Artigo

Ciclo de Vida das Mídias Sociais

Quem estudou Marketing na faculdade sabe que produtos e serviços passam por fases durante as suas “vidas” no mercado. Certamente você conhece algumas empresas antes poderosas que desapareceram sem deixar vestígios.

Depois de observar o grande desejo das pessoas em conseguir o tão sonhado convite para o Google+, resolvi adaptar esse conceito do Marketing e apontar, baseado apenas na minha experiência, em quais fases as principais mídias sociais estão vivendo atualmente no mercado brasileiro:

Introdução: momento que o produto é lançado no mercado. Quando se trata de produto físico, as vendas crescem lentamente. No mercado de mídias sociais, o Google Plus está nesta posição subvertendo a regra desta fase: ela já nasceu grande ao obter uma demanda insana em apenas dois dias de vida. Com o apoio logístico gigantesco do Google, tem tudo para se firmar. Mas também pode se juntar aos finados Wave e Buzz que conheceu o Declínio em pouco tempo.

Crescimento: o próprio Google + já está bem perto de entrar neste estágio. É quando o produto/serviço já é conhecido e gera lucros e vendas para a empresa, mas quem está desfrutando esse momento é o Facebook. A rede de Mark Zuckerberg não para de aumentar sua base de usuários e chegando a ter valor especulado em 50 bilhões de dólares.

Maturidade: o Twitter experimentou um aumento absurdo entre 2009 e 2010, gerando muita receita para a marca através de publicidade. Mas este ano o microblog parece que estabilizou o aumento de usuários, mas continua sendo uma das meninas-dos-olhos de muitas campanhas em mídias sociais além de não apresentar sintomas de desgaste ou insatisfação entre os tuiteiros.

Declínio: há boatos que o Orkut está na pior. Mas a rede social mais antiga do Google ainda possui mais de 30 milhões cadastradas no serviço (se isso é estar na pior…) e há pouco mais de 7 anos reina no Brasil. Como você pode ver no link deste tópico, grandes marcas ainda têm consciência da importância que o Orkut possui junto aos brasileiros. Mesmo assim, deixarei ele aqui por observar em outras mídias sociais número considerável de amigos e pessoas influentes declarando que cometeram “orkuticídio” e estão se sentindo bem com esta decisão.

Quero saber sua opinião caro leitor, amada leitora: você concorda com a classificação deste vos escreve ou acrescentaria algo? Contribua com seu comentário.

Deixe seu recado

12 Comentários

  1. Acho que o orkut está na pior sim, não é pelo fato de ter tantos cadastros que a sua utilidade continua a mesma, infelizmente, a rede que introduziu muitas pessoas nas mídias sociais se encontra em decadencia.

  2. Nós usuários de redes sociais somos tão futeis… Estive lendo sobre o ciclo de vida dessas redes e constatei que é bobagem se desesperar, para ingressar em qualquer delas! Antigamente o fotolog (que não é exatamente uma rede social) era disputado a tapa, quem quer fotolog hj?depois veio a febre do orkut! quem tinha orkut era cool, descolado… Quem dá importancia ao orkut hoje? Tô vendo gente até vendendo “convite” para o Google+… Enfim! como somos bobos…

  3. Acredito que, esses que cometem o “orkuticidio” estão mais para, “ah, quero ser mais cool, quero desafogar um pouco meu ego, não quero me misturar com o povão”, o que vemos é que sempre que algo se popularização, as pessoas tendem a rebaixar, ou cuspir no prato que comeram. Uso o orkut todos os dias, gosto do layout e da privacidade que sinto nele, assim como na segurança. Todos já têm Facebook, mais quantos anos para ele entrar em declínio? hehe
    Uso também meu facebook e não é por isso que cometerei “Orkuticídio”, cada qual tem sua utilidade.
    Enfim, como Fernando Magnus disse: “como somos bobos…”
    verdade

  4. Acredito que o Orkut já esteja na fase de declínio sim, embora ainda seja muito forte principalmente se falando de Brasil. Mas podemos observar que muita gente vem cometendo o tal “Orkuticidio”, outros ainda tem suas contas mas já não atualizam frequentemente suas páginas e tem aqueles que ainda estão nele, mas já nem entram mais.

