Artigo

Aprenda como anunciar vídeos no seu canal no YouTube

Aprenda como anunciar vídeos no seu canal no YouTube

Por diversas razões, muitos canais não atingem milhões de views com seus materiais. Se for o seu caso, existe a opção de anunciar vídeos do seu canal no YouTube. Fazer publicidade no YouTube, ao contrário do que você pensa, pode ser uma boa ideia. No caso, um pre roll de 5 segundos do seu vídeo em um canal com assuntos semelhantes ao seu. Baseado na experiência que eu tive, vou dar algumas dicas no decorrer do post.

Primeiros passos para anunciar vídeos do canal

Para começar, acesse o canto superior direito e clique em Estúdio de Criação. Escolha o vídeo que você deseja impulsionar. Depois disso, na caixa de opções que fica abaixo do número de visualizações, likes e comentários, selecione Promover.

Promover - Anunciar vídeo no YouTube

Depois, você encontrará a tela avisando que a configuração para anunciar vídeos será feita no Google Ads, plataforma de publicidade do Google. As principais escolhas são: escolher o vídeo, o tipo de público que verá o anúncio e quanto de verba você investirá. Clique em Primeiros Passos.

Tela de início Google Ads

Você terá os dados para configurar o anúncio. Dê o nome da campanha. Para inserir como pre roll que tem os cinco segundos obrigatórios, escolha a opção Reproduzido automaticamente antes de outros vídeos do YouTube.

Logo abaixo, tem o link na qual você deseja que o vídeo leve. Pode ser para a home do seu canal, blog ou outro lugar da sua preferência.

Tela de anúncio YouTube

Chegou a hora de definir se o vídeo vai impactar o Brasil inteiro ou um estado ou cidades específicas.

Locais do anúncio do YouTube

A próxima etapa são as informações demográficas. Na parte de intenção do cliente, vale marcar as categorias que são mais parecidas com o assunto do vídeo.

Se por acaso você tiver dúvidas,  marque uma opção e vá na aba Ideias para pegar as sugestões que vão aparecer. Depois, é só definir quantos reais você quer investir e crie a campanha. Não esqueça de definir o início e término da campanha para não ter surpresas na fatura.

 

Dicas para fazer publicidade no YouTube

O primeiro passo é analisar é sobre o objetivo da campanha. Certamente você quer aumentar as visualizações e, consequentemente,  o número de inscritos. Por isso, eu sugiro que você pense em um vídeo voltado para este impulsionamento. Claro que você pode patrocinar aquele vídeo que você acha muito bom ou que teve muitos comentários. Mas vale lembrar as caraterísticas do anúncio:

  • Em anúncio pre roll, cinco segundos obrigatórios
  • Em forma de pesquisa, a miniatura aparece em cima devidamente sinalizado
  • Determinar a faixa de público da campanha

Para anúncio pre roll: se você tem costume de fazer uma saudação quando começa, já perdeu o trecho de convencer a pessoas a não clicar no botão para pular anúncio. Por isso, vale mudar um pouco a estrutura e pensar em uma frase curta que desperte a curiosidade do espectador. Lembre-se que o vídeo chegará a um público que não te conhece. Depois da frase, você pode aplicar o roteiro que está acostumado.

Para anúncio em pesquisa: como ele vai aparecer em pesquisas relacionadas do usuário (se o seu vídeo for sobre bolo de chocolate, ele vai aparecer apenas nesse tipo de busca ou até mesmo se a pesquisa for “bolo”), concentre-se no título e na capa do vídeo para atrair o olhar e incentivar a pessoa a abrir seu vídeo.

Vai anunciar o vídeo para quem?

Essa é uma das partes fundamentais para divulgar seu vídeo com mais eficiência: determinar o público que você deseja que assista ao seu material. Para ajudar nesta parte, eu sugiro que você consulte o Analytics do seu canal. Ele pode ser acessado no Estúdio de Criação, no canto esquerdo.

Afinal, você quer ampliar o seu público e é melhor impactar fatia de público que você já tem. Se a maior parte de quem assiste aos seus vídeos é do sexo feminino entre 20 e 25 anos, é uma boa configurar a campanha com foco nessa faixa.

Vale a pena?

Pela experiência que eu tive, anunciar seu vídeo precisa de uma verba considerável. Naturalmente as visualizações vão aumentar, mas vai depender da quantidade de verba investida. Sobre aumento de assinantes, não houve crescimento além da faixa normal.

Por isso, eu acredito que vai servir para um novo público conhecer seu trabalho e o algoritmo passar a recomendar outros materiais seus para essas pessoas. Se você já fez alguma campanha, deixe sua experiência nos comentários para ajudar outras pessoas.

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.