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Marketing Digital: o que é e como começar para vender mais

Marketing Digital: o que é e como começar para vender mais

 Marketing Digital se tornou fundamental para todo tipo de negócio. Do microempreendedor individual até o grande empresário. Além disso, a pandemia fez com que várias pessoas descobrissem o poder do marketing online para seus negócios.

Portanto, este post vai entregar por onde começar no Marketing Digital do zero e o passo a passo para ganhar dinheiro com as vendas do seu produto ou serviço.

Para facilitar a sua navegação, veja o que será abordado neste texto e escolha a parte que mais te interessa apertando no tópico desejado.

O que é Marketing Digital

É um conjunto de estratégias que utilizam plataformas digitais para resolver necessidades e atender desejos dos consumidores de uma marca. Blog, canal do YouTube, página do Facebook, Twitter, entre outras, são os meios mais utilizados para este objetivo.

Além disso, estas ações ajudam na promoção e divulgação das empresas que aplicam ações realizadas essencialmente na internet.

Por que Marketing Digital é importante?

O Marketing Digital possui vários objetivos, como tornar a marca conhecida no mercado e resolver o problema do cliente. Por isso, as estratégias, na maioria das vezes, são criadas para alcançar cada vez mais pessoas, transformá-las em fãs da marca, depois clientes e evangelizadores.

Ou seja, recomendarem seus produtos e serviços para amigos e colegas através de uma conversa, posts no Instagram, Twitter e outros meios.

Portanto, o Marketing Digital é muito eficiente para obter resultados com excelente custo benefício para pequenas empresas. Afinal, em relação a investimento nas mídias tradicionais como TV, rádio e jornal, o dinheiro necessário é muito menor.

Nos últimos anos, várias empresas e empreendedores cresceram muito graças às mídias sociais, canal do YouTube ou até mesmo o blog corporativo e podcast.

Como funciona o Marketing Digital

Quem utiliza as estratégias deste mercado, percebe como a dinâmica é em tempo real. Ou seja, o conteúdo pode gerar retorno segundos depois que foi publicado, como uma dúvida ou pedido de compra.

Além disso,  as plataformas digitais oferecem meios de medir os resultados através de estatísticas muito precisas.  Quem anuncia no intervalo de um telejornal, por exemplo, não tem a menor noção de quantas pessoas do seu público-alvo foram alcançadas com aquela mensagem.

Por outro lado, quem publica um post no Instagram ou nos stories tem acesso às métricas fornecidas pela própria plataforma. Por isso, Marketing Digital serve tanto para iniciantes quanto para profissionais e empresas de todos os tamanhos.

Sem falar que o Google e o Facebook possuem sistemas de publicidade que permitem a criação de campanhas voltadas exclusivamente para o público alvo desejado. Basta configurar as segmentações e seguir os passos do Google Ads e Gerenciador de Anúncios, respectivamente.

Portanto, as vantagens são muitas. Principalmente para empreendedores individuais, pequenas e médias empresas, que geralmente não possuem grandes orçamentos à disposição para divulgar o negócio.

Lembrando que a essência é

  • Planejar
  • Produzir conteúdo
  • Analisar resultados
  • Voltar a planejar

No decorrer deste post, você entenderá como iniciar no Marketing Digital com os principais conceitos, processos e ações que podem ser aplicados, até mesmo, com pouco dinheiro. Por isso, sugiro que leia até o final para descobrir o poder do marketing digital.

Caso não queira ler tudo e quiser contar com minha experiência de mais de quase 17 anos de mercado, fale comigo no WhatsApp por este link para contratar minha consultoria.

Por onde começar a estudar

Estudar Marketing Digital, na minha opinião, é uma espécie de maratona. Afinal, novos aplicativos, plataformas e aparelhos surgem em um período cada vez mais curto e quem não se atualiza acaba ficando para trás.

Por isso, caso você não esteja se formando em Comunicação Social, Marketing ou áreas relacionadas, existe uma forma de você dominar este conhecimento.

Use a internet como a principal aliada. No meu canal do YouTube tem uma playlist chamada Aulas Marketing Digital. Lá você encontrará aulas gratuitas sobre os principais fundamentos desta área.

Mas este post já será uma ótima forma de começar a fazer Marketing Digital para sua marca ou para clientes.

Erros de Marketing Digital que você precisa evitar

Olhando de fora, Marketing Digital parece “fácil e barato” e este é o primeiro erro de quem encara esta área.

Definitivamente, os custos são menores em relação ao marketing tradicional. Mas isso não significa que não exige considerável investimento financeiro para ter o retorno esperado. Ainda mais se as metas forem ambiciosas.

