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Influenciadores digitais no Marketing Digital: como usar na sua estratégia

Influenciadores digitais no Marketing Digital: como usar na sua estratégia

Influenciadores digitais no Marketing Digital é uma das estratégias mais utilizadas pelas agências e marcas. Por ser um mercado relativamente novo, não existe um “manual de instruções”. Mas os anos de experiência dos profissionais já permitem definir o que funciona nesta relação.

Este artigo foi feito com base em um post que publiquei no meu Instagram e que terá novas informações sobre como você conta com a força dos influencers para expandir seu negócio ou dos seus clientes.

O que é preciso saber sobre influenciadores digitais

Muitos empreendedores ou empresários querem fazer parcerias com influenciadores digitais, mas por falta de experiência e colocar o foco apenas no número de seguidores, muitas vezes ficam frustrados com o resultado obtido.

Por causa dessa forte crença em pensar influenciadores digitais no Marketing Digital com a mesma lógica de campanha em mídia tradicional, muita gente não acredita que, em alguns casos, contratar uma pessoa com milhares de seguidores é mais efetivo que tem milhões de pessoas.

O primeiro passo ao montar a lista de influenciadores digitais para sua estratégia é definir o objetivo de marketing da ação. Afinal, se a marca atua apenas em uma cidade, é necessário investir muito dinheiro no influencer que atinge muitos estados do Brasil e, quem sabe, no mundo?

Funil de marketing digital com influenciadores digitais

Por isso, eu trago o funil desenhado pelo The Business Of Fashion com os tipos de influenciadores e os objetivos de venda que mais se encaixam no estilo deles. Considerando que os seguidores foram conquistados de forma orgânica, logicamente.

Macro (mais de 500 mil seguidores): neste patamar, o público destes influenciadores se torna cada vez mais genérico, sem características em comum. Por isso, neste caso, o objetivo da ação é tornar a marca conhecida ou o fazer o público tomar consciência da existência dela e considerar a compra. É uma ótima forma de impactar muitas pessoas. Principalmente quando existe muita verba disponível para investir.

Mid (entre 100 e 500 mil seguidores): o objetivo que mais se encaixa nesse caso é aplicar técnica de storytelling. O perfil ainda não é tão grande, mas ainda possui conexão com seus seguidores. No storytelling, a marca pode montar série de posts em parceria com o(a) dono(a) do perfil para contar uma história envolvente, por exemplo.

Micro (entre 10 a 100 mil): para marcas que querem se associar a perfis com vários comentários que vão além do “linda”, que salvam os posts, recomendam para amigos e outras ações a favor do perfil.

Nano (entre mil a 10 mil): este grupo de influenciadores é perfeito para quem quer conversão, pois os seguidores possuem características e gostos muito parecidos. Além disso, a conexão e relação de confiança é muito forte. Em 2012, eu tinha pouco mais de mil seguidores, mas uma faculdade de publicidade conseguiu vários inscritos para um concurso que ajudei a divulgar.

Como medir resultados das ações?

Existem diversos métodos para mensurar o retorno dos influenciadores digitais no marketing digital. Existem empresas que fazem esse serviço. Para quem não possui muita verba para isso, seguem algumas dicas.

  • Use o bit.ly ou outra forma de criar tags para cada influenciador que usar os links da campanha.
  • Monitore os comentários nos posts dos influenciadores para observar o sentimento do público em relação ao produto ou serviço anunciado. Ou ao envolvimento do influencer com a marca.

Para complementar esse conteúdo, ouça três episódios do Podcitário envolvendo estratégias com influenciadores digitais: 

Como se tornar influenciador digital, parcerias comerciais com influenciadores digitais e Marketing de influência das marcas.

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