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Dia dos Namorados na quarentena: dicas de Marketing para sua marca

Dia dos Namorados na quarentena: dicas de Marketing para sua marca

O que fazer para o dia dos namorados na quarentena, 12 de junho, que será comemorado em mais um ano com recomendações de distanciamento social? Esta é a maior dúvida tanto das marcas quanto dos casais apaixonados.

Como toda data comemorativa, ação de Marketing Digital para dia dos namorados precisa ser planejada meses antes. Por isso, este artigo vai te ajudar com dicas e ideias de promoções para você divulgar em uma das datas mais lucrativas do ano.

Leia até o final para colocar as ideias em prática.

O que vender no dia dos namorados na quarentena

Você precisa de sugestões sobre o que vender no dia dos namorados? O primeiro passo é listar ideias criativas de produtos ou serviços que podem ser feitos baseado no seu conhecimento e habilidade.

Se você sabe cozinhar, por exemplo, pode organizar cestas com pratos inusitados que surpreendam as pessoas. Ou um kit combinando itens bacanas que podem ser entregues por delivery.

Além disso, vale investir em presentes personalizados, onde a pessoa pode escolher como formar esse kit ou a cesta do exemplo.

Ideias de Marketing para o Dia dos Namorados na quarentena

Agora que você sabe qual será o produto ou serviço ou já tem uma empresa no mercado, hora do planejamento. Como estamos em quarentena, o foco deste texto será no Marketing Digital. Afinal, é recomendável que as ações sejam feitas seguindo todos os protocolos de segurança.

A primeira coisa que você precisa saber são os principais problemas que a pessoa enfrenta para presentear sua cara metade. Ou seja, o que dar de presente no dia dos namorados é uma das principais preocupações deste período. Portanto, o objetivo das suas ações é ajudar nesta questão.

Mas como descobrir quais são os outros problemas mais comuns? Use o autocompletar do Google pela aba anônima. Diante das opções mais pesquisadas, o termo “presente” é o que vai te interessar enquanto marca que quer vender para casais. Mas é possível ir além.

No Instagram, abra caixa de perguntas nos Stories. Publique dúvidas que você ainda tem sobre características e comportamentos dos seus seguidores. Exemplos de perguntas que podem ser feitas: você pretende comprar presente para seu amor? Já pensou no que vai fazer para o dia dos namorados na quarentena? Qual será a faixa de preço do seu presente?

Outro fato importante para sua estratégia é definir o público que você quer atrair. Afinal, o tipo de comunicação será diferente se for direcionada para jovens que gostam de memes e para casais mais idosos, concorda?

Por isso, reúna todos os dados que você tem disponível: métricas do perfil do Instagram, Analytics do blog/site, Pinterest para Negócios, etc.

Desta forma,  as chances de sucesso aumentam, pois vai gerar uma sensação de que você produziu o conteúdo exatamente para quem receber o post, vídeo, texto ou qualquer outro material produzido pela sua marca.

A próxima etapa é selecionar quais as plataformas serão utilizadas para atrair este público. Para quem vende produtos na internet, precisa ter um site e blogs atualizados é fundamental. As mídias sociais, logicamente, também serão seus aliados nessa missão.

Você tem ideia sobre quais conteúdos publicar para atrair, convencer e converter quem está pesquisando o presente ideal? Confira esta técnica.

Funil de conteúdo

O que é funil de conteúdo? É uma estratégia de produção de posts para cada momento de compra do potencial cliente da sua marca. Recentemente, o Google identificou uma nova Jornada de Compra, que eu escrevi aqui, onde as pessoas pesquisam cada vez mais antes de fechar uma compra.

Portanto, é necessário ter consciência sobre qual momento de quem está buscando sobre o dia dos namorados na quarentena para você criar o conteúdo perfeito para cada etapa.

O processo é chamado de funil por que você atrai uma grande quantidade de pessoas, mas só uma pequena parte vai comprar o seu produto ou serviço.

Topo do funil

Nesta fase, a pessoa não tem muita certeza do que está querendo, as buscas geralmente são genéricas. Aqui vale posts e textos com vários conteúdos sobre a data, mas sem ter o foco de venda, mas no relacionamento e que dê vontade das pessoas compartilharem.

Posts com fatos divertidos, memes e que tenham a ver com o seu nicho de mercado. Exemplo: post de blog ou vídeo para YouTube sobre lista com os melhores apelidos para namorados, board no Pinterest com frases para dia dos namorados e o link apontando para seu site ou outro lugar. Fazer Reels no Instagram com uma situação engraçada que acontecem com casais.

Ou seja, o objetivo é envolver potenciais clientes para permanecerem em contato com o seu perfil.

Meio do funil

Nesta fase, a pessoa faz pesquisas mais específicas. É por isso que presente dia dos namorados é um termo onde os anunciantes do Google Ads pagam mais. Afinal, esta busca indica forte intenção de compra de um presente.

Como ele ainda possui dúvidas sobre o que quer, esta é a oportunidade de você criar conteúdos onde estas questões são respondidas. Desta forma, sua marca se apresenta como opção para esta pessoa.

Além disso, o conteúdo leva o leitor ou seguidor para uma plataforma onde o relacionamento pode ser mais próximo, como grupo no Telegram ou WhatsApp, lista de e-mail marketing ou local criado pela marca.

Sugestões do auto completar para esta etapa.

Fundo de Funil

Aqui é o momento de falar com quem está com o cartão de crédito na mão. Afinal, depois de aprender sobre a marca, ter todas as informações necessárias sobre o produto, chegou a hora de apresentar a oferta.

Nestes casos, você pode publicar o conteúdo anunciando cupom de desconto, promoção pague 1, leve 2 e mostrar cases de sucesso da marca ou depoimentos de clientes satisfeitos.

Para textos em blog, a oferta fica no final do texto. Já no Instagram, por exemplo, ela pode ser publicada após uma sequência de stories e no feed o post de oferta pode ser lançada depois de certa quantidade de conteúdos das etapas anteriores do funil.

As melhores plataformas para sua marca

Para você atrair quem está pesquisando sobre como comemorar o dia dos namorados e não conhece sua marca, o que foi escrito neste texto vai te ajudar a organizar o processo em poucos dias.

Mas você precisa observar o tamanho da sua empresa e capacidade de entrega. Afinal, é uma data importante do comércio e a demanda pode ser mais alta. Por isso, eu vou deixar sugestões de quais você vai usar.

Negócio local: Google Meu Negócio, Instagram e WhatsApp. Blog pode ser usado, desde que os textos sinalizem o local de atuação.

Produtos digitais ou vendidos exclusivamente pela internet: os mesmos dos locais, incluindo canal do YouTube, Pinterest e anúncios patrocinados para todos os tipos de negócios.

Mesmo com estas orientações, você sente que precisa de uma ajuda personalizada para vender mais tanto para o dia dos namorados quanto às outras épocas do ano?

Fale comigo no WhatsApp por aqui, siga-me no Instagram e assine meu canal para mais dicas de Marketing Digital.

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