Outro erro muito comum é não cuidar do site como deve. Para um site ter sucesso e ficar bem posicionado nas ferramentas de busca, é necessário vários detalhes que um profissional cuidará muito bem, como adaptá-lo para o mobile (smartphones e tablets), deixar que o carregamento seja feito em segundos, entre outros.

Pensar que Marketing Digital se resume a postar nas redes sociais é uma percepção errada. E a diferença é visível. Com o passar do tempo, você vai descobrir como esta área possui vários campos de atuação.

Não criar estratégias para fidelização do consumidor é outro erro comum de quem empreende. Afinal, manter um cliente custa cerca de 5 vezes menos do que conquistar um novo. Por isso, vale publicar conteúdos que informem a existência de um programa de fidelidade ou algo parecido através do conteúdo.

Outra falha é não realizar benchmarking, que é o ato de analisar o conteúdo da a concorrência. E não tem nada de ilegal nisso, pois os conteúdos estão públicos e disponíveis para todos. Você pode, por exemplo, observar os anúncios de uma marca específica pesquisando na Biblioteca de Anúncios do Facebook.

Não planejar marketing de conteúdo é quase imperdoável, pois é o alimento principal de qualquer plataforma que você usar. No meu perfil do Instagram eu publiquei uma sugestão de calendário que fez sucesso e pode te ajudar nestes primeiros passos.

Outro erro fatal é comprar listas de e-mails de terceiros. Além de ferir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que cuida da privacidade das pessoas, esta prática se configura como spam.

Ou seja, além de gastar dinheiro à toa, com certeza seus conteúdos não chegarão ao seu público consumidor e cairá direto na caixa de spam destes usuários. E isto se torna muito ruim para a reputação da sua marca.

Esta iniciativa surge de quem não consegue gerar leads qualificados, outro erro de Marketing Digital muito comum. Lead é todo contato feito pelas pessoas que se inscrevem na página de captura (landing page) para receber algum material gratuito, como e-book, checklist, palestras, cursos e outros tipos de conteúdo. Geralmente eles deixam o nome e e-mail para receber estes materiais.

Sem falar na possibilidade de criar anúncios mais eficientes usando estes leads obtidos com a permissão das pessoas. Ou seja, não cometa estes erros nas suas estratégias de Marketing Digital e evite desperdício de tempo e dinheiro para não ter o resultado esperado.

Principais áreas do Marketing Digital

Eu sempre comparo o Marketing Digital como um grande iceberg. Ou seja,  as pessoas visualizam apenas a parte visível: as mídias sociais, principalmente o Instagram.

Com passar do tempo e ganho de experiência, você  conhecerá as diversas possibilidades que o Marketing Digital oferece para quem quer trabalhar como profissional em uma agência ou aplicando os conceitos no seu próprio negócio. Acompanhe.

Marketing de Conteúdo

Aqui você produzirá textos, vídeos, podcast e outros materiais com objetivo de fortalecer o relacionamento da marca com o público.

Portanto, baseado em pesquisas (que será abordado mais à frente), você precisa selecionar quais serão as plataformas onde esta produção de conteúdo será realizada.

Além disso,  vale ficar de olho em como as pessoas estão consumindo as plataformas. Durante 2020, por exemplo, houve o aumento na média de horas assistidas no YouTube através da Smart TV

Portanto, o vídeo vem se consolidando como uma das mídias favoritas para consumo de conteúdo.  Com esta informação em mãos,  é necessário planejar  os formatos de vídeos de cada mídia social.  Afinal, cada uma delas oferece tamanhos diferentes. 

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é fortalecer o relacionamento com a audiência.  Ao contrário do marketing tradicional,  que sempre se apoiou em outdoor, anúncio em revista jornal e TV e queria apenas vender,  entramos em uma época onde conteúdo para educar o público é sempre bem-vindo.

Você já deve ter percebido que existem marcas que oferecem conteúdos divertidos no TikTok, por exemplo. Desta forma, ela mantém a presença digital, passa a fazer parte da rotina de quem segue e acompanha o que é publicado nas plataformas.

Quando ela precisar do produto ou serviço que a marca oferece, a possibilidade de compra será muito maior.

A Apple  é um grande exemplo. No perfil do Instagram,  você não vê posts anunciando iPhones e Macs. Ela publica conteúdo gerado pelos fãs da marca, compartilha histórias e a qualidade do aparelho se vende sozinho, despertando o desejo de compra entre os seguidores fãs da marca.

