Artigo

Black Friday 2020 e a nova jornada de compra identificada pelo Google

Black Friday 2020 e a nova jornada de compra identificada pelo Google

A Black Friday 2020 está gerando muitas expectativas tanto para as marcas quanto nos consumidores. Segundo esta matéria da Infomoney, o volume de buscas deste ano está maior em relação ao ano passado já há algum tempo.

Ou seja, como milhões de pessoas experimentaram o e-commerce nos últimos meses, nada mais natural que as buscas já estarem em curso. Mas é justamente baseada nesta possibilidade, o Google identificou a nova Jornada do Consumidor ao redor do mundo.

Portanto, é útil para quem vai vender na Black Friday 2020, onde a internet se tornou praticamente o único canal de compra disponível, favorecendo as estratégias de Marketing Digital.

Como é a Jornada de Compra identificada pelo Google

Em julho, a gigante das buscas publicou The Messy Middle, onde os autores do estudo tentam mapear o percurso que o público faz da pesquisa de preço até fechar a compra.

Segundo eles, o processo está cada vez mais “bagunçado”. Afinal, a cada dia são criados novos sites, aplicativos e os comparativos de preços e promoções estão disponíveis a um clique.

Por isso,  para a Black Friday 2020, o ideal é que as marcas já tenham ações publicadas, pois a decisão de compra está ganhando mais etapas, portanto, demorando para ser efetivada.

Diante deste grande número de opções, os profissionais do Google identificaram um padrão nas buscas por “barato” (cheap) e “melhor” (best). Em todo o planeta, este último é muito mais pesquisado que os produtos baratos. The Messy Middle Google

Pode ser uma vantagem a considerar no conteúdo e estratégia de Marketing Digital, onde o foco não precisa ser necessariamente no preço e sim na qualidade do produto.

Confira como é o desenho proposto desta nova Jornada do Consumidor.

Jornada de Compra do Google

Por isso, os autores do estudo indicam que não existe padrão de tempo para o consumidor percorrer todo este caminho. A conversão pode levar horas ou até meses.

Mas existe uma forma de acelerar o processo de decisão de compra do público.

Como se preparar para a Black Friday 2020

Diante do que foi escrito, você percebeu que a Black Friday já “começou” há algum tempo. Assim como expliquei no post sobre o Dia dos Pais, ainda dá tempo para aproveitar, dependendo de quando você está lendo este post.

Baseado nesta jornada de compra, os profissionais do estudo identificam seis comportamentos que ajudam a fechar a compra com mais rapidez.

Comportamento de Compra Google

Análise Heurística: descrições breves contendo palavras-chave sobre as características e vantagens do produto ajudam a fechar a compra.

O Poder do Agora: quanto mais longa a previsão de entrega, mais fraca a oferta se torna, por melhor que ela seja.

Prova Social: muitas avaliações cinco estrelas e comentários positivos têm peso decisivo para o consumidor.

Viés de Escassez: quanto menos itens do produto estiverem disponíveis, mais a pessoa se mexe para garantir o seu.

Viés de Autoridade: quando um especialista da área ou uma fonte segura recomenda o produto, mais fácil a realização da compra.

Poder do Gratuito: usar um brinde ou algo semelhante estimula as pessoas a passarem o cartão de crédito.

Portanto, aplique estes itens nos dias ou semanas antes da Black Friday ou outras épocas do ano. Se for possível, contrate influenciadores ligados ao seu nicho de mercado para divulgar promoção irresistível para os primeiros que garantirem o seu produto. Lembrando que é apenas uma sugestão.

Por isso é tão importante manter a presença da sua marca durante todo o ano para não perder espaço na mente de quem já comprou de você.

Posts frequentes com dicas no Instagram, e-mail marketing uma vez por semana e anúncios são boas opções de Marketing Digital para você aumentar o potencial de vendas do seu negócio.

Caso queira ler todo o relatório produzido pelo Google sobre The Messy Middle, acesse o post.

Siga-me no Instagram para mais dicas de Marketing Digital e assine meu canal no YouTube.

Deixe seu recado

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.