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Google Ads em 2020: o que é e como anunciar para vender mais

Google Ads em 2020: o que é e como anunciar para vender mais

Google Ads em 2020, assim como as outras áreas do Marketing Digital, teve grande procura neste isolamento social. Inclusive, eu coloquei como opção para gerar renda neste episódio do Podcitário por dois motivos:

  • O mercado digital tem muitos profissionais que fazem Facebook e Instagram Ads, mas poucos entendem de verdade o sistema do Google para executar junto aos clientes. Estou neste grupo.
  • Empreendedores que oferecem serviços que resolvem uma necessidade específica (dentista, psicólogo, marceneiro, etc) podem receber contatos qualificados investindo relativamente pouco.

Por isso, o objetivo deste post é te ajudar na introdução aos anúncios na maior ferramenta de busca do mundo.

O que é Google Ads?

Antes chamada de Adwords, é o sistema de publicidade online do Google. Ou seja, o sistema permite que as marcas apareçam em destaque. Principalmente em pesquisas são feitas nas buscas, em peças gráficas de site e blogs segmentados e naqueles comerciais de cinco segundos do YouTube.

Exemplo de anúncio na busca

Muitos profissionais do mercado, às vezes, acham que o público conhece a dinâmica da publicidade e fica com o receio da marcação. Vale lembrar que é necessário fazer o que o público precisa e não o que o profissional quer.

Como funciona o Google Ads em 2020?

O primeiro passo após é definir a meta, que aparece após você clicar em Nova campanha.

Quando você passa o mouse em cada meta, o sistema indica as opções para você ou seu cliente impactar potenciais clientes. Os tipos de anúncios são:

  • Campanha de pesquisa (igual à imagem acima)
  • Rede de Display (banners em sites e blogs selecionados)
  • Campanha de shopping
  • Campanha de vídeo (para YouTube)
  • Campanha para apps (banner em aplicativos)

A seguir, você acompanha quais destas opções são úteis para o seu objetivo de campanha.

Campanha de pesquisa

Esta opção deixará o anúncio em destaque, acima do primeiro resultado da pesquisa realizada pela pessoa. Portanto, bem visível aos olhos da pessoa para entrar em contato com a empresa.

Ele é ideal para quem oferece serviços que resolvem necessidades específicas que surgem em determinado momento do público. Ou seja, está cada vez mais comum a busca por marceneiros, encanadores e outros cargos quando for preciso.

Este fenômeno foi apontado, já em 2015, pelo próprio Google e é chamado de Micro Momentos. Neste post você terá mais detalhes sobre o termo, onde a empresa indica quatro grandes momentos da relação das pessoas com a busca.

Se em 2015 o momento “Eu quero comprar” já tinha porcentagem considerável, imagine em 2020, com a ampla presença de smartphones e barateamento dos dados. Falei sobre isto neste post no meu blog de consultoria.

As pesquisas realizadas no Google, portanto, possuem alta intenção de compra.

Ao escolher Rede de Pesquisa, é possível escolher o destino da campanha.

  • Visitas ao site
  • Ligações telefônicas
  • Visitas à loja
  • Downloads do aplicativo

Quando usar a Rede de Display

A Rede de Display é a forma ideal de exibir sua campanha em grandes sites, blogs e até no YouTube (através daqueles banners próximo à linha do tempo do vídeo).

Ou seja, é a chance das suas peças aparecerem em sites que tenham afinidade com sua área de atuação.

Ao clicar nesta opção, portanto, o Google Ads vai perguntar quais destas opções você deseja:

  • Campanha padrão de display: você escolhe configuração, define as segmentações e conta com certa automação para rodas os anúncios.
  • Campanha inteligente de display: a campanha será otimizada baseada no desempenho da mesma e o interesse despertado pelo público.
  • Campanha do Gmail: para caso queira que o anúncio interaja com usuários que estejam lendo seus e-mails. Ou seja, vai aparecer naquele topo destacado no Gmail.

O formato da campanha pode ser em texto, imagem e vídeo.

Como este estilo de campanha necessita de peças gráficas, a plataforma disponibiliza o Display Ad Builder. Ela oferece imagens de bancos de imagens que podem “quebrar um galho” nesta área.

Neste exemplo, você perceber que as imagens são genéricas. Eu acredito que vale a pena criar layout que traduza a personalidade da sua marca.

Campanha de Shopping

Com o isolamento social provocado pelo novo Coronavirus, Google Shopping é uma ótima opção de venda para o Google Ads em 2020. Ou seja, é a oportunidade de criar vitrine virtual com seus produtos.

Esta opção é mais indicada, portanto, para quem possui e-commerce. Confira o exemplo de quem pesquisa por copo.

