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Marketing Pessoal nas redes sociais: como fazer para sua marca

Marketing Pessoal nas redes sociais: como fazer para sua marca

Marketing Pessoal nas redes sociais é fundamental para você se destacar no mercado. Além disso, as plataformas digitais estão recebendo cada vez mais profissionais e quem pratica os fundamentos tem mais potencial de sucesso.

Afinal, por que o marketing pessoal é importante? Neste post, você descobrirá a importância para aplicar os conceitos e fortalecer sua presença nas mídias sociais.

O que é Marketing Pessoal?

É o conjunto de estratégias feitas para fortalecer sua imagem junto ao público e mercado, fornecendo valor através de conteúdos e comportamentos.

Portanto, o primeiro passo é você ter consciência que é uma marca. Mesmo que nunca tenha pensado nisso, você já tem uma marca pessoal e profissional junto às pessoas que te conhecem.

Quando falamos de marketing pessoal estamos nos referindo a você assumir o controle desta percepção. Seja construindo sua marca para o mercado de trabalho quanto para empreendedorismo.

Dicas essenciais para começar a praticar 

Os algoritmos das mídias sociais favorecem quem segue os seguintes critérios: coerência, criatividade e frequência. 

Coerência é publicar o que seu público precisa do seu conhecimento. Se você é especialista em automóveis, não faz sentido postar sobre alimentos para cães. Desta forma você atrairá, com o tempo, os seguidores certos para consumir o seu conteúdo.

Criatividade é fundamental para chamar atenção das pessoas, que vão compartilhar com amigos e fazer a plataforma como o Instagram entregar o seu conteúdo para mais pessoas.

E frequência é a base para o seu público não “esquecer” que você existe. Afinal, como diz o velho ditado, quem não é visto não é lembrado.

É claro que existem diversos outros fatores que ajudarão no seu Marketing Pessoal nas redes sociais, mas este tripé sustentará a sua estratégia.

Além disso, a credibilidade é a alma do Marketing Pessoal. Afinal, recomendar apenas o que você conhece e confia fortalecerá a confiança dos seus seguidores. Quantos livros, filmes, séries, produtos e serviços são consumidos graças à indicação de amigos?

Recomendação O Contratempo
Post que minha amiga fez agradecendo minha recomendação

Muitos empreendedores conseguem novos clientes justamente por indicação dos clientes, que fazem questão em recomendar para amigos.

Exemplo de Marketing Pessoal nas redes sociais

Observe este post no Instagram do nutricionista indicando como fazer um suco nutritivo. O conteúdo está alinhado com a profissão dele, é criativo por usar emojis e, principalmente, ele está passando credibilidade através do conhecimento dele.

Post de nutricionista

Perceba como é importante entregar conteúdo que acrescente valor para os seguidores. Pode ser ensinando alguma coisa, lista com dicas úteis para a rotina e sempre ligado à sua profissão, vídeos com entrevistas ou live com outros profissionais. Ou seja, deixe a criatividade dominar seu conteúdo.

Para ficar ainda mais fácil você visualizar o poder do marketing pessoal, lembre de algumas personalidades que você acompanha no Instagram, YouTube e outras mídias sociais.

Quando você lembra do Whindersson Nunes, por exemplo. Quais características vem à sua mente? Um cara engraçado. Não seria estranho se ele publicasse um vídeo falando sobre política internacional?

Aí entra o posicionamento. Como você quer ser lembrado? Eu, por exemplo,  sou lembrado quando amigos e seguidores têm dúvidas sobre Marketing Digital e mídias sociais, pois eu produzo exclusivamente conteúdo sobre este nicho.

O que Marketing Pessoal nas redes sociais não deve ser

É preciso deixar claro que tudo isso não é feito para realizar autopromoção. Ou seja, marketing pessoal não é falar toda hora como você é incrível, o(a) melhor profissional da cidade e outros adjetivos tão usados na publicidade do passado.

Isso inclui não se tornar “garoto(a) propaganda” da empresa onde trabalha. Portanto, não é necessário publicar toda hora que trabalha na empresa X, como os serviços dela são incríveis e por aí vai. Isso é “forçar a amizade” e a chance de causar rejeição à sua imagem aumenta.

Qual a relação entre Marketing Pessoal e Profissional?

Quando você pratica o Marketing Pessoal é importante ter em mente uma coisa: é a sua imagem que está sendo fortalecida. Por isso, a força desta credibilidade também será benéfica para a empresa onde trabalha.

E muitas marcas já perceberam como é importante “humanizar” a empresa. Você já deve ter recebido e-mail cujo remetente era “Eduardo da Empresa X”. O objetivo é você ter certeza que uma pessoa está entrando em contato e não um e-mail automático.

Portanto, a sua imagem pessoal contribui para a imagem da empresa onde trabalha. Sheryl Sandberg, a “número 2” do Facebook, já declarou: CEO também precisa investir em marketing pessoal.

Alguns benefícios para empresa:

  • Duas marcas se ajudam
  • Prevenção à crise de imagem
  • Atração de talentos. Afinal, quem não vai querer trabalhar no mesmo lugar que aquela pessoa com boa reputação nas mídias sociais? 

Quais são as melhores mídias sociais?

Cada rede social possui características bem definidas. Por isso, escolha muito bem onde vai criar e desenvolver sua presença digital e que esteja alinhado aos seus objetivos profissionais.

Mídias sociais

LinkedIn: os posts precisam ser essencialmente sobre sua área profissional. Memes e piadinhas não são bem vindos.

Instagram: já a rede mais popular engloba todos os estilos. Se o seu perfil é mais sério ou descontraído, você encontrará público que vai gostar da sua linha editorial.

Pinterest: se o seu ponto forte é design, esta é sua plataforma. Afinal, o foco lá são buscas por inspirações visuais.

Facebook: como a plataforma é centrada em grupos temáticos, você pode fazer parte de um que seja voltado à sua especialidade para ajudar nas dúvidas publicadas no espaço.

TikTok: a plataforma do momento possui grande alcance orgânico, ainda mais se for criativo. Ao contrário do que se imagina, você não é obrigado a fazer dancinha para fazer sucesso.

Vale compartilhar dicas sobre o seu conhecimento usando as ferramentas disponíveis. Aproveite e ouça este episódio para saber como começar.

Inclusive, é possível utilizar o mesmo vídeo e postar no Reels do Instagram. Afinal, são duas plataformas semelhantes.

É necessário fazer curso de Marketing Pessoal nas redes sociais?

Na minha experiência, um dos elementos-chave para ser sucedido nas estratégias é, antes de tudo, ter bom senso. Por outro lado, como tudo na vida, é possível acelerar os resultados com ajuda profissional.

Portanto, em vez de fazer curso sobre Marketing Pessoal, contrate minha consultoria para te ajudar nesta caminhada. Eu abro minha agenda todo mês para pessoas, empreendedores e empresários melhorarem em alguma área do Marketing Digital.

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