    É bom frisar que esta fase de declínio não significa o fim do Orkut, ele pode sim ser descontinuado e acredito até que será, embora isso ainda levará algum tempo devido a força que continua tendo.

    Mas quem sabe o Google não surpreende e consegue revitalizá-lo, quem sabe até com um reposicionamento?

    Vamos aguardar!

  5. Concordo com a classificação baseada no ciclo de vida do produto, ou seja, o ciclo de vida das redes sociais. Mas as redes sociais não podem ser consideradas um produto/serviço? Devido aos anúncios feitos nelas? Notem que de uns dois anos pra cá os anúncios do orkut aumentaram e no facebook nem se fala, certo? Já no twitter eu não sei, até porque não tenho e nem pretendo ter, por enquanto. Mas está certo pensar assim? Ou são meios de comunicação? Rs. Fica ai mais um tema pra discussão, talvez.
    Beijo, beijo!

  6. Concordo com o Dennis, pra mim as redes sociais, não passam de protudos/serviços! Já que além de todos os seus recursos e joguinhos elas transbordam anúncios. E se forem reparar no orkut os anúncios aumentaram de dois anos para cá, quando o facebook estava no começo e quase ninguém conhecia, e ele era top da internet. Já hoje o facebook é o maior outdoor da internet, todo mundo pode curtir o seu produto e a sua marca preferida.

  7. Na verdade o que acontece é que acabamos por nos prostituir nessa massiva rede de entretenimento que a cada segundo lança uma novidade e com base nas atuais necessidades mercadológicas, nos inserimos neste universo para adquirir cada vez mais conhecimento e ampliar nossas redes de contatos.

  8. Acredito que o orkut esteja sim na pior. Na minha opiniao, o orkut veio com uma proposta, que era de ser um grande fórum, que gera conteúdo através das comunidades, além de facilitar a comunicaçao entre pessoas que tem os mesmos gostos e participam delas. Até aí, tudo bem, a versao antiga do orkut agradava muito aos usuários, pois era simples e agradável de navegar. Conforme foi tentando se renovar, possibilitando o usuário postar mais fotos, usar mais aplicativos, permitir certas mensagens de spam, que o facebook nao permite, ela foi desagradando aos usuários fiéis e perdendo sua excencia. Ainda que crescesse em ritmo acelerado, esses eram apenas os usuários que queriam estar na “moda”e etc. O orkut virou um mega forum de conteúdo, de informaçao, reclamaçao, critica e etc. As empresas que souberam tirar proveito disso, tinham um ‘portal de reclamaçoes e insatisfaçoes” mastigado, alí pra saber o que agradava ou nao o consumidor. Muito material intelectual foi produzido alí. Quem nunca foi no orkut pra fazer uma pesquisa escolar? Pra saber se comprava tal coisa ou nao? Acho que o maior erro do orkut, foi nao valorizar essas informaçoes e investir mais em publicidade voltada para aqueles que acompanhavam os assuntos de suas comunidades e etc. O erro do orkut foi esse, valorizar demais a quantidade em detrimento da qualidade. Mas como pra empresas, quanto maior, melhor…

  9. Bem, como vi em alguns comentários acima dizendo ser “cool” está nas mídias sociais do momento, realmente nao sabe o que esta dizendo,cool é vc esta ligado e conectado com seus amigos independente de onde estejam, redes sociais, barzinhos, praia, baladas ou mesmo eu sua casa reunindo-os p um bom vinho ou um filme. Condicionar ser da hora ou não, simplesmente pelo o fato de está cadastrado numa rede social do momento é simplificar as coisas demais. A velocidade com a internet funciona em nossas vidas é espetacular, talves isso que nos fascina tanto nesta. Então, assim, como produtos e serviços tradicionais que aparecem e com o tempo ficam obsoletos, existem o ortuk, fotolog, como este mencionado e desenterrado num comentário recente, que sao produtos a serem condenados a se reciclarem constantemente, caso contrario fica à margem das novas onda do momento. Entao se o facebook esta na crista, ótimo, usemos e abusemos de seus serviços, façamos amizades, compremos produtos e esgotemos ate o ultimo bite, ate que surgir outro produto, que seja o google+ ou outro qualquer, o que nao podemos é ser escravos deste meios e sim usuários! Ate porque eles passam e nós ficamos para esta nas próximas cenas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile