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Tendências de Marketing Digital para 2021: opções para você usar

Tendências de Marketing Digital para 2021: opções para você usar

Tendências de Marketing Digital para 2021 são oportunidades que já existem no mercado. Mas, por exagerar na concentração em produzir para o Instagram, muitas marcas e pequenos empreendedores acabam perdendo oportunidades de conquistar potenciais clientes de outras formas.

Por isso, neste post, eu vou mostrar alternativas para você não ficar tão dependente de apenas uma rede social. Afinal, não sabemos até quando o Instagram continuará sendo eficiente para seu negócio.

E está na hora de pensar em como atuar em 2021.

Tendências de Marketing Digital para 2021 que vale estudar

Para abrir a mente sobre estas possibilidades, eu recomendo que você lembre de um espaço na internet usado diariamente, mas é possível que esteja ignorando como estratégia de negócio: o Google.

Ou seja, muita gente se preocupa em alcançar 10 mil seguidores para obter o “arrasta pra cima” para incluir link nos Stories, mas acaba sem presença efetiva no gigante de buscas.

Vale lembrar que, segundo pesquisas, cerca de 62% das buscas efetuadas possui forte intenção de compra. Portanto, quando você não se planeja, perde oportunidades preciosas em aparecer para potenciais clientes sem pagar por isso.

Para você ter uma ideia, as três primeiras tendências estão fortemente conectados com a plataforma.

Fortalecimento do Google Meu Negócio

Mesmo em pleno 2020, com o crescimento do Marketing Digital durante o isolamento social, ainda tem muita marca que ignora este espaço cedido gratuitamente. Portanto, caso ainda não tenha criado o seu, leia como fazer neste post do meu blog de consultoria.

Para seu estabelecimento, escritório ou qualquer espaço de trabalho ficar entre os primeiros resultados, é necessário manter atualizado com conteúdo em fotos, textos e até vídeos curtos. Por isso, incentive seus clientes a postarem avaliações positivas. Com o tempo, o resultado virá.

Pesquisa por voz

Outro recurso que está disponível, mas muitos sites ainda não adaptaram o conteúdo para este formato, incluindo este blog. Afinal, o Google tem botão para realizar a pesquisa apenas falando o que deseja.

A questão é contratar empresas para gerar o player para as pessoas ouvirem a versão em áudio do seu conteúdo. Caso você já tenha o seu site e verba em caixa, avalie a possibilidade de investir neste recurso.

SEO para sites e blogs

Aqui é um assunto recorrente no meu conteúdo. Enquanto muita gente insiste em dizer que “blog morreu”, este que você está lendo continua bem posicionado em algumas pesquisas como, por exemplo, modelo de contrato para mídias sociais.

Este e outros posts são responsáveis em gerar acessos orgânicos, ou seja, sem pagar anúncios para trazer pessoas ao site ou blog. Além disso, eles geram renda em dólar através do Adsense, sistema de publicidade do Google.

Não estou dizendo para abandonar o Instagram. Apenas fortaleça a sua casa própria na internet. Se o seu produto ou serviço for para um público ainda mais específico (moda infantil, por exemplo), a possibilidade de aparecer na primeira página do Google aumenta.

Portanto, caso ainda não tenha o blog do seu negócio, use meu código de 45% de desconto para contratar a Hostgator, servidor que uso há três anos e nunca deu problema. E faça o registro do domínio .com.br no Registro.br.

E é aqui que o SEO (Otimização de Busca) entra. Afinal, não é qualquer texto que aparecerá em primeiro na pesquisa. Caso queira dominar os fundamentos, assista esta minha aula sobre o tema.

Mídias sociais como plataformas efetivas de vendas

Faz pouco tempo que o Instagram trocou botão de like e seguidores de lugar. Agora ele colocou o botão das lojas dos perfis que você segue. Por isso, eu recomendo fortemente que você organize a sua loja no Instagram, caso ainda não tenha feito.

Para fazer isto, o processo é relativamente simples. Vá nas configurações, conta caso não tenha mudado para a versão comercial. Depois, vá em Empresa e clique em Configurar Compras no Instagram.

Você poderá adicionar a loja, marcar produtos e obter informações. Mas, para isso, você precisa de duas coisas:

  • Página da marca no Facebook
  • Site com domínio próprio, pois o Facebook só permitirá as vendas desta forma.

O YouTube também está providenciando ferramentas mais avançadas para facilitar o processo de compra. Há algum tempo lives no YouTube renderam muito dinheiro com apresentações como de duplas sertanejas e de quem lança produtos digitais.

Ou seja, o apresentador entrega conteúdo, apresenta o produto ou serviço e faz a oferta. E, logicamente, tira as dúvidas sobre como comprar. Esta reportagem explica o processo com mais detalhes.

É por isso que criar canal no YouTube pode ser ótima alternativa a médio prazo. Atrai nova audiência, posiciona vídeos na busca, fortalece sua autoridade no mercado e fideliza potenciais compradores da sua marca.

TikTok e Reels são tendências de Marketing Digital para 2021?

Esta dupla, durante 2020, foi uma das grandes estrelas do Digital. Mesmo sendo o mais baixado desde 2019, o TikTok vem se fortalecendo e tornando natural para mais pessoas.

Por isso, é justo que o aplicativo esteja cada vez mais descolado da imagem de “app de dancinha”. Com a entrada cada vez maior de empreendedores, conteúdos “normais”, onde a pessoa passa dicas rápidas do seu negócio, estão mais frequentes nas respectivas timelines.

Portanto, eu recomendo que você observe como funciona o TikTok. No meu caso, eu crio e publico no meu perfil e subo também no Reels. Desta forma, o conteúdo chega para quem não me conhece ou segue o meu conteúdo.

O segredo do TikTok é criar algo que atraia as pessoas com dicas realmente úteis. E usar algumas hashtags com o nome do mercado atua. Exemplo: #psicologo, #nutricionista. Só tenha cuidado para não criar conteúdo essencialmente comercial.

Veja este exemplo de um quiropraxista com dicas sobre como fazer alongamento para as costas.

Conclusão sobre as tendências de Marketing Digital para 2021

Se você já tem algum conhecimento sobre Marketing Digital e mídias sociais, certamente notou que não existe “invenção da roda” no que escrevi. Ou seja, a questão é estudar com calma quais destas opções são as melhores para o seu negócio.

Se quiser, assista ao vídeo no meu canal onde falo de algumas destas tendências com mais detalhes. Aproveite, siga meu perfil no Instagram e receba dicas gratuitas de Marketing Digital no seu WhatsApp.

 

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