O Festival de Cannes 2009, o maior evento publicitário do ano, será realizado de 21 a 27 de junho, reunindo peças das maiores agências do mundo, que estarão na mesa de muitos jurados e fazendo a alegria de muitos publicitários.
Depois da festa, fica a pergunta: quais os benefícios que os leões de Cannes e outros prêmios podem trazer para a agência depois de alguns anos?
Depois de alimentar o ego, vem a realidade: as estatuetas viram meros enfeites e, eventualmente, servem como peso para papel. Entenda: não sou contra ganhar Cannes Lions, Clio, Profissionais do Ano ou qualquer outra premiação. Todo mundo gosta de ter o seu trabalho reconhecido. Sou contra a supervalorização que eles recebem por parte dos criativos, que dedicam os seus neurônios para criar as famosas “peças para prêmio” e esquecem o objetivo de uma campanha: vender.
Ter anúncios premiados no portfólio só faz bem para o profissional, pois as agências entendem o significado de um prêmio. Mas isso não acontece com o cliente, que não tem a menor idéia do que seja o Prêmio Colunistas, por exemplo. Quando você está prospectando uma empresa para a sua carteira de clientes e mostra os trabalhos premiados, provavelmente ele nem vai reparar os troféus que a peça ganhou. Se a família do criativo não liga quando leva uma estatueta, imagina um empresário.
Posso soar clichê, mas um dos melhores prêmios que um profissional e uma agência podem receber é ver a sua campanha ganhar a boca do povo e tornar-se memorável por décadas, como o bordão da Brastemp e o Compre Baton. Dessa forma, dá gosto em ganhar qualquer coisa, até mesmo um leão de latão.
Concordo quando você diz que apenas alimenta o ego.
Mas vejo isso como uma maneira de reconhecer e valorizar o trabalho das agências e da carreira publicitária.
Assim como um ator ganha dezenas de prêmios.
Claro que isso não se pode tornar uma prioridade, mas acho interessante participar.
=)
Acho premiações importantes pois o profissional se sente mais motivado ainda para continuar produzindo, mas sem sombra de dúvidas anúncios e comerciais que entram para cultura popular do país são bem mais memoráveis!