Artigo

Dia dos pais na quarentena: dicas de Marketing Digital para sua marca em 2020

Dia dos pais na quarentena: dicas de Marketing Digital para sua marca em 2020

Dia dos pais na quarentena, que será 09 de agosto, está cada vez mais se tornando uma possibilidade. Em 2020, tanto o Dia dos Mães quanto o dos Namorados, datas também fortes do comércio, precisaram pensar em como atender a demanda digital.

Portanto, é bem provável que gigantes do comércio eletrônico já estejam preparando a logística. Se quiser, dá uma olhada na minha loja parceiro Magalu e compre desde smartphone, SmarTV 4k ou até mesmo eletrodomésticos.

Além disso, é válido você analisar quais ofertas, descontos e promoções a sua marca ou do seu cliente pode oferecer.

Panorama do Dia dos Pais na quarentena em 2020

Já faz tempo que as campanhas publicitárias não usam aquela imagem de pai dos comerciais de margarina do passado. Neste post de 2018, eu mostrei cinco comerciais que retrataram os diversos pais que existem na vida real.

No vídeo abaixo que publiquei no meu canal em 2017, pode servir de inspiração para seu conteúdo.

A pesquisa realizada pelo Google em 2019 reforça esta questão.

Perfil dos pais em campanha publicitária

Baseado nesta ideia, portanto, vale ficar de olho em quais destes estilos cabem na imagem da sua marca.

Somado a isso, temos a situação da pandemia, que torna incerta a situação do dia dos pais no Brasil. Vale, portanto, ficar de olho no tom usado nas peças. Enfatizar, por exemplo, a necessidade dos personagens estarem de máscara, interagindo através do celular, algo por esta linha.

Diante desta situação que pegou a todos de supresa, empreendedores e empresas precisaram digitalizar os processos de atendimento e entrega. Antes de lançar sua campanha, confira como está sua estrutura para atender o aumento de demanda.

Google é o maior aliado para esta e próximas datas

Muitos empreendedores e quem possui pequena empresa focam excessivamente no Instagram. E esquecem do Google, a gigante que sempre esteve disponível e sempre pensa em como promover conteúdos de qualidade a baixo custo.

E uma plataforma que muitas marcas esquecem ou não conhecem é o Google Meu Negócio. Se você gerencia uma empresa que atua apenas em uma cidade, torna-se fundamental a abertura deste espaço.

Afinal, lá você pode preencher todas informações, publicar com frequência sobre produtos, serviços e promoções, além de receber avaliações e comentários de clientes fiéis.

Com parte da sociedade cada vez mais acostumada a realizar compras pela internet, o dia dos pais na quarentena pode ficar mais “confortável” na criação dos anúncios no Google Ads.

Lembre-se que muitas pessoas já pesquisam produtos e serviços com forte intenção de compra. Provavelmente você faz isso também. Para demonstrar este comportamento, confira este dado da pesquisa realizada pelo Google.

Dados do dia dos pais 2019

Se ano passado já estava neste ritmo, imagine no atual cenário de isolamento social. Para você ter sucesso na grande demanda que vai surgir, principalmente nos dias anteriores à data, é necessário você verificar os seguintes itens:

  • Qual a capacidade máxima de atender pedidos ao mesmo tempo?
  • Tem gente dedicada a responder ao WhatsApp, caso seja possível fazer pedido por lá? Lembre-se que ninguém gosta de ficar esperando muito tempo.
  • Seu site carrega rápido e é responsivo (adaptado tanto no celular quanto no computador)?

Se estiver tudo certo, vale usar o Google Meu Negócio e Google Ads em conjunto com outras estratégias, como anúncio no Facebook e Instagram.

Leia a pesquisa completa sobre o dia dos pais do ano passado.

Ideias de Marketing Digital para conquistar ou resgatar clientes

No fundo, você sabe que apenas Instagram e WhatsApp são suficientes para desenvolver uma estratégia eficiente. Pensando nisso, vou listar algumas estratégias que podem inspirar a criação da sua campanha.

Conteúdo para e-mail marketing

Se você possui uma lista de clientes que nunca mais recebeu notícias suas, vale enviar conteúdo relevante adaptado ao seu mercado. Se você vende moda masculina, portanto, dicas para tirar o mofo das roupas que estão há meses no armário são bem vindas.

Nestes primeiros e-mails, eu acredito que vale mais um “oi, estamos aqui”. Afinal, a pessoa vai reconhecer que o remetente é da sua marca. Uma vez por semana é uma boa frequência. Só quando tiver mais perto, você divulga as ofertas.

Pinterest

O conteúdo por lá, se tiver com textos que ajudem o conteúdo ser encontrado (a famosa técnica SEO), receberá acessos por tempo indeterminado. Além de poder colocar o link do seu site ou oferta.

Modelo Post Pinterest

Você pode organizar um board, um quadro chamado ideias de presente para dia dos pais na quarentena. Ou seja, este é só um exemplo para você pensar em títulos que podem ter potencial de busca.

Caso você não saiba como usar o Pinterest, depois leia este post.