O marketing de conteúdo representa uma das principais qualidades do marketing digital: construir relacionamento autêntico entre a marca e o seu público para a compra se tornar mais fácil.

Como mencionei anteriormente, para aplicar o marketing de conteúdo vale ter um blog para atrair potenciais clientes para sua marca. Depender apenas do Instagram ou outras mídias sociais é perigoso. Pois você não tem controle sobre os perfis. 

Afinal, você não sabe até quando ele será útil ou estará no ar.

Através do blog ou canal do YouTube, que é a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo, muitas pessoas podem chegar ao seu conteúdo gratuitamente através da próxima área a ser abordada.

Você deve se perguntar: mas será que oferecer conteúdo gratuito vale mesmo a pena?

No meu caso, eu divulgo minha consultoria nos vídeos mais recentes do canal. No Podcitario, meu podcast, eu falo sobre meu curso online Prospecção Digital – Mais Clientes na Carteira, que está disponível para compra.

Imagine cada compra sendo feita graças ao relacionamento que construí nestas plataformas com as pessoas que acompanham o conteúdo e compram pela confiança que tem sobre minha experiência já demonstrada nos episódios.

Por isso, eu considero um investimento de longo prazo, onde você constrói uma relação de confiança com a sua audiência, que estará pronta para ter seu produto quando for preciso.

Inbound Marketing

É uma estratégia que se apóia no funil de vendas. Afinal, Inbound Marketing é um conjunto de estratégias com objetivo de produzir conteúdo para atrair o público-alvo da marca.

Um bom exemplo de Inbound Marketing é planejar o conteúdo para cada fase do funil de vendas.

Portanto, mesmo sem conhecer o significado deste termo, muitas empresas e produtores de conteúdo já praticam o Inbound Marketing. O maior problema é ter a consciência de qual conteúdo é mais apropriado para o momento do consumidor.

Ele também é conhecido como “marketing de atração”, pois o conteúdo é buscado ativamente através de pesquisas feitas pelo YouTube e Google. 

Este post é um grande exemplo desta estratégia. Provavelmente você encontrou este conteúdo através de pesquisa ou recomendação de alguém que sabe do seu interesse em Marketing Digital. Ainda neste texto, você vai conferir um exemplo prático deste funil de conteúdo.

SEO

O que é SEO? Técnica que ajuda textos do seu blog, site ou até mesmo vídeos do canal do YouTube a ficarem bem posicionados em pesquisas realizadas no Google. De preferência na primeira página.

Ou seja, dominar esta habilidade ajuda na conquista de potenciais leitores que depois poderão ser convertidos em clientes. E sem precisar pagar por campanhas de tráfego pago.

SEO desmistifica a impressão que muitas pessoas possuem de que Marketing Digital se resume a postar no Instagram, Facebook ou em qualquer outra mídia social.

Quem faz buscas no Google possui forte intenção de compra. Você é um exemplo disso. Quando pesquisa sobre qual é o melhor smartphone, por exemplo, provavelmente pesquisa mais detalhes sobre qualidade, lê resenhas e assiste unboxing do aparelho, não é?

Imagine se você tem um e-commerce de smartphones e possui um blog com posts que fiquem na primeira página ou primeira posição para estas buscas.

Portanto, eu recomendo fortemente que você crie o blog do seu negócio, ainda mais se você atua em um nicho de mercado muito específico, onde a pessoa usa termos usados pela sua área de atuação para encontrar a informação que precisa.  Afinal, você não sabe até quando o Instagram e as outras plataformas digitais serão úteis para sua empresa.

Além disso, você pode aproveitar esta sensação que muitos empreendedores possuem de que o “blog morreu”  e, a longo prazo, ter um espaço onde as pessoas podem, além de tirar dúvidas, conhecer mais sobre o seu produto ou serviço e você vender mais de forma espontânea.

Se você chegou neste texto pesquisando posts sobre Marketing Digital ou palavras-chave relacionadas, percebeu que também sou especialista em SEO. Se precisar da minha ajuda para seu blog e site, é só conversar comigo por aqui para saber detalhes da minha consultoria.

Links patrocinados

O que são e como funcionam os links patrocinados? São anúncios que aparecem no topo do Google quando fazem pesquisas relacionadas à marca. Ou seja, é uma forma de “acelerar” os benefícios do SEO.

Por exemplo, se o site da marca é muito novo, é possível investir neste tipo de campanha através do Google Ads. As vantagens de investir em links patrocinados para seu Marketing Digital:

  • atrair usuários qualificados
  • direcionar o link para qualquer página do site ou blog
  • você só paga pelos cliques efetuados 

Além disso, você pode criar campanhas de links para rede de pesquisa ou display, onde os banners aparecem no site.

