sobre o episódio e, em tempos de microblogging, o assunto já pode ser considerado velho. Mesmo assim, deixarei a minha opinião sobre o case.

Como já escrevi aqui, para mim a alma do negócio não é a propaganda, e sim o próprio produto. Se ele por acaso não tiver qualidade ou prejudicar o consumidor, ao invés dessa pessoa processar a empresa, agora ela simplesmente potencializa o boca a boca negativo sobre a sua experiência na web, através das mídias sociais.

E assim pode nascer um “viral do mal” como o “Dafra, você por cima de uma merda” (caso o vídeo saia do ar, basta pesquisar esta frase no YouTube ou no Google).

Alguém com boas noções de edição em áudio criou um roteiro em cima do original, destruindo a credibilidade sobre as motos da Dafra diante de milhares de internautas em poucos dias. A empresa já tirou do ar um dos vídeos, mas a merda já foi jogada no ventilador e certamente não tem como a empresa limpar essa sujeira a curto prazo.

Infelizmente, não inventaram um remédio eficaz contra esse tipo de viral. O jeito é esperar para ver se esse vídeo vai levar a Dafra para a lama de vez ou a empresa conseguirá dar a volta por cima nessa história.

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6 Comentários

  1. O Merigo, do Brainstorm9, acha que n foi feito por clientes e que talvez possa haver sido criado por concorrentes. Vc viu o post dele?

    Re: Acabei de ver. Tbm acho q a locução tá mt profissional e tem um tom familiar, parece o cara q faz as locuções das vinhetas para a MTV.

    Mas como o autor não se revelou, prefiro não apontar o dedo pra ninguém.

  2. Caio,

    Postei sobre isso essa semana (http://www.umpassinhoafrente.com.br/2009/05/25/e-quando-o-viral-e-contra-a-sua-empresa/).

    Acho que independente de ter sido feito por um cliente ou por uma concorrente o importante é analisar a força que o consumidor tem em tempos de novas mídias.

    Mesmo que a locução não fosse tão boa garanto que ainda assim ele viralizaria e mancharia a imagem da Dafra.

    O evento prova, por A + B, o quão é importante um cliente tem alguém voltado a mídias sociais e novas mídias.

  3. Neste caso se houvesse um contra-ataque realizado da mesma maneira, seria interessante.

    Acho que as empresas estão começando a dar uma olhada para esta questão digital.

    E sobre o video ter sido criado pela concorrencia, eu ainda acho que é meio “amador”, os cortes foram bem feitos em algumas partes.Se foi saberemos em breve eu acredito.

    Abraço!

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