Artigo

Coronavírus e os impactos no Marketing Digital no Brasil

Coronavírus e os impactos no Marketing Digital no Brasil

Coronavírus se tornará o assunto principal da nossa rotina nas próximas semanas. Afinal, a pandemia está mudando várias partes da nossa rotina. Quem tem seu próprio negócio, certamente está se perguntando como o Covid-19 vai impactar o empreendedorismo brasileiro.

Quero lembrar que este post será baseado na minha observação sobre o que estava acontecendo até a data de publicação deste post. Este aviso é válido, pois a tendência é tudo mudar muito rápido.

O planejamento diante do Coronavírus

Um dos pilares do Planejamento de Marketing Digital é a análise do macroambiente. Portanto, estamos diante da quarentena, onde autoridades indicam que a população fique em casa para evitar o pico de internados.

Ou seja, nas próximas semanas (ou meses), eventos físicos serão cancelados ou adiados por tempo indeterminado, como aconteceu com meu curso de Marketing Digital que seria realizado em Salvador.

Por outro lado, certamente você já percebeu que serviços de e-commerce e delivery podem explorar oportunidades de crescimento, pois as pessoas precisam comer e adquirir alguns produtos essenciais na rotina.

Portanto, uma saída é adaptar ao máximo o atendimento online. Mesmo que você não tenha um site próprio, use as mídias sociais para comunicar o sistema de atendimento temporário, nem que seja por WhatsApp.

E para as mídias sociais da empresa?

Se o Brasil já era o segundo país que mais passava o tempo conectado, imagine com esta restrição. O meu canal no YouTube, por exemplo, vem registrando aumento substancial de horas consumidas. E o Podcitário terá episódio sobre como trabalhar em home office para te ajudar neste período.

Apesar das pessoas estarem em casa com mais tempo na frente do computador e celular, é preciso levar em consideração em ser útil neste momento para os seus seguidores. Ou seja, não se preocupe em vender através do seu conteúdo.

Continue a estratégia recomendada de publicar 80% de conteúdo de valor e 20% (ou até menos) de oferta. E, claro, sempre de olho com a evolução no número de infectados pelo novo Coronavírus.

Tenha cuidado com o conteúdo. Uma frase ou até palavra que dê margem para interpretações erradas pode gerar uma crise.

O que a marca pode fazer durante a quarentena?

Lembre-se que todos nós estamos por uma situação atípica e com o decorrer os dias teremos que nos adaptar.

Pelas notícias, com mais pessoas dentro de casa, muitos setores como bares, restaurantes, shoppings e outros lugares populares estão fechados por decreto.

Estes clientes terão dificuldades em manter o pagamento e a tendência, infelizmente, é a suspensão ou cancelamento de contratos. Portanto, uma alternativa seja criar serviços digitais com ticket de valor mais acessível.

Se a sua marca ou agência tiver fôlego financeiro para enfrentar este período, tente manter a sua presença digital. Na medida do possível, continue alimentando suas plataformas digitais e ajude com informações para os seus seguidores.

Como escrevi lá em cima, esta é apenas minha opinião baseada no que estou percebendo até a data deste post. Se você quiser, compartilhe nos comentários o que você está fazendo diante desta quarentena do Coronavírus.

Deixe seu recado

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.