Blog como funil de vendas

Funil de vendas reúne as etapas da jornada de compra do consumidor. Por isso, você pode criar textos para cada fase que vou explicar logo abaixo.

Como exemplo, imagine que vamos planejar conteúdos para o blog de uma dentista.

Na primeira fase, a Atração, o blog atrai pessoas que têm vaga ideia sobre o problema dentário que está sentindo. Portanto, não sabem direito como procurar a solução.

Um post ideal para esta  etapa é criar o texto Como escovar os dentes corretamente. Enquanto explica o procedimento de forma detalhada, no final do conteúdo haverá uma chamada para ação para a pessoa entrar em contato e tirar dúvidas. 

Exemplo: quer mais orientações? Entre em contato através dos nossos canais.

O link pode direcionar para assinatura da newsletter ou até mesmo para o contato direto do WhatsApp da dentista em questão.

O conteúdo desta fase tem caráter educativo. Por isso, o objetivo é criar uma consciência em quem está lendo o texto sobre como resolver o problema dele.  O meu blog de consultoria está repleto de conteúdos desse tipo. Em todos os posts eu disponibilizo o link direto para o meu WhatsApp.

Já na fase do Interesse, a pessoa sabe qual é o problema e vai em busca de quem pode ajudar na solução. Neste caso, o post pode ter o seguinte título: Descubra qual o melhor aparelho ortodôntico para seus dentes.

Além de deixar a pessoa mais confortável por encontrar a solução, a dentista pode  informar que realiza este serviço. Certamente a probabilidade da pessoa entrar em contato para fechar o serviço é muito maior, concorda?

Quando a pessoa já está na fase do Desejo, ou seja, já sabe o que precisa procurar, a conversão fica muito perto de acontecer. Digamos que a pessoa está pesquisando profissional da sua cidade que faça canal no dente.

A dentista do nosso exemplo pode lançar um post explicando detalhadamente o procedimento e informar que atua em Salvador. Além disso, ela pode deixar o link no espaço dela no Google Meu Negócio para fortalecer ainda mais essas pesquisas locais.

E finalmente na parte da Ação, o blog da dentista pode atrair pessoas que já querem marcar consulta com ela.

Lembrando que todo esse processo gera resultado de médio a longo prazo. Mas quando o blog fica entre os primeiros resultados de busca do Google, o potencial de atrair pacientes sem precisar pagar anúncios gera retorno muito grande.

O post mais acessado do meu blog é o Modelo de Contrato para mídias sociais, que foi publicado em 2018. Ou seja, um resultado impossível de alcançar no Instagram.

Além disso, eu aproveitei que resolvi um problema dos profissionais de publicidade e Marketing Digital e ofereço, ao final do texto, meu curso Prospecção Digital – Mais Clientes na Carteira, que sempre está a venda para quem precisa atrair mais jobs de forma orgânica.

Se quiser dominar a técnica de SEO, descobrir o que seu site e blog precisa ter para o desempenho do conteúdo, eu vou deixar a aula que fiz sobre o tema. 

Mesmo a capa indicando que é “pra 2020”, os fundamentos continuam os mesmos.

 

 

Mas se quiser minha ajuda direta para colocar seu blog no ar, entre em contato comigo pelo WhatsApp para a gente conversar.

Conceitos básicos de Marketing Digital para dominar

Marketing digital possui vários termos utilizados pela área. Portanto, é fundamental que você conheça, pelo menos, as mais usadas. Afinal, você fará parte do mercado e certamente vai usar estes termos na sua rotina e no seu planejamento.

Conheça os principais significados de Marketing Digital que todo profissional ou empreendedor(a) precisa conhecer.

Lead

Este termo se refere ao contato que você recebe da audiência. Ou seja, e-mail captado através de uma página que oferece um e-book gratuito, por exemplo, número do WhatsApp ou outra informação que possibilite a comunicação com o potencial cliente.

A captura de leads é fundamental na maioria das estratégias de Marketing Digital, pois desta forma é possível criar campanhas personalizadas no Facebook ou Instagram, construir listas de emails com pessoas que conhecem a marca, entre outros benefícios.

CPL

Afinal, o que é CPL? É abreviação de Custo Por Lead. Ele determina quanto foi investido para conquistar cada e-mail deixado através de uma página de captura, por exemplo. Portanto, a fórmula para calcular o CPL é muito simples: valor do investimento dividido por número de leads conquistados.

