Artigo

Publicidade não faz milagre

– Orlandinho, tô na linha com potencial cliente. Passando a ligação.
– Orlandinho, boa tarde.
– Boa tarde. Tô querendo fazer propaganda do meu produto. Você pode me ajudar?
– Claro! Vamos marcar uma reunião.

Orlandinho arruma portfólio da agência, pega o paletó e parte para a empresa do futuro cliente, já que confia na sua lábia de Atendimento para convencê-lo a deixar a conta na carteira da agência. Chega e logo é atendido pelo empresário.

– É o seguinte, meu jovem. A nossa marca está prestes a lançar uma bebida energética chamada Powerguido. As nossas pesquisas detectaram sérios problemas: muita gente não gostou do sabor e ele não tem uma aparência muito agradável. Mas teremos que lançar mesmo assim, já que foi investido muito dinheiro para criar a bebida.
Neste momento, Orladinho não sabe o que dizer. Como é que ele vai entregar um briefing na agência dizendo que a bebida é feia e ruim? Como sair dessa enrascada?

– Seu Silva, publicidade apresenta o santo, mas não faz milagre. Do que adianta criar uma campanha muito boa para um produto potencialmente… ruim? – sabia que esta última palavra poderia colocar a negociação a perder, mas ele não segurou o desabafo.
– Por isso que estou disposto em investir R$ 2 milhões na campanha, colocar anúncios e comerciais em todos os lugares possíveis.
– Opa, já que é assim, negócio fechado – disse Orlandinho, esquecendo completamente o que disse há alguns segundos.

Muito dinheiro garante muitas mulheres para qualquer cara, mas o mesmo não se aplica para um produto pouco atraente. Nesses casos, publicidade de qualidade pode até acelerar o fracasso do produto ou serviço anunciado já que ela vai gerar expectativa, as pessoas vão comprar para conhecer e se decepcionar logo em seguida. O boca-a-boca negativo se espalha mais rápido que fotos de famosas vazadas na internet e decreta a morte prematura de um membro da marca.

Já disse isso aqui, mas não custa repetir: a alma do negócio é a qualidade do que está sendo anunciado e não a propaganda. Empresário, pense nisso antes de procurar uma agência publicitária. O mercado e, principalmente o consumidor, agradece.

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