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TikTok: a mídia social serve para o seu Marketing Digital?

TikTok: a mídia social serve para o seu Marketing Digital?

TikTok foi criado na China em setembro de 2016, mas vem chamando atenção desde 2019. E a mídia social está dividindo as atenções com o império do Instagram. Por isso, cada vez mais vem chamando a atenção de marcas sobre como entrar na plataforma de forma adequada.

Para você que não conhece direito, acompanhe os dados sobre ela.

O que TikTok faz

O TikTok é um aplicativo da ByteDance e reúne mais de 800 milhões de usuários pelo mundo. O destaque fica para a velocidade. Ou seja, o conteúdo toca no momento que você acessa o aplicativo.

A duração de cada post pode ser de até 60 segundos. Para algumas contas, é possível criar lives.

Enquanto isso, os pilares do conteúdo por lá são:

  • Desafios postados através das hashtags.
  • Humor com trechos de falas
  • Remix em cima dos vídeos criados

Até o momento da publicação deste post, o alcance orgânico ainda é muito grande. No episódio do Podcitário sobre dicas para TikTok, Esdras Saturnino, que reúne quase 1,5 milhão de seguidores, comenta sobre isto e facilidade de compartilhar o conteúdo no WhatsApp e outras plataformas.

Portanto, ao contrário do Instagram, Facebook e outras mídias sociais, muita gente pode ganhar seguidores e muitas visualizações com mais facilidade que em outros lugares.

Assim como acontecia no Snapchat, muita gente aproveita os efeitos do TikTok, salva os vídeos na galeria do celular e publica no Twitter e Instagram. É possível até criar GIFs.

Dados sobre a plataforma

Segundo dados, a média de tempo diário dos usuários na mídia social é pouco mais de 50 minutos. No Instagram, a média sobe para uma hora e meia.

Sobre o público, baseado nas informações da Ape Lab 2018, quase 70% dos usuários tem menos de 30 anos. Mesmo assim, diversos artistas da TV, da música e produtores de conteúdo com grande audiência em outras plataformas estão cada vez mais presentes.

Logicamente que as marcas já se juntaram à festa. Guaraná Antarctica foi a primeira marca a firmar parceria com o TikTok, que selecionou os principais criadores e deram liberdade criativa para eles.

@guarana

Dr. Dedê analisando os efeitos do guaraná ##coisanossa ##repost @esdrassaturnino   

♬ som original – guarana

Certamente, contar com influenciadores da mídia social seja uma estratégia interessante. Mas se a sua marca ainda tá pensando em criar o perfil, o que fazer?

Dicas de conteúdo 

Conforme a estatística que comentei acima, grande parte do público é jovem. Mesmo assim, não tenha “preconceito” com o estereótipo do TikTok ser conhecido como a “mídia social da dancinha”. Afinal, são potenciais consumidores e com nível elevado de exigência.

No ano passado, a BMW lançou o desafio #THE1challenge com alguns influenciadores.

 

@skyandtami

##THE1challenge 😍How do u impress your friends?❤️Menciona a quién te recuerda ##foryou ##trend ##lol

♬ Like That – NGHTMRE & Big Gigantic

Mas até mesmo no TikTok há espaço para mudar o foco no humor. Neste caso, eu me refiro ao #blacklivesmatter. Durante os protestos sobre o revoltante assassinato de George Floyd nos Estados Unidos, muita gente compartilhou conteúdo direto dos protestos. A tag gerou mais de 3 bilhões de visualizações.

Black Lives Matter no TikTok

Para quem está empreendendo, gostei da sacada do corretor de imóveis Ricardo Martins. Durante esta entrevista, ele compartilhou como consegue vender casas milionárias com o conteúdo produzido no seu perfil.

Em determinado momento, ele comenta que muitos não se interessam nestas casas, mas entram em contato para contratar o seu serviço.

Este é um exemplo onde não é “obrigatório” fazer dancinha ou algo engraçado para se destacar nesta mídia social.

Como ganhar dinheiro no TikTok

Para incentivar o aumento do número de usuários, a plataforma está literalmente pagando para eles entrarem. E, afinal, como o TikTok paga? Através de um código personalizado.

Por isso, se você ainda não criou seu perfil, faça através do meu código. Desta forma, eu e você já ganhamos (R$ 2 e R$ 1,10 por indicação, respectivamente).

Código TikTok para ganhar dinheiro

Afinal, TikTok combina com sua marca?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que a mídia social mais falada do momento pode ser uma boa para sua empresa.

Afinal, o alcance orgânico ainda está muito alto, facilmente compartilhável no WhatsApp e possibilidade de adotar estilo próprio de criação.

Só deixo o alerta para analisar se o seu público realmente está lá e, principalmente, se a sua presença digital combina com a persona da marca. Para saber mais sobre este conceito, confira este post. E siga meu perfil por lá, mesmo não produzindo conteúdo (ainda).

Gostou e achou útil? Compartilhe com empreendedores e produtores de conteúdo que você conhece para pensar se vale ou não entrar no TikTok.

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