Video

Logorama, a publicidade oscarizada

No último domingo foram divulgados os vencedores do Oscar 2010. Além de consagrar Kathryn Bigelow e o seu Guerra ao Terror, a Academia premiou o curta Logorama, de Nicolas Schmerkin, na categoria Melhor Curta de Animação.

Enquanto a maioria dos filmes nos mostra um mundo sem outdoors, banners e outras formas de publicidade (exceto os merchans dos patrocinadores, claro), Logorama faz justamente o contrário: constrói uma trama onde os personagens são ícones ou mascotes de marcas famosas sem parecer um comercial gigante da Polishop, justificando o título da obra.

Depois do Oscar é natural que a procura por download de Logorama aumente. Mas você pode conferi-lo, na íntegra e com legendas, apertando o play logo abaixo. A duração é de apenas quinze minutos.

Como disse o Nicolas no seu discurso, agora é torcer para nenhuma marca querer processar os produtores da animação, principalmente o dono do palhaço mais famoso do mundo da publicidade, que foi colocado como o vilão da história. Espero que eles tenham a mente aberta de que isso é ficção e não representa a realidade.

Deixe seu recado

12 Comentários

  1. Eu iria achar ótimo alguém usar a marca da minha empresa em algo do gênero e ainda ganhar o oscar…
    Uma das maiores propagandas deles no mundo todo e ainda de graça…
    deviam eh pagar pros caras por usar…

  2. Esse comentário é sobre um fato curioso que aconteceu semana passada, depois da cerimônia de premiação do OSCAR 2010.

    O filme vencedor na categoria “melhor curta-metragem de animação”, “Logorama”, do cineasta argentino Nicolas Schmerkin, é visualmente e conceitualmente, muito parecido, mas muito mesmo, com minha série de colagens digitais feitas a partir de logomarcas, que batizei de “LOGO ART”. Para ver minhas imagens acesse http://www.flickr.com/photos/marafundabstrata.

    Desde 2006 venho desenvolvendo a “LOGO ART”, a simultaneidade com o filme “Logorama” mostra como as idéias estão no ar e foram captadas e elaboradas por dois artistas que não se conheciam e criaram obras independentes entre si, mas em profunda ressonância estética; um nas artes plásticas e o outro no cinema.

  3. Maravilhoso, esplendido e ganhador do OSCAR 2010! Que bela propaganda das marcas e ícones da barbárie. What porra is that? Where´s WTC? Oh shit, oh god, jc, motherfuckers, sons of a bitch! Que belo sacanear os símbolos! Digno do “pensar” Walt Disney. Um terço dos humanos tem fome, sede e moram ao relento; e eu, você e os dois terços restantes somos os responsáveis disto. Saudações a todos, nos vemos no inferno! I never will GO to heaven! And you? Meu um único desejo é acender uma chama em vosso coração e em vossa mente e viver, um dia, mesmo que seja um único dia em que todos seremos iguais. Bem, então, vamos aos donos. Eis a nominata:

    – Estados Unidos – Presidente Barack Obama
    – Japão – Imperador Akihito – Primeiro-ministro Yukio Hatoyama
    – Alemanha – Chanceler Angela Merkel
    – Reino Unido – Chefe de Estado Isabel II – Primeiro-ministro Gordon Brown
    – França – Presidente Nicolas Sarkozy
    – Itália – Primeiro-ministro Silvio Berlusconi
    – Canadá – Primeiro-ministro Stephen Harper
    – Rússia – Presidente Dmitry Medvedev
    – União Europeia – Presidente José Manuel Barroso e Fredrik Reinfeldt
    – África do Sul- Jacob Gedleyihlekisa Zuma
    – Arábia Saudita – Abdallah bin Abdul Aziz Al-Saud
    – Argentina – Presidente Cristina Fernández de Kirchner
    – Austrália – Primeiro-Ministro Kevin Rudd
    – Brasil – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    – China – Presidente Hu Jintao – Primeiro-ministro Wen Jiabao
    – Coréia do Sul – Presidente Lee Myung-bak – Primeiro-ministro Chung Un Chan
    – Índia – Presidente Pratibha Patil – Primeiro-Ministro Manmohan Singh
    – Indonésia – Presidente Susilo Bambang Yudhoyono
    – México – Presidente Felipe Calderón
    – Turquia – Presidente Abdullah Gül – Primeiro-ministro Recep Tayyip Erdo?an

    1 – Royal Dutch Shell – Petróleo (Holanda) – US$ Bi 458,3
    2 – Exxon Mobil – Petróleo (EUA) – US$ Bi 442,8
    3 – Wal-Mart Stores – Varejo (EUA) – US$ Bi 405,6
    4 – BP – Petróleo (Grã-Bretanha) – US$ Bi 367
    5 – Chevron – Petróleo (EUA) – US$ Bi 263,1
    6 – Total – Petróleo (França) – US$ Bi 234,6
    7 – ConocoPhillips – Petróleo (EUA) – US$ Bi 230,7
    8 – ING Group – Financeiro (Holanda) – US$ 226,5
    9 – Sinopec – Petróleo (China) – 207,8
    10 – Toyota Motor – Automotivo (Japão) – US$ Bi 204
    General Electric; China Mobile; Indl. & Coml. Bank of China; Microsoft ; Gazprom; At&T; Citigroup; Bank of America; Procter & Gamble; HSBC; China Construction Bank; China Life Insurance; BHP Billiton; Cisco Systems; EDF; Vodafone Group; Johnson & Johnson; Berkshire Hathaway; Bank of China; Nestle; American International Group; Pfizer; Roche; IBM; Vale do Rio Doce; Petrobras; JP Morgan Chase; Intel; Nokia; GlaxoSmithKline; Eni; Altria Group; Novartis; Apple; Telefonica; Coca-Cola Company; Google; Rio Tinto; Verizon Communications; Hewlett-Packard; Eon.

    1 Carlos Slim Helu e família US$ 53,5 bilhões
    2 Bill Gates US$ 53 bilhões
    3 Warren Buffett US$ 47 bilhões
    4 Mukesh Ambani US$ 29 bilhões
    5 Lakshmi Mittal US$ 28,7 bilhões
    6 Lawrence Ellison US$ 28 bilhões
    7 Bernard Arnault US$ 27,5 bilhões
    8 Eike Batista US$ 27 bilhões
    9 Amancio Ortega US$ 25 bilhões
    10 Karl Albrecht US$ 24 bilhões
    11 Ingvar Kamprad e família US$ 23 bilhões
    12 Christy Walton e família US$ 22,5 bilhões
    13 Stefan Persson US$ 22,4 bilhões
    14 Li Ka-shing US$ 21 bilhões
    15 Jim Walton US$ 20,7 bilhões
    16 Alice Walton US$ 20,6 bilhões
    17 Liliane Bettencourt US$ 20 bilhões
    18 S. Robson US$ 19,8 bilhões
    19 Alwaleed Bin Talal Alsaud US$ 19,4 bilhões
    20 David Thomson e família US$ 19 bilhões

    Antonio Rezende – Anno domini 2010

  4. É claro que o papo do produtor:”Espero que eles tenham a mente aberta de que isso é ficção e não representa a realidade.” é pura mentira. Todos sabemos que o filme representa uma crítica à atual sociedade como um todo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile