Atenção: esse post contém SPOILERS para quem acompanha Modern Family e ainda não assistiu ao episódio “Game Changer”.
Quem navega na internet ou é ligado ao mundo da tecnologia soube que esta semana a Apple lançou no último final de semana o iPad, o novo gadget da empresa de Steve Jobs. Toda a web esteve de olho na imensa fila que se formou em Nova York de pessoas loucas para serem os primeiros proprietários do aparelho.
Como sou fã de várias séries, fiquei surpreso ao assistir ao episódio desta semana de Modern Family (Game Changer), comédia da ABC que está obtendo ótima audiência nos EUA. O iPad foi envolvido na trama, porque era aniversário de Phill e ele queria como presente o “iPhone em versão tijolo”. Ou seja, a Apple conseguiu uma espécie de “comercial subliminar de 20 minutos”, com direito à exibição de toda a fachada da Apple Store.
Certamente deve ter dividido opiniões. Eu gostei e não me incomodei com o “merchan”, mas teve gente que não gostou. Eu curti pois os personagens não falavam toda hora como o iPad é fantástico, maravilhoso, como acontece com os “merchans” das novelas brasileiras. O único momento que o iPad aparece é no final do episódio.
Acredito que o advertainment (misturar entretenimento com propaganda) é uma opção válida para divulgar um produto. O Toma lá, Dá Cá fez isso com a maionese Hellman´s e com a Arno, tornando os produtos alvos das suas piadas e não vi pessoas comentando como foi ruim fazerem propaganda no meio do programa.
E você? É a favor ou contra essa prática?
(Perdón por el español)
tenemos que tener especial cuidado para no confundir el product placement y el advertainment. El primero no es más que una interrupción. El producto invade al consumidor de forma más activa o pasiva, mientras tanto, el advertainment crea contenido, es la marca quien crea todo el producto, ya sea una serie, un corto, un juego o cualquier otro formato. Tienen que conseguir que el público acuda al producto y no al revés como en la publicidad convencional. Creo que el ejemplo del I-pad se acerca más al product placement.
Me encanta este blog, me ayuda mucho en mi formación.
Alvaro, existem três tipos de advertainment: o product placement, o product integration e o branded contention. No Brasil, as pessoas confundem de forma equivocada, até mesmo em artigos acadêmicos, advertainment com branded content.
Oi, Caio. Ao contrário do que muitos pensaram, a NBC nega que o episódio foi uma estratégia de product placement. Segundo eles, foi ideia dos roteiristas aproximar a série das manias e neuroses contemporâneas, o que inclui a macmania.
http://www.dailyfinance.com/2010/04/02/getting-ipaid-did-abc-sell-out-modern-family-for-ipad-hype/
[…] Caio. Advertainment do iPad em Modern Family. Blogcitário. 05 abr. 2012. Disponível em: <https://blogcitario.blog.br/2010/04/advertainment-do-ipad-em-modern-family/comment-page-1/#comment-51…>. Acesso em: 24 mai. […]