Exemplo: Imagine que você investiu R$ 2000 na campanha e teve 400 e-mails cadastrados. O CPL foi de R$ 5.  Ou seja, foram necessários R$ 5 para conquistar cada contato realizado na sua campanha.

Como você já deve ter observado, este cálculo só poderá ser feito ao final da campanha. É  importante você determinar o CPL para medir quantos leads são necessários para você fechar um contrato ou realizar uma venda no seu produto ou serviço.

Além disso, este cálculo faz com que você não cometa o erro de ficar em dúvida se está “caro” ou “barato” conquistar cada contato.

Pagar R$ 50 por apenas um lead, sem nenhum outro dado, dá impressão que está muito caro. Mas e se for para vender uma mansão?

Esta é uma das maravilhas do Marketing Digital: possibilidade de faturar muito alto, desde que tenha conhecimento e domínio para isso.

Métricas

Praticamente todas ações feitas na internet podem ser medidas. Por isso, métricas são medidas para analisar o desempenho de um texto, vídeo ou qualquer outro material digital.

Exemplos de fontes de métricas: Google Analytics para blogs, sites e e-commerce. Estatísticas fornecidas nos perfis profissionais do Instagram e YouTube Studio para quem tem canal na principal plataforma de vídeos do mundo.

KPI

KPI significa Indicador Chave de Performance. Portanto, também mede desempenho das ações realizadas. Afinal, qual diferença entre métrica e KPI?

Exemplo: No Analytics, o site recebeu 10 mil visitas na página de captura para um curso sobre mídias sociais. Deste número, houve 1000 inscrições. A métrica será o número de visitas e o KPI mede a quantidade de inscrições para informar a porcentagem de conversão, o ROI e o ROAS.

ROI

É um dos mais utilizados no Marketing Digital.  Afinal, ele determina o Retorno sobre Investimento. Aqui será analisado o faturamento levando em consideração todos os investimentos realizados.

Digamos que você teve o custo de R$ 1000 e no final da campanha a receita foi R$ 3000.  Neste caso, você vai usar a fórmula Receita menos Custo dividido por Custo. Portanto, 3000 – 1000/1000 é igual a 2. Enfim, o ROI foi 2 vezes o investimento inicial.

Se preferir, é possível multiplicar por 100 para mostrar o resultado em porcentagem, no caso, 200% de retorno.

ROAS

O que é ROAS? Ele vem de Return on Advertising Spend e indica o retorno sobre investimento de mídia. Ou seja, ele mede os resultados vindos dos anúncios no Facebook, Instagram, Google, etc.

Neste caso, você pega receita ganha e divide pelos custos dos anúncios.

Se você investiu R$ 1000 e no final faturou R$ 3000, você teve receita de R$ 2000. Basta dividir 2000 por 1000 e teremos o valor de R$ 2 de lucro a cada R$ 1 investido.

Este é o indicativo mínimo aceitável para o ROAS de uma campanha. Afinal, se ficar igual a 1, não houve lucro. Menor que isso, os anúncios deram prejuízo.

CPA

Quando você ouvir esta sigla, significa Custo Por Aquisição. Está mais ligado à captura de leads. Quando você analisar o CPA, o número que estiver lá representará quanto foi cobrado para conquistar um cadastro ou realizar uma venda.

Ele determina a quantidade de dinheiro necessária para realizar a ação desejada.

Imagine que um corretor de imóveis investiu R$ 1000 para anunciar seus serviços no Google e no final capturou 50 contatos. Portanto, para determinar o CPA você divide a verba investida pelo número conquistado de emails.

O CPA indica que este corretor precisa investir R$ 20 para capturar possíveis compradores.

CPC

Esta é a sigla para Custo Por Clique. É uma das métricas mais antigas do Marketing Digital. Ou seja, informa o valor médio que foi pago por cada clique realizado no anúncio.

A fórmula é verba da campanha dividida pelo número de cliques. Por isso, quanto menor for o valor do CPC, melhor o desempenho do mesmo.

CPM

Aqui significa Custo Por Mil Impressões. Ou seja, quanto o anunciante paga por mil impressões (“aparecer”) no site.

Persona

O que é uma persona? É um personagem que você montará com as características do seu cliente ideal. Ou seja, baseado em pesquisas, métricas e outros dados, você vai reunir hábitos, características em comum, tipo de relacionamento, etc.

Não confundir com público-alvo, onde as características são mais genéricas. Já a persona utiliza características mais específicas.

Público-alvo: Mulheres, de 21 a 55 anos, da região Nordeste, com renda entre R$ 2.500 a R$ 5000 que gostam de esportes.

