Podcitario

Podcast para empresas e suas vantagens – Podcitário #144

Podcast para empresas e suas vantagens – Podcitário #144

 

Podcast para empresas ou podcast corporativo pode se tornar uma grande vantagem para sua marca. Afinal, esta mídia vem cada vez mais conquistando os ouvidos do público. Por isso, eu dediquei o episódio desta semana para você, que possui seu negócio, acompanhar os motivos para você produzir o podcast da sua empresa.

O episódio está bem completo, mas vou aproveitar para expor alguns fatos que merecem destaque neste texto. Portanto, acompanhe a seguir e depois ouça ao episódio no player acima ou na sua plataforma de áudio favorita.

Por que criar podcast para empresas? 

A minha resposta, logicamente, será sim. Afinal, o podcast pode se tornar um excelente custo-benefício para a marca. Pois é a oportunidade de fortalecer a confiança entre os clientes fiéis e atrair potenciais clientes através de conteúdos de longa duração.

Ou seja, segundo a PodPesquisa 2020, cerca de 35 milhões de brasileiros ouvem podcast e cada vez mais este número cresce graças ao surgimento de mais programas, colocando o Brasil em segundo lugar na produção mundial, segundo a pesquisa State of the Podcast Universe.

Portanto, caso você comece o seu podcast corporativo em 2021, terá potencial de se destacar no seu nicho, pois é improvável que muitos dos seus concorrentes estejam pensando nesta estratégia.

Além disso, é possível definir vários objetivos para abrir o podcast da marca. Quando eu fiz consultoria para uma escola particular, o objetivo foi produzir episódios voltados para a comunidade interna. Ou seja, alunos e pais ouvirão conteúdos educacionais.

Imagine a empolgação dos alunos que estiverem envolvidos no programa, seja apresentando ou criando a pauta. E os pais orgulhosos indicando que amigos ouçam. E parte destes pais podem despertar o desejo em matricular os seus no próximo ano.

Portanto, podcast funciona como uma forte plataforma de relacionamento, que desenvolve confiança e gera o desejo de adquirir produtos e serviços com o tempo.

Onde postar o podcast

Um fato que explico melhor no episódio é sobre onde hospedar os episódios. Pouca gente sabe, mas não é recomendado colocar os áudios no servidor do seu site, pois mesmo que ele tenha audiência modesta, os pedidos de downloads exigem a banda do servidor.

Imagine que seu programa explode em visualizações? Por isso, eu uso o PodCloud para o Podcitário e ele nunca deu problema. Caso queira, pesquise outros serviços.

E como colocar no Spotify? É simples. Basta fazer cadastro gratuito no Spotify for Podcasters, seguir as instruções e estará disponível rapidamente. Já no Deezer, é necessário alguns passos.

Mas quando você deixa o podcast da sua empresa em um servidor, ele já distribui para os demais agregadores.

Dicas de produção e gravação

Como o objetivo é produzir podcast para empresas, há um caminho para baratear a produção. Caso tenha uma sala de reunião ou parecido com armários, mesas, cortinas e outros objetivos que não a deixem oca, é um bom primeiro passo.

Esta sugestão é justamente para quem não tem condições de alugar ou construir um estúdio apropriado ou contratar produtora para esta função.

Além disso, vale investir em microfones direcionais, pois eles não deixam vazar o áudio de quem estiver no lado ou pela sua frente. No episódio eu explico isso melhor, além do programa de gravação e como exportar o áudio.

Vantagens em ter podcast para empresas

Faz um tempo que o Google está tentando colocar áudio como opções de pesquisa. Portanto, quem tem versões em áudio de conteúdos atemporais, ou seja, que servem para qualquer período do ano, sai na frente. Uma marca envolvida no mundo dos games, poderia fazer um episódio sobre e-games, como este.

E com temas que podem ser ouvidos a qualquer momento, os conteúdos ficam disponíveis para sempre ou até você tirar do ar.

Com o relacionamento que parte dos seus ouvintes for desenvolvendo (não perder nenhum episódio, por exemplo), faz com que:

  • recomendem para amigos e colegas;
  • fiquem mais confortáveis quando comprar o seu produto ou serviço;
  • a chance de promover sua marca de forma envolvente, com conteúdos que realmente são úteis.

Por isso, criar seu podcast corporativo pode ser uma grande incrível para sua marca. Portanto, ouça o episódio e caso precise de minha ajuda para começar a produção, converse comigo no WhatsApp por este link. Aproveite e receba dicas gratuitas de Marketing Digital. E siga meu Instagram.

Deixe seu recado

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.