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O impacto da pesquisa Como é trabalhar aí 2.0 nas agências de publicidade

O impacto da pesquisa Como é trabalhar aí 2.0 nas agências de publicidade

Em 2016, o mercado publicitário presenciou o surgimento de uma lista pedindo feedbacks de quem trabalhava em agências e gerou grande buzz. Pelo menos, nas mídias sociais. Tanto que foi o primeiro vídeo que fiz para o meu canal. Agora em 2018, lançaram o Como é trabalhar aí 2.0.

Com um formulário pedindo pra dizer qual agência trabalha, a cidade e o comentário é o suficiente para viralizar. Até o momento que escrevi este post, eles receberam mais de 1000 comentários, essencialmente agências de São Paulo. Se você leu algumas respostas, percebeu que várias agências receberam denúncias e alguns profissionais foram citados com sérias acusações.

Você pode pensar que os comentários foram feitos por pessoas que aproveitaram a oportunidade para queimar seus desafetos dentro da agência. Pode até ter, mas quando a maioria das respostas tem opiniões negativas em relação a determinadas agências, percebe-se que, infelizmente, o cenário não mudou tanto desde que a primeira pesquisa foi criada.

Afinal, Como é trabalhar aí 2.0 pode ajudar efetivamente o mercado?

Apesar da energia pesada das opiniões, eu acredito que é uma oportunidade do mercado criar oportunidades para discutir sobre as relações profissionais. Um sinal que o assunto ainda não merece a devida atenção está no número de downloads do episódio do Podcitário sobre as mulheres no mercado publicitário.

Enquanto os episódios sobre Instagram, YouTube e outros possuem um número muito bom, este teve um desempenho tímido. Provavelmente, muitos acham que não vale ouvir o que duas publicitárias têm a dizer sobre o que elas passam em um ambiente de trabalho. E o que foi debatido está alinhado com os casos de assédio, machismo e outras acusações expostos na planilha. Portanto, passou da hora de organizar encontros, seminários e eventos com essa temática em todo o país.

Um ambiente de trabalho envolve muito mais que desempenho profissional. Quando os gestores ignoram que estão gerenciando pessoas e só visam o trabalho “pra prêmio”, uma hora as consequências aparecem. E para todo mundo ler.

Resta torcer para que, desta vez, esta Como é trabalhar aí 2.0 realmente ajude na mudança de atitude e comportamento de quem lidera as agências brasileiras. Neste texto do Meio e Mensagem feito pelo criador da planilha original, havia essa esperança.

E você, como pretende contribuir para esta mudança?

Update: neste post, você vê um relatório que organiza as informações da planilha automaticamente, onde dá pra saber quais foram as agências mais citadas, por exemplo.

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