WhatsApp

Assim como no e-mail, é hora de movimentar a lista de clientes. Seja através de grupos ou lista de transmissão, a estratégia é semelhante sobretudo por ser uma plataforma presente é praticamente todos os aparelhos brasileiros.

Se você tiver condições de gerenciar os pedidos por lá, vale criar anúncios no Facebook, Instagram com objetivo de tráfego e colocar link com mensagem personalizada. Se você não sabe como criar, confira neste post.

Instagram

No mais popular das mídias sociais, vale manter o foco no relacionamento genuíno com a audiência. Ou seja, continue entregando conteúdo de valor e nem tanto de oferta. Vale até aumentar a quantidade de posts e já colocar o link da oferta na bio. Afinal, nesta mídia social, a dinâmica geralmente funciona como mostra a imagem.

Ciclo de conteúdo do Instagram

YouTube

A segunda maior fonte de buscas do mundo pode ser uma grande fonte para sua marca. Afinal, durante o isolamento social, o consumo do YouTube aumentou muito, como revela este dado da pesquisa sobre tendência de consumo feita em março, no início da pandemia do coronavírus.

Tempo de exibição YouTube

A vantagem é que, mesmo abrindo o canal hoje, se você produzir um vídeo com assunto bastante procurado e que tenha ligação com o que você vende, pode atrair potenciais clientes de todo o país.

Mas, para isso, é necessário aplicar algumas técnicas básicas de SEO. Por isso, use palavras e frases que fazem parte do universo da sua marca e coloque no título, texto da descrição e tags os seguintes termos:

Dia dos paiscomo comemorar o dia dos pais na quarentenacomo surpreender seu paio que fazer no dia dos paisfrases dia dos pais (este só vale se realmente colocar frases), promoção dia dos pais (caso você divulgue alguma oferta, é claro), dia dos pais presentes.

Por falar em presente, veja na minha loja Parceiro Magalu com a finalidade de conferir se já tem ofertas ou promoções disponíveis ao Dia dos Pais.

Qual o tempo ideal para colocar a campanha do dia dos pais no ar?

No Digital, não existe receita de bolo e sim vários métodos. Por isso, este post é baseado nas minhas observações que apliquei e deu certo.

Em se tratando de Marketing de Conteúdo, o tempo é muito importante. Ainda mais se for orgânico, como este post que você está lendo. O tema central é te fornecer ideias de campanhas para dia dos pais na quarentena.

Eu publiquei com mais de um mês de antecendência por alguns motivos:

  • pesquisei no Google e tem poucos posts abordando este assunto. Portanto, mais chance de aparecer na primeira página do Google (se você chegou aqui desta forma, deixe seu comentário)
  • tem a ver com a linha editorial do blog, que aborda assuntos sobre publicidade, Marketing Digital e mídias sociais e ganho mais seguidores no Instagram que possuem interesse neste assunto.
  • provavelmente farei uma versão para meu canal do YouTube, mas aqui eu atinjo quem prefere conteúdo em texto.

Ou seja, dependendo do dia que você está lendo este texto, sua estratégia está com tempo bem apertado. Mas tem salvação, afinal, brasileiro continua deixando para “última hora”, segundo a pesquisa do Google.

Prazo Dia dos Pais

Uma tendência que a gigante de busca apontou na pesquisa do ano passado é que, quando se trata de presente para o pai, o pico das buscas foi com uma semana antes.

Buscas sobre dia dos pais

Diante de tudo isso, eu acredito que o tempo ideal para colocar em prática fica entre um mês e três semanas.

Estas dicas servem para qualquer tipo de empresa?

É claro que toda marca tem suas particularidades. Como você percebeu, estas estratégias são mais voltadas para quem está atuando mais no Digital.

Ainda assim, é possível que lojas físicas possam aproveitar uma parte. O maior problema será observar as recomendações de cada prefeitura sobre o funcionamento dos estabelecimentos.

De qualquer forma, eu acredito que a única saída para a loja física, portanto, é priorizar o sistema de delivery. Desse modo, adotar esquema especial para o cliente retirar o produto no local é fundamental.

Para marca que atua apenas na cidade, o mais indicado para campanhas de dia dos pais é: WhatsApp, Google Meu Negócio, e-mail marketing e Instagram, não esquecendo de segmentar os anúncios.

Para e-commerce, produtos digitais e negócios que atendem todo o país: além dos anteriores, blog, Pinterest, anúncios no Google, Instagram e Facebook.

Quer ajuda para resolver o dia dos pais na quarentena da sua marca?

Acredito que este post é um ótimo guia para inspirar sua campanha. Mesmo assim, caso precise de ajuda personalizada, contrate minha consultoria. Se você chegou neste post pesquisando pelo Google, já percebeu como aplico minha experiência de 16 anos no mercado.

Portanto, entre em contato diretamente comigo pelo WhatsApp através deste link.

Deixe seu recado

5 Comentários

  1. Fizemos nossa vitrine hj, 21/07/2020, uma cliente mandou mensagem duas semanas atrás perguntando sobre presentes p dia dos pais, falei p minhas colaboradoras, mãos a obra! Ontem tiramos tudo o que sobrou do junino. Agora é PAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.