Para ter acesso a este recurso, é necessário o cadastro do seu e-commerce no Google Merchant Center.

Neste caso, a atualização dos preços ficará por conta desta plataforma à parte para ser exibido nos seus anúncios.

Campanha de vídeo para YouTube

Segundo as tendências do Google, 40% do público afirmou que passou mais de 3 horas do dia assistindo ao YouTube. Ou seja, como o site de vídeos se tornou companheiro durante o distanciamento social, a tendência é a média se manter a longo prazo.

Além disso, os anúncios pre-roll (aqueles que aparecem antes do vídeo começar) são ótimos para objetivos institucionais (tornar a marca mais conhecida) e até mesmo para conversão, onde o botão saiba mais aparece para quem assistiu até o final.

Se você quiser, é possível colocar um vídeo do seu canal neste tipo de campanha. Você escolhe em quais canais você deseja que seu material seja exibido.

Campanha para aplicativos

Você já deve ter percebido banners rolando em determinados espaços dos aplicativos, como Duolingo. E geralmente é de alguma marca ou produtor de conteúdo que você interagiu.

Para estratégia de Google Ads em 2020, esta pode ser uma alternativa para se destacar da concorrência. Afinal, quem costuma anunciar vai pelo caminho tradicional e aqui você certamente terá menos disputa de peças. 

O que você precisa configurar nas campanhas

Se você já tem noção ou vai começar a estudar a plataforma, certamente vai perceber que é necessário planejar alguns itens que são essenciais para quase todos tipos de campanhas.

Nome da campanha: como você deve imaginar, o nome facilita a localização no painel das campanhas ativas. Vale adotar, portanto, um método que seja útil. Exemplo: campanha Dia Mundial do Meio Ambiente para pessoas de 24 a 34 anos. O nome pode ser meioambiente-24-34.

Configurar grupos de anúncios: uma campanha é composta de um grupo de anúncios. Ou seja, se a campanha é sobre o Meio Ambiente, ela pode ser formada por grupo de anúncio voltado para 24 a 24 anos e ter outro grupo para alcançar profissionais de Biologia.

Local: certamente uma das principais áreas. Você pode desperdiçar dinheiro se deixar rodando o Brasil inteiro quando na verdade a campanha é apenas para a sua cidade.

Público-alvo: é aqui que determina toda a segmentação necessária para o anúncio alcançar as pessoas ideias para a marca.

Orçamento: outro campo que precisa ser feito com cautela. Pois já vi algumas pessoas se queixando com o valor cobrado. Para evitar isto, defina o preço diário e verifique a data de veiculação. Se não definir a data de término e ele estiver no vitalício, ele continuará consumindo o preço diário até você encerrar manualmente.

Como configurar o remarketing

O Remarketing é uma estratégia que é ignorada por muitos tanto no Facebook quanto no Google. Mesmo assim, ela é uma forma de recuperar uma compra.

Ou seja, impactar novamente quem entrou na página de vendas e não concluiu a compra por algum motivo.

É importante configurar no Tag Manager o Remarketing e colar o código-fonte no seu site. Após isso, faça a integração junto com ao Google Ads.

Quanto custa anunciar no Google Ads?

Assim como tudo na vida, os preços sobem conforme o tempo. Certamente, a média de investimento nas campanhas do Google Ads é muito abaixo se comparado com a mídia tradicional.

Mas quem está atuando há muitos anos na plataforma certamente já teve um ROI (Retorno do Investimento) muito superior em relação ao presente. Mesmo assim, a plataforma indica que o mínimo de investimento fica entre R$ 15 a R$ 20 por dia. Baseado no ticket médio do produto ou serviço, eu acredito que seja um bom negócio.

Vale lembrar que, quanto mais a marca pertencer a um nicho muito específico, mais a tendência de se destacar, pois muitas empresas não anunciam na gigante de buscas.

Google Ads é uma ótima alternativa para todas as empresas, mas para serviços que atendem a necessidades como delivery, consertos de peças, entre outros.

Mercado de trabalho de Google Ads em 2020

Existem muitos profissionais de Marketing Digital que sabem criar anúncios no Facebook e Instagram. número cai bastante com relação ao Google Ads.

Depois que testar as campanhas, conhecer a ferramenta com maior profundidade, fique de olho para fazer as provas do Google Partners, onde você obtém certificado do Google e vai trazer mais autoridade na hora da prospecção de clientes. Por causa da pandemia, a empresa adiou o novo programa para 2021.

Se gostou do post, repasse para seus amigos que precisam de alternativas para divulgar suas marcas e pensar além dos anúncios do Facebook e Instagram, aumentando ainda mais o alcance.

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