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Bill Bernbach, o mito da publicidade

Você sabe quem é William “Bill” Bernbach? Todo publicitário deve agradecer à ele por ter reinventado a profissão entre as décadas de 1960 à 1970. No dia 13 de agosto comemorou-se o centenário do gênio reverenciado até por Don Draper, protagonista de Mad Men e “concorrente” de Bill dentro da série.

Na vida real, ele era o mad man da publicidade norte-americana junto com sua agência Doyle Dane Bernbach, mais conhecida como DDB, uma das mais premiadas de todos os tempos. Dentro de uma sociedade que estimulava a pensamentos megalomaníacos, Bill criou a campanha mais influente da história, segundo a Advetising Age, simplesmente pedindo para “pensar pequeno” para anunciar o Fusca.

Ele reinventou o mercado ao juntar redator e diretor de arte como dupla criativa dentro da agência, modelo em vigor até hoje e considerado ideal por muitas agências mundo afora. Usou a honestidade como matéria-prima para surpreender o público com seus anúncios. Dica de ouro que vale até hoje.Vestiu a camisa da sua agência até a morte, em 1982, e deixou como herança frases muito valiosas para qualquer profissional:

“A mágica está no produto”.

“Corretamente usada, a criatividade faz um anúncio realizar o trabalho de dez”.

“Propaganda não cria vantagem para o produto. Ela apena convence o consumidor desta vantagem”.

“Ninguém conta a qualidade de comerciais seus que vão ao ar. Eles lembram-se apenas da impressão que você deixa”.

“O boca a boca é a melhor mídia de todas”.

“O propósito da publicidade é vender. É por isso que o cliente paga, e se esse objetivo não permear cada ideia que você tem, cada palavra que você escreve e cada foto que você tira, então você é uma farsa e precisa sair desse mercado”.

“Vamos provar ao mundo que bom gosto, boa arte e bom texto podem resultar em boa venda”

Uma das filiais da DDB criou um clipe para homenagear o patrono da agência:

Leia mais sobre o criativo e outras campanhas memoráveis dele neste texto especial do Meio & Mensagem.

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