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O dilema das redes (Netflix) e do Marketing Digital

O dilema das redes (Netflix) e do Marketing Digital

O dilema das redes é um documentário que entrou no catálogo da Netflix que traz diversas reflexões. Afinal, as mídias sociais fazem parte da sociedade há muito tempo, mesmo para quem não tem perfis criados por lá.

A produção reúne diversos profissionais que já tiveram cargos de liderança no Google, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest. E hoje combatem a influência incontrolável que estas plataformas exercem na vida real.

Para quem trabalha no Marketing Digital, como é o meu caso, não há muita novidade: os algoritmos farão de tudo para entregar conteúdos alinhados ao gosto de cada pessoa. Mas certamente vai dar vários tapas na consciência de muita gente.

Pois em determinado momento surge a frase (tradução livre): existem apenas dois mercados que chamam seus clientes de “usuários”: o das drogas e do software.

Além disso, o documentário mostra diversas situações que todos nós já passamos, inclusive os próprios funcionários desta gigante da tecnologia.

O dilema dos profissionais do Marketing Digital com as redes

Se você já assistiu Privacidade Hackeada (que já recomendei em algum episódio do Podcitário) eRede de Ódio, também disponíveis na Netflix, perceberá a conexão de como as mídias sociais estão cada vez mais decisivas nas eleições desde 2016.

Como a desinformação se propaga com extrema facilidade em relação ao passado. Basta impactar um pequeno grupo de pessoas predispostas a acreditarem no discurso e compartilhar com outras pessoas e ganhar um alcance de milhares em curto espaço de tempo.

Como escrevi lá em cima, para quem trabalha com Marketing Digital, O dilema das redes pode se tornar um lembrete sobre o enorme poder que temos nas mãos.

Se a publicidade tradicional tinha a capacidade de ditar modas e colocar slogans na cultura popular, o Marketing Digital pode impactar pessoas de forma tão efetiva que assusta.

Quantas vezes alguém comentou em um grupo do WhatsApp como se surpreendeu com anúncio sobre algo que acabou de escrever ou falar no celular?

Dia desses analisei como o Google é mais efetivo que o Facebook quando se trata em configurar campanhas. A rede de Zuckerberg tem dezenas de cargos, comportamentos e interesses que podem ser marcados. Mas no Google Ads é possível, por exemplo, anunciar para quem está abrindo uma empresa.

Ou seja, o Google tem perfil detalhado sobre você. O filme até mostra a clássica frase: se você não está pagando por um produto, você é o produto. Afinal, informação é o petróleo dessas redes.

Por isso, cabe a nós que trabalhamos no Marketing Digital sempre usar a ética na mensagem dos clientes que queremos patrocinar.

Portanto, fica a dica: assista O Dilema das redes

 

 

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