Persona: Marina, 25 anos, mora em Maceió, empreende obtendo R$ 4500 de pro labore. Gosta de viajar pelo Brasil, assiste séries e filmes por streaming e deseja aprimorar o inglês para estudar no exterior.

Se uma escola de inglês determina que esta é sua persona, a comunicação provavelmente será mais descontraída, com referências a personagens da cultura pop e com materiais com fotos de cidades estrangeiras.

Concorda que esta linha de comunicação será mais atraente para o público do que usar uma mais formal?

Marketing Digital x mídias sociais: qual a diferença?

Certamente muita gente acha que postar no Facebook, Instagram e Twitter é a principal função do Marketing Digital, pois são plataformas cada vez mais conhecidas pelo público. Logicamente, este pensamento está errado, como você está descobrindo através deste texto. 

Afinal, qual a diferença entre Marketing Digital e mídias sociais?

O último faz parte do primeiro.

Eu gosto de ilustrar esta diferença com o iceberg. As mídias sociais se comportam como a ponta, já que posts, vídeos e outros tipos de conteúdo são essencialmente visuais e o Marketing Digital é o próprio iceberg, com estratégias que são executadas pelos profissionais sem o conhecimento público.

A imagem é meramente ilustrativa, já que existem muito mais itens dentro do Marketing Digital.

Como fazer Marketing Digital para sua empresa

Você aprendeu o básico desta área tão poderosa para aumentar as vendas do seu negócio ou dos clientes. Mas como colocar em prática?

Agora você vai descobrir os principais itens de um Plano de Marketing Digital. A grande vantagem é que pode ser aplicado por você mesmo.

Por isso, acompanhe o que não pode faltar no seu planejamento.

Defina o seu objetivo

Se esta etapa não for bem definida, tem muita chance do seu investimento não ter o retorno esperado. E é algo que ninguém quer, não é?

Por isso, pense no que deseja alcançar com as ações que serão planejadas. Segue alguns exemplos.

  • Reconhecimento da marca: a empresa acaba de entrar no mercado e precisa ser conhecida. Por isso, os conteúdos e anúncios serão mais informativos. As vendas ficarão para outra fase.
  • Captação de leads: você deseja construir lista de e-mails para construir relacionamento com este público através de newsletter, promoções exclusivas, etc
  • Promoção sazonal: está chegando uma data comemorativa do seu nicho. Necessário focar na conversão. 

É claro que existem outros objetivos. Mas estes são suficientes para demonstrar o que acontece quando a equipe não sabe o objetivo, pois cada um deles exige conteúdos diferentes.

Estabeleça metas e prazos

Isto facilitará muito na execução de cada etapa. Afinal, sem a definição de prazos para conclusões, corre-se o risco dos resultados demorarem em aparecer. Além disso, ficará impossível avaliar a qualidade do trabalho.

Faça pesquisas para seu plano de Marketing Digital

Realizar pesquisa junto com seu público comprador em potencial é fundamental. Afinal, você descobrirá quais são as necessidades, desejos e opiniões sobre o que você vende.

Além disso, é possível identificar objeções que as pessoas têm para comprar o seu produto ou serviço. Eu mesmo descobri que meu curso digital Prospecção Digital – Mais Clientes na Carteira é mais voltado para estudantes de publicidade ou profissionais de Marketing Digital em início de carteira graças a uma pessoa que pediu o dinheiro de volta.

Eu perguntei o motivo da devolução e ela respondeu que não servia para ela, pois já sabia do conteúdo por ter muita experiência na área.

E como você pode montar a sua própria pesquisa?

É possível organizar as perguntas no formulário do Google Drive. Quando estiver pronta, crie um link personalizado pelo Bit.ly e distribua em todos os canais que você tem contato com o público: e-mail marketing, grupo de WhatsApp ou Telegram.

Para alcançar pessoas que não conhecem sua marca, é possível patrocinar posts no Facebook e Instagram com a segmentação desejada, publicar em grupos que falam de um tema conectado ao seu nicho de mercado e outras alternativas.

Desta forma, você criará suas estratégias, produzir conteúdos e anúncios em cima de fatos e não em “achismos” ou hipóteses.

Faça o PFOA da sua marca

O que significa Análise PFOA (ou SWOT em inglês)? É estabelecer o Potencial, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça da empresa. Os dois primeiros são ligados à empresa e os outros são fatos que surgem no ambiente externo.

Vamos pegar como exemplo uma hamburgueria.

