Artigo

Dia do sexo: entenda esta grande sacada de Marketing

Dia do sexo: entenda esta grande sacada de Marketing

Dia do Sexo, comemorado todo 6 de setembro, é um exemplo de como a publicidade tem certo poder de influência na sociedade. Assim como o pai de João Dória criou o Dia dos Namorados para fortalecer as vendas do comércio, esta data comemorativa nasceu com este objetivo.

Qual a origem do Dia do Sexo?

Afinal, por que dia 6/9 é o dia do sexo? Do jeito que escrevi a data, já deixa pistas. Esta foi a sacada da marca de preservativos Olla, que lançou a ideia em 2008 nesta campanha. Confira um dos comerciais.

Desde então, o mercado gostou e a celebração foi incluída no calendário para ajudar nas vendas dos nichos que podem criar estratégias para a ocasião. Inclusive, foi esta dica que deixei na consultoria de Marketing Digital na Prática que fiz para um sex shop. Confira.

Marcas que já fizeram campanhas

Mas não são apenas as empresas que trabalham diretamente com o prazer que podem gozar dos benefícios de se relacionar com o público nesta data, como a Propmark reuniu os melhores do ano passado. A Skol, por exemplo, não perdeu a chance no ano passado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Clima esquentou? Nesse Dia do Sexo não esqueça da camisinha 😏 #BebaComModeração

Uma publicação compartilhada por Skol ↻ (@skol) em

Lembrar das dívidas pode brochar qualquer um. Mas a Serasa foi lá usou alguns termos para criar um duplo sentido divertido com a participação da Laura Muller, sexóloga que ficou famosa por tirar dúvidas sobre sexo no programa Altas Horas.

A Burger King, assim como em outras campanhas divertidas, não perdeu o timing e criou uma promoção para o deleite de quem quer comer. O burger.

Burger King Dia do Sexo

Claro que a criadora da data estava atenta às interações. Afinal, oportunidades de gerar interações não podem ser perdidas.

Twitter Olla Dia do Sexo

Anúncios envolvendo sexo

Mesmo em 2020, o sexo e tudo relacionado a ele ainda mantém um grande tabu. Mesmo assim, ao longo dos anos, marcas não ficaram tímidas e colocaram campanhas na rua, gerando conversas antes das mídias sociais serem tão fortes como hoje.

Avó, das Havaianas

Em 2009, a marca gerou buzz ao colocar uma avó “moderna” no intervalo comercial das tvs. Só por ela dar um conselho inesperado. Ou seja, naquela época já existia a semente do “cancelamento”. Por isso, para evitar desgastes, a Almap BBDO lançou esta versão para internet.

 

Sexo seguro para idosos

Com objetivo de lembrar aos mais velhos que eles ainda precisam usar camisinha, este comercial colocou diversos casais em posições de Kama Sutra.

 

Esta peça para divulgação de lubrificante foi praticamente didática.

Anúncio lubrificante

Enfim, fica de inspiração caso precise de ideias de criação para o Dia do Sexo.

Deixe seu recado

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.