Mini Entrevista

Mini entrevista: Edney Souza, o interney

Edney, mais conhecido como interney, é uma das personalidades mais conhecidas da internet brasileira. Formado em Processamento de Dados, em 2005 seu blog tornou-se sua fonte de renda principal e foi reconhecido como o mais popular do Brasil pelo IDG Now! entre 2006 e 2008.


Em 2006 foi um dos fundadores da primeira rede profissional de blogs do Brasil, o InterNey Blogs e em 2008 foi um dos fundadores da Agência Polvora!, especializada em mídias sociais. Além disso, é Coordenador da área de Social Media da Campus Party Brasil, Professor de Redes Socias na FGV, Jump Education e Ecommerce School, Diretor da APADI – Associação Paulista das Agências Digitais, Conselheiro Estratégico da boo-box e Coordenador do curso de Educação Executiva em Redes Sociais, que começa dia 16/08/2011.

Por isso, ninguém melhor para falar um pouco sobre a relação da publicidade com as mídias sociais. Confira a mini entrevista realizada via e-mail:

1- Em um post sobre analistas em mídias sociais brinquei dizendo que “se blogueiro fosse Pokemón, o próximo estágio de evolução seria para especialista em mídias sociais”. No início do mercado eles eram a escolha mais coerente para atuar na área. Agora, com o mercado cada vez mais profissional, pessoas que são apenas blogueiras e usuárias das mídias sociais ainda têm chances de ser contratada ou as agências já estão exigindo algum tipo de especialização?

Faz um bom tempo que não contratamos ninguém na Polvora! por ser apenas blogueiro ou usuário de redes sociais, isso continua sendo um diferencial importante na contratação, mas uma formação completa ou em andamento na área de comunicação passaram a ser requisitos obrigatórios. Existem diversos cursos de especialização em mídias sociais que somam conhecimento e pontos na hora de disputar uma vaga de Analista de Mídias Sociais no mercado.

2- Para você, qual mídia social consegue deixar a publicidade mais “natural” para o usuário, sem incomodá-lo e estimulando a sua participação?

Os 4 canais mais utilizados para publicidade em mídias sociais são: Facebook, Twitter, YouTube e Blogs, particularmente gosto das ferramentas que o Facebook proporciona, criando espaços e recursos específicos para empresas.

3- Apesar do Orkut ainda receber investimentos de grandes marcas, muitos usuários insistem em afirmar que ele está morrendo aos poucos. Qual sua opinião sobre a atual situação desta mídia social?

O Google Brasil tem retomando o investimento no Orkut para reverter esse quadro, com a criação das comunidades patrocinadas e uma série de outros recursos ele tem mantido uma taxa de crescimento suficiente para continuar no topo do ranking brasileiro, eu ainda acredito que o Orkut vai morrer por falta de uma estratégia que faça sentido para o Google globalmente, mas isso vai demorar muito mais do que estava sendo previsto anteriormente.

4- Depois que Twitter, Youtube, Facebook e outras ficaram mais populares está mais fácil convencer pequenas e médias empresas a criarem campanhas voltadas para este meio?

Pequenas e médias empresas sempre estiveram bem interessadas em como usar redes sociais, principalmente pela promessa de baixo custo de investimento publicitário, com a popularização os cursos e profissionais necessários para se prepararem para isso estão mais acessíveis.

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3 Comentários

  1. De fato existem muitos tweets triviais mas ha tambem espaco para conversas profundas noticias observacoes e comentarios inteligentes..2 Se o Twitter nao consegue obter nem seu proprio lucro nao e uma alternativa viavel para o meu negocio.O Twitter so nao esta ganhando mais dinheiro porque este nao e o objetivo principal do negocio. Ja permanecer relevante para esses mesmos 200 milhoes de membros por um longo periodo de tempo ai sim e dificil.

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