Quais são os pontos fortes? Carnes selecionadas e agilidade no delivery. Estas características podem ser exploradas no conteúdo do Instagram. E se a marca confiar muito no serviço de entrega, pode comunicar que a pessoa ganha um bônus caso a entrega demore.

O ponto fraco pode ser a ausência de opção vegana. Desta forma, a hamburgueria pode até transformar em oportunidade de colocar esta opção no cardápio, após analisar as tendências de consumo do público, onde o desejo de comer mais saudável vem crescendo com o tempo.

Já a ameaça pode ser o surgimento de um concorrente na mesma praça ou uma tecnologia que afete o mercado de hamburgueria.

Portanto, é fundamental para a estratégia de Marketing Digital da sua marca ou dos clientes ter estes quatro pontos definidos. Afinal, são estas características que serão transmitidas (no caso do potencial) ou escondidas (a fraqueza).

Conheça o seu público

Se a sua empresa já possui presença digital, é provável que você tenha noção sobre a faixa de público que mais acompanha a empresa nas plataformas.

Afinal, é importante para a estratégia de Marketing Digital da sua marca ou dos clientes conhecer para quem está falando.

Por isso, não é estranho uma blogueira de moda escrever legendas do Instagram apenas no feminino, pois as estatísticas do perfil indicam que a maioria absoluta de seguidores são mulheres.

Faixa etária também deve ser considerada. Se o perfil reúne pessoas a partir dos 35 anos, pode pegar mal se o conteúdo se apoiar muito em memes ou só usar gírias como se fosse adolescente, não acha?

Escolha as plataformas digitais para seu negócio

Se você faz tudo sozinho ou possui uma equipe reduzida, é praticamente impossível garantir a presença em todas as plataformas com qualidade. Portanto, analise as características de cada uma e concentre os esforços naquelas que se encaixam na característica da marca.

Instagram é quase uma unanimidade para uso. Afinal, muita gente acessa em vários momentos do dia e oferece um nível muito bom de relacionamento. E se você trabalha com B2B, ou seja, vende para empresas? Será que vale o esforço por lá?

O LinkedIn, por exemplo, pode ser uma oportunidade nestes casos.

Além disso, confiar apenas nas mídias sociais não é recomendado. Ter um blog constantemente atualizado respondendo dúvidas e problemas que sua marca resolve é muito efetivo.

O YouTube é a segunda maior ferramenta de pesquisa do mundo. Junto com o Google, a maior parte das buscas possui uma forte intenção. Por isso, amplie suas estratégias de Marketing Digital além das mídias sociais para ser encontrado pelas pessoas e ter a oportunidade de mostrar os seus produtos e serviços através de conteúdo de qualidade.

O Pinterest quase nunca é lembrado, mas é um aliado poderoso principalmente para quem possui blog ou site e trabalha em mercados onde o visual impera. Afinal, a plataforma é usada como consulta e inspiração pelo público e o engajamento orgânico é muito alto.

No print abaixo tem as estatísticas da minha página, mesmo não atualizando com tanta frequência. É por isso que eu publico por lá pins relacionados aos posts do meu blog ou do Instagram.

Agora é possível criar anúncios através do Pinterest Ads. Ou seja, além de contar com o potencial alcance orgânico, a plataforma liberou no Brasil a criação de campanhas para ficarem entre os pins.

Por isso, eu recomendo que você transforme seu perfil em Business e estude como impactar pessoas por um local que possui bem menos concorrência.

Até mesmo o TikTok pode ser uma opção para atrair potenciais consumidores da sua marca. Afinal, o alcance orgânico do conteúdo é muito alto e qualquer conta, por mais nova que seja, tem a chance de viralizar.

As melhores frases sobre Marketing Digital

Como gosto de comentar, nesta área não existe “receita de bolo”. Ou seja, as regras não são definitivas. Cada profissional absorve sua experiência e traz o seu ponto de vista único. Por isso que sempre teremos novidades neste mercado, pois uma marca sempre consegue inovar e trazer tendências a cada ano.

Portanto, eu selecionei frases de profissionais reconhecidos que não são exatamente sobre Marketing Digital, mas se encaixa perfeitamente e vai te ajudar a inspirar na execução do seu planejamento.

O boca a boca é a melhor mídia de todas – Bill Bernbach

O publicitário norte americano, criador da dupla de criação na publicidade, falou sobre isso em 1960. Por isso, o sentido de “viralizar” não é tão novo assim. Portanto, sempre foi o objetivo dos publicitários e hoje é ainda mais importante.

Afinal, você quer atrair cada vez mais audiência para os seus perfis, blog, canal e podcast, não é? Por isso, sempre tenha em mente sobre como fazer sua mensagem se espalhar com o melhor custo benefício.

Agora é sempre o melhor momento. Quer ganhar mais? Não tem desculpa de tempo – Estevão Soares

Se você chegou até aqui, certamente está firme no seu propósito em fazer o que você pensa em Marketing Digital se tornar realidade. Vale lembrar que tudo é questão de prioridade.

Conteúdos constroem relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita. – Andrew Davis

Não tenha medo de compartilhar os seus melhores conteúdos gratuitamente no Instagram ou em qualquer outra plataforma. Assim, você construirá autoridade junto à sua audiência e transformará seguidores em fãs que fazem questão de fazer o famoso marketing boca a boca ao indicar seus posts.

Este texto é um grande exemplo disso. Eu compartilhei aqui boa parte do conteúdo que uso em meus cursos e palestras pagos para te entregar muito valor e deixar disponível para você compartilhar com amigos e colegas empreendedores e quem se interessa por este mercado.

A plataforma pode ser de graça, mas trabalhar bem nela requer pessoas boas – Martha Gabriel

Esta frase de Martha Gabriel foi direto ao ponto onde muitos se enganam sobre o que significa Marketing Digital, achando que é qualquer pessoa pode fazer e que “custa pouco”.

Como você já deve ter percebido, esta percepção é equivocada.

Marketing não é um evento, mas um processo. Ele tem começo, um meio, mas nunca tem um final, pois ele é um processo. Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente. Jay Conrado Levinson

Marketing Digital se tornará parte da essência da sua marca e vai acompanhar durante toda a existência do seu negócio. Muitos empresários caem no erro em usar as estratégias apenas em determinados períodos do ano e deixar o processo de lado no resto do ano.

Por isso, mantenha suas ideias para sempre e veja se destacar da concorrência em pouco tempo.

Não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes. Seth Godin

Esta é uma grande sacada para seu negócio digital. Como você acompanhou neste artigo, uma das vantagens do Marketing Digital é oferecer ferramentas para conhecer a fundo seu cliente.

Quando você sabe qual a maior dor ou problema que ele possui, fica mais fácil criar um produto para aquele grupo de pessoas. Todos querem ver seus problemas resolvidos. Por isso, seja a solução.

As empresas públicas e privadas que crescem rápido e tiveram grande impacto nos últimos cinco anos (e-Bay, Instagram, Facebook e Amazon) são construídas ao redor de tribos conectadas. Conectam as pessoas que compartilham uma paixão e um interesse. Todos os seres humanos querem sentir como parte de algo. Seth Godin

Todo mundo gosta de fazer parte de uma comunidade. Tem até um episódio do Podcitário sobre Gestão de Comunidades Digitais com várias dicas de como criar para sua marca.

Desta forma, o relacionamento fica mais autêntico e facilita a compra do que você tem a oferecer, acompanhar de perto as opiniões de quem é fã da marca, entre outros benefícios.

O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções – Al Ries

Quando a marca não produz conteúdo com frequência no blog ou Instagram, não participa de conversas no Twitter e simplesmente desaparece, todo o esforço feito anteriormente some junto.

Ou quando não cria um posicionamento no mercado. Ou seja, ser lembrado por uma característica ou diferencial.

O valor de uma empresa não está mais no seu maquinário, no prédio ou nas posses dela, mas no que as pessoas tiram dela – Bia Granja

Se você analisar as listas de empresas que mais faturam atualmente, todas elas são dominadas por aquelas onde as pessoas se conectam e enxergam muito valor para suas rotinas, como Google, Facebook, Amazon, entre outras.

Por isso, procure sempre criar conteúdos que resolvam problemas ou dúvidas como fiz no vídeo O que é bio do Instagram. Eu postei em 2018, mas até hoje tem gente agradecendo por isso.

As vendas sairão de forma mais natural quando você entrega muito conteúdo de valor gratuitamente, pois você prova a competência e autoridade na área e gera a expectativa que a versão paga seja ainda melhor.

O essencial é manter sua essência – Caio Costa

Vou fechar a lista com minha própria frase, pois acredito que você não deve ter receio de mostrar sua personalidade através dos conteúdos. Influenciadores digitais, por exemplo, que escolhem criar um personagem não conseguem se sustentar por muito tempo.

Um exemplo é Felipe Neto, que no início da carreira gravava vídeos interpretando e depois foi ele mesmo.

Desta forma, você humaniza sua marca. Se você tem uma empresa, pode definir uma persona com os valores que você acredita.

Espero que este artigo tenha ajudado no seu conhecimento para aplicar nos seus projetos.

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